Enviada: 22.09.2008(Seg)11:31 Assunto:
Ola a Todos.
Vou fazer um resumo de quase tudo que aprendir no ultimo ano observado o fórum, a 4 meses sendo dono de um lago ornamental e no e nos últimos 2 meses tento um lago povoado (carpas, kinguio e plantas [alface e aguapé]).
Com relação a construção do lago sempre exagere, ter que refazer e muito complicado e oneroso. Se de alvenaria, ou lona ou caixa dagua vai depender do seu gosto e de fatores externos. EX:
1-lago de lona com áreas rasa + cães em sua casa pode ser = furos ; lona comum com certeza você vai ter problema no futuro breve = resseca e rasga;
2-lagos de alvenaria são onerosos e o pH é um problema por muito tempo e nem se compara a bela estética dos lagos de lona (vou mudas este termo de lona para geomembrana pois acredito que seja a única que deva ser usada. Mas de forma alguma desmereço os que usam lona comum , pois o mais importante é o prazer em realizar o seu sonho. A minha definição pela geomembrana (GM) é exclusivamente técnica.)
3-lago usando caixa dagua seria os mais tecnicamente corretos e menor custo, porem sua estética não e das mais agradáveis e a limitação quanto ao tamanho e formato. Quanto a estética pode ser resolvida com um pouco de criatividade ( pedras, plantas, areia, etc).
A profundidade do lago vai depende do que você vai quere colocar nele. Se so um espelho dagua podem ser bem rasos, ,as se vai criar carpa, kinguio, ou peixes maiores deve ter área profunda de no mínimo 80 cm. O uso de patamares e uma boa idéia, mas você pode fazê-los com pedras posteriormente a construção ( este é o meu caso), já os lagos com GM na escavação você já faz. HAAAA lago rasos podem servir também para peixes pequenos e tartarugas.
A impermeabilização é so ler o tópico do Tio Ayres, tem tudo que existe no mercado. So vou colocar aqui a minha experiência que após usar o sikatop pincelei toda a superfície com tintura de betume ( aquela usada em artesanato de vasos de cimento) e ficou com aspecto muito parecido com o de rocha, principalmente a que fica submersa e não solta na água, porem você deve deixá-la secar por uns 3 dias (é muito oleosa) , depois vou postar fotos. Ai estar uma das vantagem dos lagos de GM ou caixa dagua = sem preocupação com impermeabilização.
Uma lei universal deste hooby é não tem como fugir das trocas parcias de água ( TPA). Sigo a orientacao de TPA de 20% mensalmente e reposição de acordo com a evaporação.
Equipamentos devem ser dimensionados com o tipo do seu lago ( população, plantas, tamanho, sol, fonte dagua, cor da superfice das paredes que quanto mais clara mais algas você vai ter que enfrentar). Mas sempre tem que ter os filtro biológico e fisicos empurados por bombas. O UV e opcional e quanto a vazão aconselho seguir as orientações do fabricante e sempre comprar equipamento de marca reconhecida, desaconselho o UV / FVM. Existe um detalhe no UV, que não consegui resposta ainda, relativo a função de estrilizacao da água e algicida, acredito que seja ai que esteja a discordância das informações contidas na NET). No caso dos meus filtro optei por associar os FVM com os industriais ( é muito gostoso elaborar um filtro,vale apena pelo prazer mental da tarefa).
Aqui vou colocar uma nota para o pessoal da Cubos, empresa esta brasileira e que estar sempre em contato com o forum) porque voces não acresentam ao seu filtro barril o sistema venture, ele é muito simples e faz a diluição de oxigênio perfeitamente na água. Ate mesmos os colegas que gosta de FVM podem acresentar nos seus filtro ( depois vou postar um desenho do esquema que é usado no Tetra), por falar no Tetra não devo deixar de relatar a eficiência deste filtro, pena que é bem caro. Lembre de escolher a sua bomba calculando a vazo final após a coluna dagua. Quanto a vazão o Maeda tem um tópico perfeito.
