Peixes Ornamentais em Aquário
Forum de Discussões
Peixes Ornamentais e Aquarismo

ChatChat  AjudaAjuda   Pesquisar ForumPesquisar Forum   MembrosMembros   GruposGrupos 
 PerfilPerfil   Ver Suas Mensagens ParticularesVer Suas Mensagens Particulares   LogarLogar   RegistrarRegistrar 
Peixe Betta - Cuidados Gerais - Duvidas de uma iniciante
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Índice do Forum > Sobre o Site  Responder Mensagem   Novo Tópico
Autor Mensagem
ElisaDetzel
Novos Membros

MensagemEnviada: 19.10.2009(Seg)15:56    Assunto: Peixe Betta - Cuidados Gerais - Duvidas de uma iniciante Responder com Citação

Ola,

Antes de mais nada, gostaria de me apresentar e explicar que resolvi entrar no forum e criar este topico não para fazer UMA pergunta, mas para conseguir mais orientaçoes sobre este hobby tao bacana.
Recebi, ha alguns meses, a incumbencia de cuidar do betta de uma amiga que foi morar no exterior. ele vivia em um betariozinho, daqueles de meio litro, não tinha aquecedor e recebia 10 bolinhas de comida por dia. consequencia da superalimentação: a agua era completamente trocada a cada 5 dias, mais ou menos, pois ficava muito suja. Este peixe ficou pouco comigo, faleceu apos 2 semanas, muito doentinho. Como não entendia nada de aquarismo, achei que eu tivesse feito algo errado (ele viveu nessas condiçoes mais ou menos um ano, na casa dela) e fui pesquisar. descobri que estava tudo errado, que esse é um assunto bem serio, e me apaixonei por peixes e aquarios.
Entao montei um novo aquario para o meu novo peixe, o Fox. ele é um beta macho, amarelo e saudavel, que eu escolhi após ter visto diversos outros, por ser o mais comunicativo.
Meu novo aquario é um globo. mantenho uma coluna de agua de mais ou menos 10cm (1/3 da altura total do globo). são 5 litros de agua, mais ou menos. Tenho uma aquecedorzinho (pretendo comprar um maior) e um termometro. sou bem obcessiva com a temperatura (na primeira noite com o aqueceder eu acordei de hora em hora para verificar), que mantenho entre 26° e 30°. (primeira pergunta: um termostato seria indacado? não é possivel deiar mais estavel nesta cidade louca so com aquecedor). tenho ainda uma horrivel plantinha de plastico, que pretendo trocar por uma verdadeira em breve. pergunta: quais as especies que posso usar?? não tenho (nem pretendo adquirir, por enquanto) oxigenador. comprei a plantinha porque me disseram que o betta gosta de ficar "encostado" ou "apoiado" em objetos. sei que ele dorme no meio dela e que se diverte bastante atravessando-a.
A alimentação dele é, infelizmente, composta somente de ração flocada (uns 3 ou 4 flocos por dia). aboli as bolinhas pois li que elas não sao adequadas a digestao destes peixinhos. já procurei artemias e outros alimentos vivos, porem não encontrei por aqui (moro em Curitiba, se alguem puder ajudar...). pergunta: o que mais bettas comem?? com que frequencia?? por favor, dicas de alimentos simples de conseguir e bastante nutritivos. ah sim, e essa quantidade de flocos esta certa??
já li muito sobre o mal dos aquarios globo e estou bem na duvida: sera que compro um aquario maior, retangular, para ele??? sera que realmente prejudica o peixe?? não troquei ainda porque ele parece estar bastante saudavel. sempre que eu entro no quarto ele se aproxima do vidro, bastante agitado. se comunica comigo um pouco e depois volta a seus afazeres normais. e faz ninhos. sempre tem bolhas novas por lá. tenho certeza de que é mais feliz que se estivesse em um bettariozinho, mas sera o suficiente?
Ultimas duvidas: deixei 5 semanas o aquario com a mesma agua, pois ela estava aparentemente limpa e sempre que eu pensava em trocar ele fazia um novo ninho. sei que não ha problema em desmancha-los, mas se estava tudo certo, condiçoes ideais (suponho), não quis faze-lo passar pelo stress de uma troca de agua. acabei, por fim, trocando hoje. tirei ele e coloquei no bettario, com a mesma agua. tirei e enxaquei as pedrinhas dele, deixei a agua descansando (para os dejetos solidos se depositarem no fundo) e reutilizei-a (sem os dejetos). acrescentei 2/5 litro novos, devidamente tratados com anti-cloro e na mesma temperatura da agua em que ele já estava. quando é a hora certa de efetuar a troca?? devo esperar a agua parecer suja?? porque depois de 5 semanas ela continuava limpida e transparente.
Por fim, alguns detalhezinhos: porque o aquecedorzinho fica com manchinhas vermelhas com o passar do tempo?? ele não queima o peixinho, queima? (o Fox sempre encosta nele, me deixando meio tensa. sei que deve ser uma pergunta idiota essa, mas fazer o que??)
Ele deu uma "engordada" nas ultimas duas semanas. não me parece que seja a doença da barriguinha inchada, mas como ter certeza?? é normal esse pequeno (aparente) ganho de peso?? a barriguinha dele é branca (ele é amarelo), no começo achei que era a doença do veludo, mas percebi que não. acho que é assim mesmo, ou sera falta de proteinas??

