Eu nao sei sua situacao financeira mas se voce tem grana pra gastar ,eu indicaria montar um aquario com tudo de bom ,para voce ter menos trabalho e um aquario exuberante.
Se voce tem condicoes eu indicaria um filtro Fluval ou Eheim,como substrato colocaria algum substrato industrializado,e na iluminacao eu colocaria lampadas T5 HO,o CO2 eu investiria em um sistema pressurizado.
Existem varias alternativas como Humus de minhoca e co2 caseiro que dao resultados igualmente exuberantes ,mas exige uma certa dedicacao e cuidado.
Eu nao coloco filtro interno em aquario nem se me pagarem,mas claro que isso e minha opiniao pessoal eu acho horroroso aquilo la dentro do aquario.
O substrato voce nunca vai conseguir manter limpo com filto,para limpar o substrato voce tem que sifonar o fundo,mesmo em plantado da pra sifonar a superficie sem prejudicar as plantas.
No meu aqua eu tenho um Eheim que circula 10 vezes o volume do aqua e o fundo fica cheio de fezes de peixe,alias nesnte momento estou com dois filtros nele e nao limpa o substrato.