Agora vai a minha opinião quanto a instalação de caixas de passagem “CP” ( compartimento ligado ao lago por canos de pvc que receberiam a água por gravidade, para a partir dali ser iniciado a filtragem), idéia esta que copiei do lago do Marcelo Cid. Acho que é fundamental pelos seguintes mutivos:
1- você pode colocar canos de captação tanto no fundo quanto na superfice ligado a caixa sendo que sempre você vai estar tratanto tanto a água da superfice e do fundo o que não ocorere com amesma eficiência se você bombear a água direto do lago para os filtros. Lembre que a pressão das coluna dagua no fundo é maio que o da supercife, eu coloquei na saída dos canos na “CP” registro de pvc assim fiz um controle de vazão para que ambos os cano tagam água, tanto que quando o meu cano de superfice fica bloqueado ( plantas ou evaporação) a água na “CP” abaixa uns 15 a 20 cm.
2- Com a “CP” você pode colocar a bomba e se você colocar um filtro físico a separando do fundo da “CP” você nunca terá problema de entupimento da bomba por raízes ou qualquer coisa é claro que isto não dispensa que você tenha que limpa-la pelo menos de 15 em 15 dias. De 15 em 15 dias e quando eu faço alimpeza da “CP”, mas acho que poderia comtranquilidade ser de 30 em 30, mas como disse, no inicio do texto, sempre exagere.
3- Outra vantagem é que você não vai ter a bomba dentro do lago e se alguém já mergulhou no seu lago ou colocou a cabeça dentro do lago com a bomba ligada ouviu um zumbido (Zuzuzuzuzuzuzuzuuzuuzuzuzuuzuuzuuzuzuzuzuuzuzuzuuzuzuzuzuzuzuuzuzuzuzuzuzuzuzuzuzuzuzuzuzuzuzuzuuz) interminável e que não se parece com nada que exista na natureza, acredito que isto ligado o dia todo leve a algum nível de estress aos peixes. Apesar da condução do som na água ser boa com a bomba na “CP” não escuto nada no meu lago, lembro que nadei neste lago por mais de um mês. **********Lembrete para o Tio AYREs as crianças que aparecem nas fotos são meus afilhados,não filhos, mas são lindas apesar dos Paes.
4- Haaaa e bom fazer uma tampa para esta caixa por causa da luz / algas.
5- A limpeza e muito fácil e se você tiver registros nos canos pode esvazia la e limpar completamente. Eu uso o sifionador UNIVACII é muito eficiente aconselho esta compra.
6- - quanto ao tamanho da caixa não faz muito importância, vai depender do seu espaço e do equipamento que vai colocar. Aconselho que não seja muito estreita pois vai dificultar limpar. No meu caso eu não usei um cano no fundo como o Marcelo Cid para fazer decantação, achei que ia dar muito trabalho para limpar este cano.
Agora vou falar sobre as plantas que acho fundamental para o funcionamento do lago (que vai competir pelos nutriente com as algas? Que vai completar o ciclo do nitrogênio?). acho que "nos" ( criadores de carpas e kinguio, "agora estou me sentindo ate importante") temos duas saídas ou faz uma lago paralelo para criar as plantas de um bom tamanho (pelo menos igual a metade da superfície do lago de peixes) acho que quem fez isto foi o Japaa ou você coloca plantas dentro do seu lago e agüenta os resultados. No meu caso que não tenho bomba no lago não tenho problemas com entupimento e so tenho que sifonar o lago quinzenalmente. Obs: tenho uma bomba no lago que faz o efeito da cascata mas ela não é ligada continuamente, estar um pouco acima do fundo do lago e tem um pré-filtro (resun 8000l). acabei me convencendo que o uso de alface água é uma boa idéia apesar de os peixes come-las pois alem de fazer parte da sua dieta elas trazem muito beneficio para o lago ( referido acima) e se eu quero um ecossistema em equilíbrio como eu vou também querer mudar os hábitos dos habitantes, parece coisa do Homem. So me resta agora repor as plantas mensalmente, so espero que quando os peixes crescerem de tempo de repor, so o tempo dirá.
Alem de que a estética fica maravilhosa com as plantas. Mas tecnicamente o melhor é, como vi nas fotos do Japaa, ter um tanque grande para as plantas isolados dos peixes.
