Enviada: 23.10.2009(Sex)13:35 Assunto: Novo Projeto 200x60x55
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, porém já tenho aquarios a muitos anos mais agora decidi montar um aqua digamos "grande", com as seguintes dimensoes 200cm de comprimento, 60cm de altura e 55cm de largura. Na próxima semana deve chegar meu aqua, o qual tera filtragem Sump sendo que para isto vou utilizar meu antigo aqua de 150 litros. Pretendo postar fotos do novo aqua assim que ele chegar e posteriormente ir postando fotos da nova montagem passo a passo, até se alguem puder me dar uma dica de como postar fotos aqui no fórum eu agradeço.
Até mais.
Enviada: 04.11.2009(Qua)18:42 Assunto: Fotos
Ola Pessoal
Hoje chegou meu novo aqua, não vejo a hora de começar a monta-lo, no sabado o pedreiro vem para fazer o balcão onde ele ira ficar.
Sege abaixo as foto do aqua.
Enviada: 04.11.2009(Qua)20:07 Assunto:
alexavier86,
Qual a espessura do vidro que você utilizou neste aquário? As esquadrias de metal possibilitaram uso de vidro mais fino e sem travas?
Penso em montar um nestas dimensões no futuro.
Obrigado.
Enviada: 04.11.2009(Qua)21:49 Assunto:
Também, essa é minha intenção no futuro (futuuuuuuuuuuuuuuro)!
Quanto saiu esse aquário? (só o vidro + silicone + mão de obra, se houve) _________________ Plantado 194L
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=58220
Enviada: 04.11.2009(Qua)23:48 Assunto:
Entao pessoal, esse aqua eu planejei muito antes de mandar fazer, fui em diversas vidraçarias, pesquisei em foruns, fui em lojas de aquarios e entao mandei executar o projeto. O aqua foi feito com vidro temperado 8m, para sua colagem foi utilizada primeiro uma cola especial, esta cola é muito forte e o lojista me garantiu que não descola com nada, depois foi colocado silicone comum e depois ainda um silicone especial, em todo o aquario foi colocado cantoneiras de aluminio.
Tem muita gente que fla que vidro temperado não serve para aquarios por diversos motivos, o principal é que se o vidro quebrar por algum motivo o vidro se estilhaça em milhares de pedacinhos, o que não ocorre com o vidro comum que racharia devagar, porem eu não me preocupo com isso pois meu aqua ficara no mesanino da nossa empresa, onde ninguem sequer chega perto dele, a não ser eu que tenho acesso, outra coisa é a respeito das travas, decidi por não telas no aqua uma vez que em todos os lugares especializados em vidros que procurei me informaram que travas como a francesa não sao garatia de segurança a mais a montagem, mas sim a boa colagem e as cantoneiras. Em uma loja especializada em montagem de aquarios em Curitiba me disseram que o ideal pelo tamanho do aquario seria faze-lo com vidro comum 10mm, porem não teria problemas em utilizar o temperado, sendo que entao optei por este por ser muitas vezes mais resistente que o vidro comum. Meu aqua antigo que sera utilizado como filtro sump tem aproximadamente 150 litros e foi feito com vidro comum 4mm e colado apenas com silicone comum e cantoneiras, e já tem mais de 10 anos e nunca apresentou nenhum problema, por isso estou confiante e tenho ctza que meu novo aqua não me dara nenhuma dor de cabeça, mais sim alegrias. Quanto o valor do aqua, cabe ressaltar que pesquisei muito e os primeiros orçamentos que fiz passavam dos R$ 1000,00 mais depois de ir em diveras lojas os preços foram caindo, sendo que paguei nele R$ 650,00, porem ainda preciso mandar fazer as tampas e também os vidros que irao dividir meu antigo aqua para fazer o filtro sump, depois ainda vai mais uma boa grana, tenho que mandar fazer o balcão onde ele ira ficar, pois o balcao onde esta o antigo aqua é de madeira e com as medidas dele, depois tem as bombas, irei colocar duas de 2000 litros hora, por fim a tampa onde ira todo o sistema de iluminaçao, entao ainda vai longe ate ver ele montadinho.
Abraço a todos!
Fiquei com uma dúvida de como que as cantoneiras de alumiínio substituem a função estrutural das travas de diminuir a deformação dos vidros especialmente na parte central? Você poderia explicar um pouco mais? _________________ Rodrigo Oscar Roman
Enviada: 05.11.2009(Qui)19:22 Assunto:
Só uma curiosidade, como você fez pra furar o vidro temperado? Todos os tutoriais que falam de furar vidro dizem que é difícil furar vidro temperado e que pode dar problema e tals... você já comprou furado?
Obs.: Daqui a pouco vai chegar um monte de gente te chamando de louco e que 8mm é muito fino e que vidro temperado é loucura, e um monte de outros dogmas deste nosso hobby que de tanto repetidos acabam sendo aceitos como verdade absoluta. Depois a gente vê que não é bem assim.
Tem gente que tem muita experiência na montagem de aquários e se dão ao luxo de quebrar algumas regras. Eu não me arriscaria em colar algo do tipo. Recomendo a quem estiver lendo consultar alguém experiente na fabricação de aquários se for fazer algo do gênero.
Deixo aqui 2 links de uma pessoa que montou um Reef de 240x80x80 cm, total de 1536L, encheu de areia e rochas vivas, com vidro de 12mm !! E está rodando há 4 anos.
Meu aquário de 200L teria 12mm...rs
Enviada: 05.11.2009(Qui)23:41 Assunto:
Opa amigo
Tenho ctza que muita gente que ve este topico deve achar que to ficando maluco em monta um aqua assim, mais tenho ctza que não terei problemas, como ainda tenho que mandar fzr as tampas, estou pensando na possibilidade de fazer travas francesas, logo elas serviriam tanto para reforçar o aqua como para suporte das tampas, quanto aos furos já pedi eles de fabrica pois o vidro depois de temperado não pode ser cortado ou furado. Hoje comprei os materiais para fazer o balcao e também os canos e conexoes para o sistema de filtragem, estou ancioso para começar a montagem!
Abraço a todos.
Enviada: 08.11.2009(Dom)3:08 Assunto: Mudança de planos...
Ola pessoal
Hoje tive que mudar totalmente os planos sobre o local de onde instalaria o aqua, primeiramente a ideia era montar o aqua sobre um mesanino que tem sobre a escada de entrada da nossa escola, porem hoje verificamos que seria um tanto quanto arriscado, uma vez que o peso do aqua montado com o sump e o balcao de concreto sobre o qual ele ficaria, ira ultrapassar os 1000 kg, entao decidimos por não instalar o aqua, uma vez que o mesanino pode não ser forte o suficiente para suportar todo esse peso, oque poderia ser ate mesmo perigoso caso ocorresse algum acidente, assim achei um local aqui em casa para montar o aqua, não é o lugar ideal, porem não vou dexar o aqua encostado, se tudo der certo essa semana começamos a montar o balcao para o aqua.
Abraço a todos.