Peixes Ornamentais em Aquário
Forum de Discussões
Peixes Ornamentais e Aquarismo

ChatChat  AjudaAjuda   Pesquisar ForumPesquisar Forum   MembrosMembros   GruposGrupos 
 PerfilPerfil   Ver Suas Mensagens ParticularesVer Suas Mensagens Particulares   LogarLogar   RegistrarRegistrar 
Bateria de aquários-expositores - projeto de filtro
 Índice do Forum > DIY - Faça Você Mesmo  Responder Mensagem   Novo Tópico
Autor Mensagem
brunoaa
Novos Membros

MensagemEnviada: 21.10.2009(Qua)0:24    Assunto: Bateria de aquários-expositores - projeto de filtro Responder com Citação

Srs.,

Em abril/09 eu gerenciei uma pet shop e implantei o setor de aquarismo (inexistente até então). Projetei e implantei 4 baterias de aquários para exposição de peixes ornamentais, sendo cada que cada bateria (composta de 12 aquários de 40X40x40cm (64l) utilizava um sump na base do móvel...

Tal solução era econômica - utilizava apenas um conjunto de equipamentos (filtragem, aquecimento, etc), reduzia o custo de energia, reduzia o trabalho de manutenção (alocação de funcionário na manutenção), etc. Pontos negativos:possível transmissão de doenças/parasitas entre os aquários, difuculta divisão dos animais por condições químicas da água (ex: devido a baixa demanda por ciclídeos africanos, ficamos com um dos módulos com vários aquários "vagos", pois só vendíamos socolofi, auratus e lombardoi...restavam assim 9 aquários vazios...)

QUESTÃO: estou planejando a montagem de uma loja especializada em aquarismo... Qual melhor alternativa para a montagem das baterias: adotar aquários com filtragem individual (filtro interno c/ b.submersa) ou continuar adotando a idéais de um sump inferior "coletivo" para cada bateria?

OBS: não posso adotar um sump ou dry-wet traseiro/lateral, pois invibializaria o manejo (devido ao móvel encostado na parede), bem como influenciaria negativamente na estética.

Conto com a ajuda de todos!

Grato,

Bruno Araújo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
brunoaa
Novos Membros

MensagemEnviada: 21.10.2009(Qua)1:52    Assunto: Responder com Citação

Srs.,

Na questão colocada acima, gostaria a opinião dos srs. como aquaristas, ou seja, como vocês gostariam que fosse apresentada uma bateria expositora em uma loja especializada?
Thiagaum
Membros

MensagemEnviada: 21.10.2009(Qua)16:16    Assunto: Responder com Citação

Olá,

O bom é fazer um projeto e postar aqui pra gente, mas o bom é usar as baterias como você mesmo disse para os peixes que utilizam os mesmos parametros de água. Tipo uma bateria só para Kinguios e talz.

Além das baterias, é legal montar alguns aquários grandes para discos, ciclídeos e outos peixes grandes. E um aquário marinho, tipo, montados por completo, com subtrato, decoração e tudo, pois chama a atenção.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Aqualeo
Membros

MensagemEnviada: 23.10.2009(Sex)11:33    Assunto: Responder com Citação

Fala Bruno Cool ,

a realização deste projeto pra mim ainda está no sonho, mas chego lá.

Quanto a sua dúvida, na opinião se tiver espaço, já vi em uma loja uma bateria de apenas três aquários de aproximadamente 80 litros. Como sabemos que muitos ciclídeos africanos são meio "temperamentais" poderia separa-los. Este esquema tambám funcionária para Discos, com aquas maiores é claro.

Não sei se está nos seus planos, mas poderia também pensar no sistema de gotejamento para as tpa's, deixando a sifonagem somente para excesso de detritos do fundo. Este sistema de gotejamento diminui muito a manutenção nos aquários.

é isso que eu acho,

Leonardo
Coeur de Loup
Membros

MensagemEnviada: 07.11.2009(Sab)20:34    Assunto: Responder com Citação

Olá brunoaa.

Eu sou aquarista a muitos anos, já fui responsavel pelo setor de aquarismo de uma pet shop de médio porte e vou te dizer uma coisa: essas baterias conjuntas, que utilizam a mesma agua e filtragem para diversos aquarios, só funciona em aquarios caseiros, de criação, ou se você tiver uma filtragem diferenciada capaz de "esterilizar" a agua.

Nessas baterias, a diferença de pH é um mero detalhe perto do prejuízo que você terá com a disseminação de doenças. Já vi lotes inteiros (bateria com 16 aquas) serem dizimados devido a contaminaçao de um unico lote aliado ao estress do transporte. Acho mais seguro e prático montar aquarios com filtragem individual, assim, ao menor sinal de doença (e elas são muito frequentes em muitos distribuidores de peixes) você pode isolar aquele aqua e medica-lo, gastando menos medicamento e sem contaminar o resto da bateria.

Já com relação ao pH, você ganha a liberdade de ter quantos aquas acidos, neutros ou alcalinos quiser, podendo modificar essa proporção quando bem entender, para atender a demanda por determinadas espécies.

Além dos filtros internos com bomba submersa (que acredito não consumirem tanta eletricidade assim, para justificar o risco de doenças por economia), é importante não manter cascalho nesses aquas (acumulam sujeira e muitos peixes se ferem nele na hora da captura).
brunozafred
Membros

MensagemEnviada: 07.11.2009(Sab)21:08    Assunto: Responder com Citação

Coeur de Loup escreveu:

...Já vi lotes inteiros (bateria com 16 aquas) serem dizimados devido a contaminaçao de um unico lote aliado ao estress do transporte

Um filtro UV não resolveria isso?
A instalação de um filtro UV e uma quarentena dos animais antes da venda seria o ideal.

Acho complicado esse tipo de bateria para lojas.
É o seguinte, esse tipo de bateria vai funcionar para criadores, porque os peixes geralmente, são da mesma espécie, ou parâmetros idênticos.
Para lojas o gasto seria maior, porque a filtragem teria que ser separada.

O que acho que poderia ser feito é montar baterias menores. Aquários maiores mas com número menor de baterias. Aquários de 80L em baterias de 4 aquários. Fica mais fácil a manutenção.

Mas a verdade é: Por mais que se queira lojistas não tem condições de manter os parâmetros ideais da água para cada peixe na loja. A variedade é muito grande. O custo e o trabalho ficam muito grandes.
Mostrar os tópicos anteriores:   
 Índice do Forum > DIY - Faça Você Mesmo Todos os horários são GMT - 3 Horas Responder Mensagem   Novo Tópico
Ir para:  
  Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.