Criar carpas, kinguio, espadas, platis, molinesios e cascudos da perfeitamente so deve ter o cuidado com o espaço de cada um, nunca superlote o lago. Todos dizem para tomar cuidado com o tamanha final dos peixes (kinguio e carpas), mas vamos ser sinceros colocar num lago de 7000l, uns 5 kinguio médios e umas 2 carpas pequenas você provavelmente não vai nem ver-los e é muito bonito o cardume que os kinguios produzem. Portanto na minha humilde opinião coloque quantos o seu lago comportar ( de acordo com o tamanho dos seus exemplares) e quando eles crescerem, se extrapolarem o volume exigido por peixe e so retirar alguns e você pode ate revender a loja, mas não exagere neste tópico. Aprendir observando os meus peixes que realmente se você colocar muitas carpas com kinguio eles vão ter dificuldade de alimentar, acho que vou ter sempre so duas carpas e um monte de kinguio (hoje são 14). Muitas carpas com qualquer quantidade de kinguio nunca!!!!!!
O sol demais é um problema, mas tudo tem jeito. Seja criativo
Não quis neste texto ensinar ninguém a fazer o seu lago, escrevir aqui o resume de varias informações contidas no fórum e que me ajudaram e encheram a minha cabeça de duvida na construção do lago. A minha opinao contida neste texto nem de longe é uma verdade única e com certeza ela ainda vai mudar a medida que novas informações são assimilada. Não acho que o laguismo esteja apenas começando no Brasil, as informações contidas neste fórum e nos site nacionais são tão detalhadas quanto as que encontramos em sites estrangeiro. Como hooby é claro que so alguma pessoas irão apreciar, agora existe uma diferença entre hooby e profissionalização.
Enviada: 22.09.2008(Seg)16:55 Assunto:
[quote="KALIL"]Ola Alonso.
Caso eu coloque o UV antes do barril, diretamenente ligado a ele, em virtude da vazao alta que o lago precisa (muito sol, poucas plantas, peixes e tamanho) ele não vai funcionar adequadamente pois a agua vai passar muito rapida. Agora se eu colocar apos o filtro barrril ( no retorno ao reservatorio de plantas) ocorrera a mesma coisa. não tenho problema de algas verdes, o que ocorre no lago e o deposito de algas mortas no fundo do lago em pequena quantidade que toda semana sao sifonadas e estou tentado diminuir a luz solar com rodizio de ombrelone em volta do lago. Qual peixe e melhor para comer estas algas? Aqui no forum vi um topico aonde dizia que ate para as carpas e kinguio elas sao alimento.
Quanto as elodea os peixes comem ou destroem o vaso?
Kalil
Ainda quanto ao UV, deixaria tudo como voce instalou, mas, a saida atual do UV é que eu ligaria no filtro barril, pois a agua tratada não retornaria ao UV antes de passar novemente pelo lago.
Para ajudar quanto as algas, tenho o Comedor de Algas Chines e Ampularias.
Minhas plantas ficam protegidas por uma tela de aluminio, onde os peixes tipo molinesias, espadas, guppys e platis passam, mas, as carpas não conseguem ter acesso.
Que equipamento é este que voce usa para limpeza do lago? Onde adquiriu? Como funciona? Tem como tirar uma foto e mostrar?
Enviada: 24.11.2008(Seg)21:02 Assunto:
Ha uns 15 dias a minha lampada uv queimou mas so fui notar quando o lago estava turvo ( não chegou a ficar uma sopa, mas tinha muita alga e apartir de uns 60 cm não dava mais para enchergar). tinha lido em algum lugar que estas lampadas podem queimar e continuar exibindo a luz azul, este fio o meu caso, e a minha lampada já havia vencida o tempo de vida especificado pelo fabricante.
Alonso, como você havia me dito para ligar o uv direto ao filtro barril, apos eu trocar a lampada resolvir testar a sua tese (lembra que a minha opiniao era de que desta forma eu diminuiria o volume de filtragem/ hora e isto atrapalharia o funcionamento filtro fisico/biologico e do UV), pois não deu outra. Apesar de usar um bomba Atmam 8500 o volume de agua que chegava ao filtro barril era pequeno, em decorrencia da passagem da agua pelo UV. O que ocorreu foi que a filtragem fisica das algas não era suficiente, as algas ate estavam mortas ( pelo uv e por um algicida que usei) mas a agua continuava turva(igual) mesmo apos 4 dias do sistema ligado e sendo feita limpeza das midias fisicas diariamente. Resolvir voltar ao sistema como ele era (UV separado do Tetra Pond), fechei a saida do uv e com isto aumentei o volume/hora ( chegou a +/_ 5000 L/H que passa pelas midias fisicas, o resultado foi que em 24 horas havia clariado a agua e já dava para enchergar o fundo. passei a ligar o uv de dia e fechavo a noite e em mais 48 horas a agua estava cristalina, fiz uma limpeza nas midias fisicas, sinfonei o fundo e tudo voltou ao normal. Fica aqui ressaltado a importancia da filtragem fisica. o maeda tem um topico sobre vazao de filtragem otimo.
