Peixes Ornamentais em Aquário
Forum de Discussões
Peixes Ornamentais e Aquarismo

ChatChat  AjudaAjuda   Pesquisar ForumPesquisar Forum   MembrosMembros   GruposGrupos 
 PerfilPerfil   Ver Suas Mensagens ParticularesVer Suas Mensagens Particulares   LogarLogar   RegistrarRegistrar 
TUTORIAL: Como montar um sistema de resfriamento
Ir à página 1, 2  Próximo
 Índice do Forum > DIY - Faça Você Mesmo  Responder Mensagem   Novo Tópico
Autor Mensagem
lucasbm3
Regulares

MensagemEnviada: 17.10.2009(Sab)20:10    Assunto: TUTORIAL: Como montar um sistema de resfriamento Responder com Citação

Olá a todos do fórum!
Muitos possuem dúvidas em como montar um sistema de resfriamento com ventoinhas DIY, principlamente para aquários com menor volume e aqueles que não possuem uma tampa de madeira e que só usa calha pra iluminação.

MATERIAIS:
1 ventoinha 8x8 ou 12x12 de 12v

1 fonte universal

fita isolante ou esparadrapo Very Happy Laughing

Passo a passo:
(as fotos e o video estam ruins porque foram feitos com celular)

primeiro ajuste a fonte na voltagem de sua região, 220 ou 110 V

depois ajuste o botão de polaridade para negativo dentro e positivo fora

ajuste o botão de voltagem pra 12v

coloque os fios nessa posiçao, vermelho=posito e preto=negativo

e passe a fita isolante nesse caso usei esparadrapo(pra parecer mais com uma gambiarra Laughing )

ventoinha que usei

fonte com detalhe

mais detalhado

video
http://www.youtube.com/watch?v=4ZcXMiQG-qs

Agora estou tentando descobrir um jeito para coloca-la num â de 45º em relação à água, vou tentar colocar um suporte de madeira. Se conseguir posto aqui depois.
bragil
Regulares

MensagemEnviada: 19.10.2009(Seg)12:34    Assunto: Responder com Citação

EXCELENTE!!

Parabéns pelo passo a passo muito bem explicativo, para quem não entende dessas coisas de elétrica/eletrônica é uma mão na roda! Smile
Twitter
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
jota san
Membros

MensagemEnviada: 20.10.2009(Ter)18:30    Assunto: Responder com Citação

Opa Lucasbm3, bom trabalho, valeu a iniciativa.

Uma dica é que essas ventoinhas são facilmente encontradas em lojas de informatica, lá custam menos que nas lojas de eltetrônica, tem mais variedades e geralmente são mais silenciosas que essas que vende nas lojas de eletrônica.

Outra é verificar com um voltimetro (o vendedor talves faça isso), se possivel, se a fonte realmente dá 12v, algumas marcam 12 mais passa de 17v, o que pode danificar as ventoinhas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Pheam
Regulares

MensagemEnviada: 07.11.2009(Sab)8:57    Assunto: Responder com Citação

Mais uma dica =p

Se a fonte de seu computador queimar (ou você for trocar e jogar fora Shocked ), toda fonte tem um cooler de 12V deste tamanho na saída. Desparafuse a fonte, tire o cooler (corte os fios), e pronto, você tem um cooler 12V de "graça" =p

(não preciso falar para fazer isso com a fonte já removida da CPU e desligada da corrente, certo?)
lucasbm3
Regulares

MensagemEnviada: 07.11.2009(Sab)20:42    Assunto: Responder com Citação

Valeu pelos comentarios!

bragil:foi por causa disso que fiz o passo-a-passo, proucurei na internet e não achei nada parecido.

jota san:como assim passa de 17v?a minha já ta funcionando a um mês e não queimou ainda.

Pheam:tirei a ideia a partir disso. Estava precisando de uma ventoinha e aí lembrei que tinha um gabinete velho com uma fonte, foi so abrir e com um alicate cortar o fio. E para saber o qual fio é + ou -, o próprio circuito mostra.
martondvn
Novos Membros

MensagemEnviada: 08.11.2009(Dom)12:16    Assunto: Responder com Citação

Duas perguntas

Seria melhor colocar a ventoinha ventilando o aquario ou ventilando para cima (como um exaustor)?

Eu consigo ligar mais de uma na mesma fonte ou seria melhor comprar uma fonte para cada ventoinha?
McZ
Regulares

MensagemEnviada: 08.11.2009(Dom)12:47    Assunto: Responder com Citação

Respondendo a pergunta acima, é bom ter 2 ou mais coolers, assim você pode colocar um jogando ar frio e outro tirando ar quente, muita gente usa 4, 2 jogando frio e 2 tirando quente..
lucasbm3
Regulares

MensagemEnviada: 09.11.2009(Seg)20:33    Assunto: Responder com Citação

McZ no meu caso coloquei só uma direto para a coluna d'agua num â de 45°. O meu aqua tem 40l e a luminária é aberta, ou seja não é aquela de madeira, e consegui criar uma pequena corrente de ar dentro da luminária e ai não esquenta nem um pouco.

Como prometi acima, vou explicar como colocar num angulo de 45°. Não consegui com a madeira então corte 2 pedaços de um pote de sorvete sendo que cortei com a dobra do pote ai coloquei uma em cima da outra e prendi com arame nos furos da ventoinhas. e aí foi só pendurar com fio de nylon na parede. Vocês podem até falar que esteticamente fica feio mas se procurar aqui no fórum há um que passa o nylon na frente do aqua em baixo etc.
Estão as fotos abaixo:

Passei o fio numa cantoneira da pratileira, mas pode ser amarrada á um prego ou gancho

no detalhe como ficou o corte na dobra do pote que fica apoiado na borda do aqua para formar o ângulo

como ficou no aqua

inclinação perfeita Wink

qualquer dúvida é só postar!
miltinho_bravo
Novos Membros

MensagemEnviada: 12.11.2009(Qui)22:17    Assunto: Responder com Citação

e ai pessoal... em uma das minhas andanças pelos ferro - velhos da região eu encontrei uma caixa com umas 20 ventoinhas de uns 10 por 10 de metal, isso mesmo a carcaça dela de metal, preta muito bonita mesmo fui todo empolgadão achando que ia ser tipo 2 reais cada sei lá, mais o cara pediu 15 dinheiros por cada uma, me decepcionou um poko mas mesmo assim acho que pra quem precisa mesmo resfriar a agua vai bem. se quiserem dar uma olhada é um ferro velho que fica na raposo tavares km 15,5 mais ou menos em frente ao motel bariloche no sentido são paulo. eu fui lá mesmo pra ver umas luminárias que eles tem lá aos montes.
andre_jmc
Membros

MensagemEnviada: 20.11.2009(Sex)0:31    Assunto: Responder com Citação

Amigo deixa ver se eu entendi na "foto 5" o preto vai dentro daquele "ferro" e o vermelho é enrolado por fora dele?? é isso? To querendo fazer um esquema desses mas não sei como!! Gostei do post!!!

Abraços!!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
 Índice do Forum > DIY - Faça Você Mesmo Todos os horários são GMT - 3 Horas Responder Mensagem   Novo Tópico
Ir à página 1, 2  Próximo
Ir para:  
  Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.