Enviada: 07.11.2009(Sab)21:14 Assunto: Problema com tanictis..
Comprei 10 (+ 1 de brinde) tanictis, e quando soltei no aqua um tanictis parecia meio queto, parado... Então fiquei observando ele.
Hoje de tarde ele tava morto aqui, e os outros peixes já estavam até comendo ele.
Não sei se é doença ou os outros peixes estão atacando os tanictis.
Tenho em meu aqua :
Desde que o tanictis morreu, vejo que os outros estão parecendo que estão descascando...
Tem até um tanictis que ta gordinho (acho que ta com filhote, acho que vou separar ela. ).
E é só eles que estão com isso, os mato-grossos e barbos estão normais.
Acho que o tanictis que morreu já estava quase morrendo ou com doença antes de chegar aqui. Qualquer coisa eu volto lá na loja e chego com os tanictis mortos lá.
Por favor, ajudem.
Editado pela última vez por Santiago@ em 07.11.2009(Sab)22:56, num total de 2 vezes
Como você os "soltou" no aquário? esperou equalizar temperatura e pH?
Qual o pH e temperatura do aquário?
Tanictis são peixes de água neutra/alcalina, e matogrossos/barbos de água ácida. Tanictis também não se dão bem com água quente, preferem mais fria (20~24°), apesar de sobreviverem, se condicionados com calma, em águas mais quentes.
Citação:
E é só eles que estão com isso, os mato-grossos e barbos não estão normais.
Esta frase ficou confusa! os Mato-grosso e Barbos estão ou não normais? hehehe
Bem, parece que você deu azar e seus Tanictis vieram doentes (se não foi algo de errado na transferência para o aquário). Eu sugiro isolar eles pois parece ser alguma bactéria e você não quer que se espalhe não é mesmo? Efetue tratamento com bactericida e fungicida na dúvida.
Ah, Tanictis não são vivíparos, eles não dão filhotes =p _________________ + Bettas devem viver em no mínimo 10L, COM filtragem
+ Não existe "regra do 1cm/L"
+ Verifique a amônia regularmente
Altas chances de ser o causador das mortes se eles não vieram doentes...
Saber o pH de seu aquário é importantíssimo
Se o pH de seu aquário é ácido (deve ser, já que seus peixes são de pH ácido e estão bem), não vai dar certo estes Tanicts. Com a temperatura 27 no aquário, se os Tanicts estavam em água fria (~20), você precisaria demorar várias horas mudando a temperatura aos poucos para não dar um choque neles. _________________ + Bettas devem viver em no mínimo 10L, COM filtragem
Enviada: 07.11.2009(Sab)22:47 Assunto:
[EDIT: Citação desnecessária removida pela moderação - Chantal]
Olha, quanto fui comprar eles, eu perguntei para o vendedor se os peixes iriam dar certos um com outro, e ele falou que sim.
Mais já não sei mais o que fazer, paguei R$20,00 nesses peixes (mato-grosso, tanictis, barbos e siri) e acho que foram R$20,00 jogados fora!
Já resolvi, se os peixes morrerem até segunda, vou na loja com os peixes mortos dentro de um saquinho e falar para ele...
Estou preferindo os meus bettas que nunca me deram problemas.
Se esses peixes morrerem, acho que não vou comprar mais peixes e sim colocar bettas fêmeas; siris ou somente ampulárias.
Isso até desanima!
Pois é, lojista faz de tudo para empurrar "mercadoria", é triste.
O ideal é dar uma pesquisada nos peixes compatíveis com o seu aquário (pH, temperatura, outros peixes) antes de ir na loja e não aceitar a palavra só do vendedor. Na dúvida, fala que passa depois para comprar, anota o nome dos peixes e pesquisa na internet os dados dele
Não desiste não, Betta é legal mas comunitários também, é muito legal ver os peixes interagindo. _________________ + Bettas devem viver em no mínimo 10L, COM filtragem
Enviada: 07.11.2009(Sab)23:02 Assunto:
[EDIT: Citação desnecessária removida pela moderação - Chantal]
Valeu pela força e pelas respostas!
Espero que eles sobrevivam...
Falar nisso estou precisando comprar um outro aqua menor para colocar peixes doentes ou para reproduzir...