Peixes Ornamentais em Aquário
Forum de Discussões
Peixes Ornamentais e Aquarismo

ChatChat  AjudaAjuda   Pesquisar ForumPesquisar Forum   MembrosMembros   GruposGrupos 
 PerfilPerfil   Ver Suas Mensagens ParticularesVer Suas Mensagens Particulares   LogarLogar   RegistrarRegistrar 
Eutanásia de Peixes
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Índice do Forum > O Fino do Forum  Responder Mensagem   Novo Tópico
Autor Mensagem
Marcos Avila
Moderadores

MensagemEnviada: 09.03.2004(Ter)5:53    Assunto: Eutanásia de Peixes Responder com Citação

Mais uma resposta guardada há anos como esboço para virar artigo mais tarde...se um ou mais de vocês estiverem dispostos a aprofundar mais o rascunho e sairem como co-autores eu topo Wink

Eutanásia de Peixes

Embora isso mexa com a emoção de muitas pessoas, é fato que apesar de se tentar manter os peixes o mais saudáveis possível, às vezes alguns ficam doentes. Também é fato que mesmo se tentando fazer o melhor possível para salvar os doentes, alguns não melhoram e chegam ao chamado estado terminal. O que fazer então? A resposta vai depender da natureza de cada pessoa e das condições específicas do momento.

Se você está acompanhando de perto a situação do peixe e quer ter a paz
de espírito de saber que fez absolutamente tudo para salvá-lo, então
insista no seu tratamento até que ele melhore ou morra. Note que neste
caso você pode estar prolongando por muitos dias o sofrimento de um
peixe que na verdade não tem mais chance de recuperação.

Por outro lado, se você é capaz de lidar bem com o fato de estar
conscientemente matando um peixe e convencido que será melhor para ele,
então a eutanásia é a opção. Note que neste caso você sempre estará
correndo o risco de matar um peixe que na verdade poderia ter salvação.

Quero registrar aqui que por diversas vezes na minha vida de aquarista
eu estive diante desse dilema, e acabei optando tanto pela primeira como
pela segunda opção em ocasiões diferentes.

Se você chega à conclusão que a eutanásia é a melhor opção, então como
fazê-la para minimizar o sofrimento do peixe? Várias soluções já foram
propostas na literatura. Vou citar algumas e comentar baseado nas minhas experiências e personalidade:

Método da Privada: infelizmente é uma pratica muito comum entre os que não entendem muito de aquarismo. A pessoa joga o peixe na privada e dá descarga, para que ele morra longe dos seus olhos. Não faça isso! Em geral o peixe vai parar em um esgoto ou uma estação de tratamento de água e vai sofrer uma enormidade com uma série de toxinas e/ou produtos químicos, durante um longo tempo, até que venha a morrer.

Método da Vodca: é a que eu acho melhor, e a que eu mais usei até hoje.
Você retira um pouco de água do aquário, mistura uns 20% de um
destilado tipo vodca, pinga ou mesmo alcool puro, e aí coloca o peixe
nela. Na minha experiência a morte é extremamente tranquila. O peixe não
se debate, apenas vai para o fundo e rapidamente começa a diminuir a
respiração até parar. Dizem que este método é bom porque, se você
estiver se sentindo para baixo, pode aproveitar e tomar uns tragos da
garrafa de vodca para melhorar...

Método da Secção Espinal: Muitos consideram esta como a melhor opção para o peixe. Você deita o peixe de lado, pega um facão e corta a espinha dorsal dele, logo atrás da cabeça. A morte é supostamente instantânea. O meu problema com este método é que eu não tenho a menor vocação para cirurgião e portanto nunca me via conseguindo fazer isso. Aí, um certo dia resolvi que chegou a hora de uma pobre fêmea de Barbo Cereja que agonizava, e resolvi tentar. Odeei! O corpo e a cabeça da pobre peixinha continuaram a se mexer mesmo depois de seccionados...pode até ser o famoso reflexo neurológico post mortem, mas pra mim não serve, fica a seu critério...

Métodos da Fritura e do Congelamento: são práticas comuns. Ou você joga
o peixe em um recipiente com água fervendo, ou coloca-o em um recipiente
com água dentro do freezer. Eu já vi vários questionamentos bem fundados
sobre estes métodos, alegando que em ambos o peixe sofre bastante.

Método do Alka-Seltzer: você coloca um comprimido efervescente em um recipiente com água e depois coloca o peixe. Também já vi muitas críticas a este método, afirmando que o peixe sofre bastante.

Espero ter ajudado,

Marcos

Sucesso com um peixe/aquário é medido em ANOS, não meses ou semanas...