Obrigada a todos que lerem pela paciencia com iniciantes. sei que sao perguntas ingenuas e agradeço aos que puderem responder.
Elisa[/b]
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
dealuz
Novos Membros

MensagemEnviada: 05.11.2009(Qui)16:37    Assunto: Responder com Citação

Elisa, são perguntas válidas, as que você fez...
Bem, vou tentar ajudar... hehe

1. Um termostato seria indicado?
R. Para um aquário de 5 l efetivos besta um aquecedor mesmo, de 2,5w. A temperatura do aquário pode ficar numa média de 26º a aprox. 30º, o ideal mesmo seria ficar em 27º, mas não precisa se preocupar tanto em manter uma temperatura fixa (se estiver dentro desse âmbito de variação)... a preocupação mesmo é não deixar a água ficar muito fria (tipo, é bom evitar de colocar o aquário em superfícies que conduzam/armazenem mais facilmente a temperatura, como numa mesa com tampo de mármore, por exemplo. Experimenta colocar um "descanso" de papelão ou um pano embaixo do aquário!Isso ajuda). Se fica calor pela manhã e frio à noite (como acontece aqui na minha casa, pois o aquário fica no meu quarto e eu uso condicionador de ar) experimente colocar o aquecedor só à noite para ver como fica... aqui deu certo! A Temperatura do meu aqua fica em 27 a 30º sempre;

2. Quais plantas?
R. Plantas que não necessitem de muita iluminação, substratos ou CO2... tais como a elódia, a rabo-de-raposa, o musgo de java... enfim... a elódia é bem fácil de achar e cresce que é uma beleza ;D

3. O que mais Bettas comem?? Com que freqüência? Essa quantidade de flocos esta certa??
R. Hmm... rações balanceadas e próprias para a Betta devem ser a base da alimentação... mas, para variar, alimentos vivos são muito bons... o que você conseguir achar nas lojas especializadas está bom ( MENOS TUBIFEX pois pode trazer doenças), ou você pode cultivar larvas de mosquitos, deixando uma vasilha com água parada na janela de casa (mas tome bastante cuidado para os mosquitos não chegarem à fase adulta!! Rolling Eyes ); geralmente o recomendado é oferecer alimentos vivos 3 vezes na semana... mas isso pode variar... isso vai de criador para criador; Essa quantidade de flocos está meio que insuficiente, ao meu ver... experimenta oferecer 3 flocos "médios", 3 vezes ao dia! (mas dá uma esfarelada nos flocos porque a Betta tem dificuldade para engolir inteira... não sei se você já reparou, mas quando tem um floco grande, ela fica colocando na boca e cuspindo direto...);

4. Será que compro um aquário maior, retangular, para ele??? Será que realmente prejudica o peixe??
R. Já participei de algumas discussões em fóruns a respeito do tamanho ideal de aquário para se criar uma Betta.
No site aqui do fórum, o artigo que fala sobre bettas diz que o aquário delas deve ter 40 litros (http://www.aquahobby.com/gallery/b_betta.php). Eu entendo que os aquariofilistas e apreciadores dessa bela espécie fiquem com raiva desses lojistas nojentos que vendem a betta naquela "beteira" horrorosa de meio litro, que fornece apenas uma "sobrevida" ao animal (pois eu também morro de raiva : Mad : . Mas, sinceramente, 40 litros, para mim, é um baita de um exagero... se você considerar 1 litro para cada centímetro de peixe, um aquário de 10 litros está mais que suficiente (pois vai fornecer um espaço de sobra para o peixe) e um aquário de 5 litros (considerando que sua betta fique com até 5 cm) é bem razoável. Essa foto do meu perfil é da minha betta fêmea (Genoveva xD) ela ficou sozinha num aquário de 20 litros por algum tempo e agora está com um casal de guppies e um casal de camarões com ela. Se você puder ter um aquário maior, será ótimo!!!, mas se não, 5 litros já está legal (menos que isso é um absurdo).
Quanto ao formato... seria legal um aquário retangular mesmo (apesar d'eu achar lindo aquário redondo :~~)... pois o aquário redondo distorce muito tanto o que você está vendo, quanto o que a Betta está vendo... mas não chega a ser uma ameaça à vida dela... acho que só seria menos estressante num aquário retangular.