Este fim de semana resolvir esperimentar dosi produtos ( Alcon - Labcon Garden Floculador 1lt
e Tetra - Sludge Reducer - 340 gr (ex Aqua-Zyme) ), e o resultado foi um espetaculo. a agua já estava limpa e cristalina mas depois de umas 12 horas do produto ela estavam demais, da para ver o fundo, que estar a uns 125 cm de profundidade, como se estivese a uns 30 cm e o dia estava ate nublado.
Abraco.
Enviada: 25.11.2008(Ter)14:37 Assunto:
Kalil
Muito bom voce ter conseguido tratar a agua e ter ela novamente cristalina. Desculpe o trabalho da mudança do UV, pois acreditava que seria mais eficiente da forma que recomendei. O meu funciona ligado diretamente ä bomba e depois indo para o filtro e até hoje esta 100%.
Quanto as plantas, as minhas carpas retiram todas as raizes dos aguapés. Coloquei uma tela de aluminio que separa uma pequena parte do lago para outras plantas com uma base de terra vegetal e areia de praia.
Nesta tela de aluminio os peixes menores podem passar, somente as carpas e kinguios não conseguem.
Alonso
Ha uns 15 dias a minha lampada uv queimou mas so fui notar quando o lago estava turvo ( não chegou a ficar uma sopa, mas tinha muita alga e apartir de uns 60 cm não dava mais para enchergar). tinha lido em algum lugar que estas lampadas podem queimar e continuar exibindo a luz azul, este fio o meu caso, e a minha lampada já havia vencida o tempo de vida especificado pelo fabricante.
Olá Kalil, tudo bem?!?!?
Gostaria de obter algumas informações com você, se possível
Percebi que você instalou uma malha de ferro no fundo e paredes do lago e depois na frente levantou uma parede de tijolos.
Depois você encheu de concreto a tela?
O fundo, como você fez? Encheu de concreto?
Enviada: 06.11.2009(Sex)22:20 Assunto:
Ola.
Realmente apos fazer a parede de tijo concretei a malha de ferro que estava atraz da parede de tijolo. E uma exagero, pode perguntar a qualaue engenheiro, mas ficou muito bom, não tenho prolema com vazamento e hoje deve ter mais ou menos unas 600 kg de pedra ( pedras grandes) de rio dentro do lago e masi 1,20 de coluna de agua e não tenho vazamento. fiz varia modificacoes nos filtro e no lago e hoje em dia faco limpeza dos filtro ma vez ao mes, sendo que o filtro biologico limpo apenas uma vez ao ano, e a agua e cristalina o ano todo. ou postar fotos depois. Retirei todas as lantas do lago pois entope demais as bombas, hoje uso plantas plantadas fora do lago que acabam indo para dentro do lago mando foto.
Realmente apos fazer a parede de tijo concretei a malha de ferro que estava atraz da parede de tijolo. E uma exagero, pode perguntar a qualaue engenheiro, mas ficou muito bom, não tenho prolema com vazamento e hoje deve ter mais ou menos unas 600 kg de pedra ( pedras grandes) de rio dentro do lago e masi 1,20 de coluna de agua e não tenho vazamento. fiz varia modificacoes nos filtro e no lago e hoje em dia faco limpeza dos filtro ma vez ao mes, sendo que o filtro biologico limpo apenas uma vez ao ano, e a agua e cristalina o ano todo. ou postar fotos depois. Retirei todas as lantas do lago pois entope demais as bombas, hoje uso plantas plantadas fora do lago que acabam indo para dentro do lago mando foto.
Olá Kalil, obrigado pela resposta.
Para levantar a parede de tijolo, você criou algumas colunas, sapatas, viga baldrame, alguma coisa?