Editado pela última vez por Marcos Avila em 08.02.2005(Ter)9:14, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Perse Astaroth
Moderadores

MensagemEnviada: 09.03.2004(Ter)13:08    Assunto: Responder com Citação

Oi Marcos!

Gostei muito desse artigo, ele tratou de um assunto delicado sem causar polêmicas ou tabus. Os primeiros parágrafos estão perfeitos, irretocáveis.

No entanto, muita gente é contra em sacrificar um peixe, então não acho tão conveniente utilizar de um humor ("negro" Twisted Evil ), como nessa frase:

Citação:
Dizem que este método é bom porque, se você estiver se sentindo para baixo, pode aproveitar e tomar uns tragos da garrafa de vodca para melhorar...

Acho que você deveria citar também que em outros animais domésticos a eutanásia é aceitável, então não teria por quê não fazê-la, quando necessária, em peixes também.

Eu já fiz a eutanásia sim... mas nunca utilizei esses métodos aí... Eu utilizo substâncias químicas pesadas com efeito anestésico (pelo menos dá pra ter mais certeza de que o peixe não sofra), como éter dietil, clorofórmio (muito mais forte que o éter), cloreto de etila (esse último é arriscado de comprar, porque é o componente do lança-perfume Shocked ). Elas entorpecem e anestesiam o peixe, e acabam levando-o ao coma e parada cardíaca.

Não acho muito legal o uso do álcool, imagine a sensação que ele provoca ao entrar na mucosa branquial do peixe... Sad

[]'s!

Editado pela última vez por Perse Astaroth em 10.03.2004(Qua)11:02, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Quel
Beneméritos

MensagemEnviada: 09.03.2004(Ter)23:07    Assunto: Responder com Citação

A Perse tocou num ponto importante
Citação:
em outros animais domésticos a eutanásia é aceitável

Em peixes, como qualquer outro animal de estimacao que esteja em estado terminal, a eutanasia tambem deve ser considerada. Ninguem deixa o seu pobre cachorro sofrendo quando não tem mais condicoes de salva-lo.

Outro ponto que acho que deve ser incluido e' sobre propagacao de doencas ao se utilizar o metodo da privada. Nem sempre o esgoto e' tratado antes de ir parar em algum corrego, rio, lago, mar e pode-se introduzir um novo parasita neste ecosistema (seja ele virus, bacteria, vermes). Esta pratica tem quer ser considerada tao irresponsavel como a de quem solta peixes em lagos.

So mais uma coisa...
eu achava que o alcool atuava como um anestesico, mesmo sabendo que não e' tao poderoso como um eter dietil, mas o principio seria o mesmo (atacar as branqueas para que o peixe respire cada vez menos, entre em coma e morra). A descricao da Perse sobre anestesicos pesados me deu a impressao de que estes dois processos sao diferentes.

[]?
Moderadores

MensagemEnviada: 10.03.2004(Qua)0:44    Assunto: Responder com Citação

Oi a todos,

o Dr. Noga cita em seu livro (Fish Disease) métodos de eutanásia, a saber:
1. Overdose de anestésicos: benzocaína, CO2, sulfato de quinaldina, 2-fenoxietanol, bicarbonato de sódio (CO2), sódio-pentobarbital e tricaína;
2. Decapitação;
3. Secção espinhal.

Alternativas que muitas vezes não levam à morte, mas apenas a torpor, desmaio / inconsciência:
4. Concussão craniana;
5. Congelamento.

Eu sempre eutanizei peixes pequenos de uma maneira que à maioria soa tosco ou agressivo, mas não é: coloco o indivíduo num saco plástico, e num golpe rápido, bato o saco com força numa superfície dura. O peixe morre instantaneamente, sem sentir dor.

Não se se é interessante adicionar essa "técnica"...

Raquel, muito bem lembrada a questão da disseminação de patógenos pelo método da "privada"... Outro bom tema de artigo: introdução de seres exóticos pela aquariofilia.

Abraços,

Vladimir Simões -- Consultor Técnico -- AQUARIUM GROUP
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
De Togni
Moderadores