5. Quando é a hora certa de efetuar a troca?? Devo esperar a água parecer suja??
R. você deve trocar cerca de 20% da água do aquário a cada 15 dias. Ou, no caso do seu aquário de 5 litros, até um litro por semana já está bom. Essa troca deve ser feita com um sifão, que pode ser improvisado com mangueira de ar dessas para bomba de aquário, um palito de churrasco e linha de costura, como as fotos mostram abaixo:

Ou você também pode comprar um... mas acho perda de dinheiro.

Com o sifão em mãos, você coloca uma ponta da mangueirinha (a que está com o palito de churrasco) dentro do aquário e você suga um pouco pela outra ponta com a boca, até que a água comece a sair por ela. Dai você vai logo no fundo do aqua e retira mais as fezes e restos de comida.
Depois repõe com água tratada (sem cloro).
(uma dúvida, como estás fazendo para manter o pH da água?! Eu uso dolomita, que é um ótimo tamponador - ajuda a água a ficar alcalina - pois a água da minha torneira é muito ácida);

6. Por que o aquecedorzinho fica com manchinhas vermelhas com o passar do tempo?? Ele não queima o peixinho, queima?
R. O aquecedor não queima o peixe... pelo menos não os que eu conheço o.o
Eu uso o aquecedor da Sarlo Better (http://www.sarlobetter.com.br/index.php?page=produtos&subcategory=6).
Não sei informar sobre esse fenômeno do aquecedor ficar vermelho;

7. É normal esse pequeno (aparente) ganho de peso??
R. Ao meu ver, não é normal que o peixe "ganhe peso" no sentido de ficar com "barriguinha inchada"... as escamas dele estão eriçadas? Ele está com dificuldades para nadar? Respiração ofegante?! Se sim, pode ser hidropsia Sad é melhor mesmo você colocar o peixe num aquário retangular para poder enxergar ele melhor e notar se ele apresenta mesmo esses sintomas ou não :/

Ufa, espero ter ajudado... Boa sorte para você e o Fox (pode postar foto dele aqui?!) ;*
robertwerlang
Regulares

MensagemEnviada: 05.11.2009(Qui)19:56    Assunto: Responder com Citação

1. Um termostato seria indicado?
Ele sem duvida é indicado,independente da região que você mora.O termostato não só esquenta a agua como tambem a mantem da temperatura,sendo que choques termicos são um grande problemas para qualquer tipo de peixe.
Compre Tambem um filtro para o seu betta,sem duvidas fará a diferença para o seu betta.

2. Quais plantas?
Caso não queira optar por substrato fertil ou uma boa iluminação,aconselho que coloque apenas musgo de java,rabo de rabo de raposa,elodea,cabomba...

3. O que mais Bettas comem?? Com que freqüência? Essa quantidade de flocos esta certa??
Qual a marca de ração que você utiliza?
As mais indicadas são as especificas para os bettas,opte pelas marcas SERA e TETRA.Betta em geral adora alimentos vivos,da uma pesquisada aqui no forum sobre os alimentos vivos mais utilizados.

4. Será que compro um aquário maior, retangular, para ele??? Será que realmente prejudica o peixe??
O retangular é 1000vezes melhor que o globo.Tente comprar um aquario de cerca de 15~~20l,esqueça a "regra" de 1cm de peixe por litro mencionada pelo colega acima

5. Quando é a hora certa de efetuar a troca?? Devo esperar a água parecer suja??
Como ele não possui filtragem e ainda é praticamente uma betteira,recomendo que troque 20% da agua a cada 3 dias,sendo que a agua deve ser tratada e com os mesmos parametros que a do "aquario".

6. Por que o aquecedorzinho fica com manchinhas vermelhas com o passar do tempo?? Ele não queima o peixinho, queima?

Provavelmente são algas.Fica tranquila que não irá queimar o peixe não.

abraço
Novos Membros

MensagemEnviada: 06.11.2009(Sex)11:16    Assunto: Responder com Citação

Citação:
esqueça a "regra" de 1cm de peixe por litro mencionada pelo colega acima

Se você quiser esquecer da regra de um cm de peixe por litro ou da de 1 g de peixe para cada três litros... pode esquecer ué... espero que nunca tenha um aquário comunitário, pois vai ser bem difícil adivinhar quantos peixes deverá colocar no mesmo...

