Opiniao particular: fbf nao compensa! voce tem que revirar todo aqua pra limpa-lo, e a colonia de bacterias pelo que sei neste caso ficam na areia coisa que quando se limpa o fbf perder-se.
Mais lembre-se isso e apenas uma opiniao pessoal nao estou falando que ele nao sirva, o ideal seria por exemplo, um filtro hang on, aqueles externo pendurados, nele alem da filtragem convencional voce pode por ceramica para alojamento da colonia de bacterias. assim como carvao etc.
existem tambem os filtros internos que Sao mais baratos porem dao mais trabalho, ocupam espaco dentro do aqua e nao dispoe de muito espaco para midias adicionais.
A respeito dos falecidos, voce fez a ciclagem? plantas s provavelmente nao tem muita degradacao em um aqua nao ciclado mais os peixes, pra eles podem ser fatal afinal neste processo os niveis de amonia toxica sobe muito. os menos por exemplo Sao sensiveis. leia um pouco sobre ciclagem em "artigos " aqui mesmo no site.
essas Sao apenas opinioes nada que eu diga fica imposto como obrigacao e apenas uma troca de experiencia. _________________ Amo meu aqua