MensagemEnviada: 10.03.2004(Qua)0:51    Assunto: Responder com Citação

Oi

Talvez o problema não seja a eutanásia em si , mas como fazê-la se necessario.
Por formação sou contra a eutanásia em humanos e também em animais exceto depois que de fato esgotadas todas as possibilidades. ( nunca em humanos).
Já fiz referência neste fórum sobre uma cadela com câncer , a Babi , em quem os veterinários queriam fazer eutanásia por considerarem os mesmos argumentos que se apresentam aqui : ela iria morrer sofrendo , inexoravelmente...Estava "desenganada"...
Na época ouvira falar sobre uma planta que possivelmente curaria o cancer e não exitei ( desculpem-me...é HESITEI...) em utilizá-la. Eclético , o que me importa em relaçaõ à vida é preservá-la . Mesmo sabendo não ter o "apoio" oficial da ciência - afinal , não era a cadela de algum cientista que estava morrendo - não teria tempo para esperar a aprovação do método e usei a "garrafada"...Se foi milagre , o efeito da droga ou minha fé , não sei . Sei porém que ela viveu mais 8 anos após isto.
Anos antes deste fato , tive um gato que teve cancer de pele quase na orelha. Quando percebi que surgiam sinais neurológicos e a morte era inevitável em pouco tempo pois a doença atingira seu sistema nervoso , tive que sacrificá-lo usando barbiturico e curarizante via endovenosa.
A morte foi sem sofrimento . Sono profundo e parada cardio-respiratória. Imediata e indolor.
Isto se pode fazer com animais. Aliás é o que se faz em pessoas por aqueles que a praticam. É também a eleição de suicídio de médicos ...
Mas em peixes isto não pode ser feito com segurança.

A única vez que fiz com peixes foi com um Bandeira há muitos anos. E optei pela água sob fervura.
Joguei-o dentro da panela onde a água fervia por muito tempo e não durou segundos. Caiu na água e pareceu um torpedo durante 2 ou 3 segundos. Lembro-me bem do "shhhhhhh" produzido no ato. Ele não deve ter tido tempo para sentir dor. Suponho .

Hoje eu usaria o eter etílico para anestesiá-lo , colocando - o num recipiente seco e fechado onde houvesse um algodão embebido na droga . Isto o faria dormir - se não o matasse . E em seguida o cosinharia .
Cloroformio e o Cloreto de etila , pelo que eu saiba não são de venda livre portanto não utilizáveis normalmente pelos aquaristas. ( Da mesma forma os barbitúricos e os curarizantes - o barbiturico apaga e o curare paralisa os musculos respiratórios - ambos não estão " à venda na framácia"...)

Colocar o peixe dentro do alcool , eter , cloroformio ou do cl. de etila , considero cruel por ser morte muito dolorosa pois o queimaria. Quem já passou eter na pele imagina o que significa...E nos outros tecidos produz necrose instantânea mas dolorosa .

Secção espinhal não produz morte instantânea a meu ver e causa dor ao corte.

Congelamento , só se fosse em 1 ou 2 segundos , o que não é comum e impossivel dentro do freezer.

Suponho que o método do alka-seltzer faça o peixe sofrer por impossibilidade de troca gasosa com o ambiente devido ao CO2 . Morte por asfixia . Não é o CO2 que faz o alka - seltzer "ferver" ? Embora isto também lhe produzisse narcose...Mas levaria mais do que alguns 2 ou 3 segundos.

Acredito que o método mais demorado é um dos que causam menos sofrimento... A desidratação. Quando fora da água ele não morre por falta de oxigenio embora isto esteja faltando . O animal desidratado logo perde a "consciência" e consequentemente a dor. Acho mesmo que quem mais sofre com este método é o aquarista...

Outra morte rápida seria por esmagamento...

Tive um peixe , o Betta Alex , que seguramente morreu de velhice ; era mesmo um idoso embora com pouco mais de 3 anos...mas talvez fosse o tempo de vida específico daquele exemplar. Passou meses se levantando da cama sobre o musgo de java ou sobre o substrato apenas na hora da alimentação ou para ir à superficie pegar um arzinho...Quando até isto ficou dificil para ele , cortei uma garrafa plástica e a deixei boiando dentro de seu aquario , com a quantidade de agua suficiente para ele apenas levantar um pouco a cabeça e respirar.Trocava sua agua duas ou tres vezes ao dia. Até quando ele recusava até as enquitréias , seu prato preferido oferecidas numa pinça...
Sabia que ele iria morrer e meu "sofrimento" era porque isto demorou muito a ocorrer. Mas eu nunca faria eutanásia nele por causa da velhice. E me alegrei quando o Alex se foi...

Editado pela última vez por De Togni em 10.03.2004(Qua)21:15, num total de 3 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Vladimir Simões
Moderadores

MensagemEnviada: 10.03.2004(Qua)2:13    Assunto: Responder com Citação

Oi De Togni,

só para esclarecer tecnicamente algumas coisas, visando que não apareçam no texto final:

1. peixe fora da água não morre por desidratação, e sim asfixiado, os arcos branquiais não tem estrutura e/ou rigidez para funcionar fora da água, e nesse situação, os arcos branquiais / lamelas grudam umas nas outras e o peixe acaba por morrer asfixiado, já que não consegue mais respirar.

2. a questão da dor: apesar de inúmeras e surpreendentes semelhanças do sistema nervoso dos peixes com o nosso (Homo sapiens), a enervação e a recepção (cérebro) dos peixes é bem menor que a nossa, o que indica padrões de dor diferentes dos nossos. Portanto, não acredito que a secção espinhal (que eu tomo por decapitação na verdade, pois deve ser feita junto à base do crânio), por exemplo, produza alguma sensação de dor no peixe.

Bem, agora também me apareceu outra coisa importante a ser colocada no texto final: cuidado extremo do eutanizador ao manipular tais produtos, que são perigosos (eter etc). Deixar aviso para que seja feito sempre em local ventilado, com presença de mais alguém etc.

OK ???

Abraços,

Vladimir Simões -- Consultor Técnico -- AQUARIUM GROUP
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
De Togni
Moderadores

MensagemEnviada: 10.03.2004(Qua)7:11    Assunto: Responder com Citação

Oi Vladimir

Pode ser que voce esteja certo quanto a morte por asfixia e não por desidratação...Mas pelo que eu saiba , ao ocorrer este "grude" , a desidratação já tirou sua "consciência" e a "consciência da dor"...Ele já não pode "pensar" normalmente.
No entanto , como eu disse , o aquarista sofre com este método e eu mesmo nunca o faria. Há outros métodos mais rápidos.

Quanto a secção da medula , tomei como parâmetro o que via em minhas aulas de fisiologia , com sapos.
Sei e compreendo sobre o que voce disse quanto as terminações nervosas dos peixes mas esta morte não é imediata . Concorda ?

Quanto ao que disse sobre o manuseio destas substancias , concordo em parte . De fato são substâncias perigosas se mal usadas mas sua insalubridade está relacionada à quantidade inalada e o manuseio de um frasco de eterdietil só poderá fazer mal se inalado diretamente.
É claro que qualquer tipo de substancia deve ser manipulada com cuidado , o que me faz reforçar sua advertência. Mas na prática o perigo está no uso intencional.
Quanto às outras drogas citadas , só para uso de profissional.

Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Alex Kawazaki
Moderadores

MensagemEnviada: 10.03.2004(Qua)14:17    Assunto: Responder com Citação

Pela minha profissão, vou me abster de postar minhas considerações pessoais sobre direito animal, mesmo porque nunca me preocupei em saber como morreu/sofreu o salmão que neste momento saboreio...

Atendo apenas as considerações técnicas e legais a Resolução Nº 714, de 20 de Junho de 2002 do Conselho Federal de Medicina Veterinária estipula:

Citação:
Art. 14. São considerados métodos inaceitáveis:

I - Embolia Gasosa;
II - Traumatismo Craniano;
III - Incineração in vivo;
IV - Hidrato de Cloral (para pequenos animais);
V - Clorofórmio;
VI - Gás Cianídrico e Cianuretos;
VII - Descompressão;
VIII - Afogamento;
IX - Exsanguinação (sem sedação prévia);
X - Imersão em Formol;
XI - Bloqueadores Neuromusculares (uso isolado de nicotina, sulfato de magnésio, cloreto de potássio e todos os curarizantes);
XII - Estricnina.
Parágrafo único. A utilização dos métodos deste artigo constitui-se em infração ética

Art. 15. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

ANEXO I

Espécie: Peixes

Recomendados: Barbitúricos, anestésicos inaláveis, CO², tricaína metano sulfonato (TMS, MS222), hidrocloreto de benzocaína, 2-fenoxietanol

Aceitos sob restrições: Decapitação e secção da medula espinhal, atordoamento e decapitação ou secção da medula espinhal

Um grande abraço,
Zeco
Beneméritos

MensagemEnviada: 10.03.2004(Qua)14:47    Assunto: Responder com Citação

Alex, por essa Resolução acho que sobra para o aquarista amador apenas o CO2 e, com restrições, a decapitação ou secção da medula

José Joaquim Vieira de Carvalho
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Marcos Bizeto
Moderadores

MensagemEnviada: 10.03.2004(Qua)15:43    Assunto: Responder com Citação

Só uma intervenção a respeito da manipulação de substâncias químicas, principalmente o éter.
O éter apresenta um ponto de ebulição baixo, próximo a temperatura ambiente e mais perigoso que inalá-lo, é o risco de explosão. Em dias quentes a pressão no interior dos frascos que armazenam o éter é grande e se esse frasco, principalmente se for de vidro, for manipulado de forma inadequada, ele pode explodir ao ser tocado. Isso é um acidente muito comum nos laboratórios de química. Outro ponto é que o vapor de éter se acúmula próximo ao chão, e se algum desavisado que estiver fumando próximo jogar uma bituca acesa no chão....!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
 Índice do Forum > O Fino do Forum Todos os horários são GMT - 3 Horas Responder Mensagem   Novo Tópico
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Ir para:  
  Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.