Só não pode mesmo é esquecer de olhar o nome de quem escreveu resposta ao tópico, para não ficar tratando mulher como se fosse homem ^______^"

=*
robertwerlang
Regulares

MensagemEnviada: 06.11.2009(Sex)12:08    Assunto: Responder com Citação

dealuz escreveu:

Se você quiser esquecer da regra de um cm de peixe por litro ou da de 1 g de peixe para cada três litros... pode esquecer ué... espero que nunca tenha um aquário comunitário, pois vai ser bem difícil adivinhar quantos peixes deverá colocar no mesmo...

Com muita leitura e bom senso Wink
Seguindo a"regra" de 1cm po litro,eu posso colocar um oscar que pode chegar aos 35cm em um aquario de 35l?
Dealuz,como você ainda é nova aqui no forum,recomendo que você leia bastante,que um dia você chega lá Wink

dealuz escreveu:
Só não pode mesmo é esquecer de olhar o nome de quem escreveu resposta ao tópico, para não ficar tratando mulher como se fosse homem ^______^"

Como que poderia adivinhar que "dealuz" seria feminino ou masculino?
Somente um conselho,quando for criar conta em foruns coloque o seu nome verdedeiro,assim fica bem mais facil e não terá "problemas" desse tipo Wink
Regulares

MensagemEnviada: 06.11.2009(Sex)12:11    Assunto: Responder com Citação

ElisaDetzel
Tome cuidado com os conselhos de vendedores ou ate mesmo conselhos que você recebe aqui no forum ou em qualquer outro da internet,muitas vezes são pessoas novas ou inexperientes que podem estar te aconselhando,fique atenta!Sempre busque mais de uma opinião.

Abraço
Regulares

MensagemEnviada: 06.11.2009(Sex)12:50    Assunto: Responder com Citação

dealuz escreveu:
Citação:
esqueça a "regra" de 1cm de peixe por litro mencionada pelo colega acima

Cada peixe tem necessidades, metabilismos e personalidades diferentes. Só por seu "tamanho" não é possivel nem chegar perto de um valor que englobe tudo isto: e os peixes de metabolismo mais rápidos (que geram mais detritos)? e os peixes que PRECISAM mais espaço pois nadam mais? e os que não gostam de correnteza? e os que tem hábitos "violentos" (como o Balashark e seu famoso hábito de bater no vidro, até se o aquário é grande)?

Além disso, pense no seguinte: mesmo que fosse remotamente possível colocar um Oscar em 40L, isto não diz muita coisa: sério que ele pode ficar em um cubo de 33cm? ele adulto tem 35cm! E o espaço para nadar? se movimentar?

É necessário sim pesquisar caso a caso e encontrar valores adequados, e não mágicos como a "regra".
dealuz
Novos Membros

MensagemEnviada: 06.11.2009(Sex)13:28    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Dealuz,como você ainda é nova aqui no forum,recomendo que você leia bastante,que um dia você chega lá

Não é por ser nova aqui no fórum que sou inexperiente ou não li a respeito Wink
uehueheuheuheuehuehueheuhe esse fórum não é a única fonte de conhecimento na internet sobre aquariofilia xD
Eu já li bastante e continuo lendo, mas não sou mais uma dessas pessoas que seguem o que os outros dizem sem questionar. Em relação ao assunto que está sendo discutido aqui, a única força que é inquestionável é a natureza Wink

Dei minha opinião, sabendo que as pessoas não devem usar esse fórum como única fonte de conhecimento, e sim como um AUXILIAR. O ideal mesmo é "beber de várias fontes" e decidir pelo que se acha mais razoável. Eu poderia ter uma criação de Bettas enorme e muito bem-sucedida, e dai?! Não seria a "dona da verdade" por conta disso.

É muito fácil querer "elitizar" esse hobby, aconselhando uma pessoa a comprar aquecedor com termostato, oxigenador e aquário de 40 litros para uma única Betta Rolling Eyes
Nós devemos primar pela qualidade de vida do peixe, cobrando das pessoas um mínimo para isso... eu sempre digo se puder, compre um aquário maior, que é o ideal, mas nem sempre se pode alcançar o ideal, então aconselhamos o razoável.

Em relação ao meu nome no fórum "dealuz"... euheuehuehe uma pessoa com inteligência mediana consegue perceber que trata-se de "Dea (Andrea) Luz"... mas, realmente, não se pode cobrar uma inteligência mediana de todo mundo ^^" desculpa ;*

Citação:
Cada peixe tem necessidades, metabilismos e personalidades diferentes. Só por seu "tamanho" não é possivel nem chegar perto de um valor que englobe tudo isto: e os peixes de metabolismo mais rápidos (que geram mais detritos)? e os peixes que PRECISAM mais espaço pois nadam mais? e os que não gostam de correnteza? e os que tem hábitos "violentos" (como o Balashark e seu famoso hábito de bater no vidro, até se o aquário é grande)?

Além disso, pense no seguinte: mesmo que fosse remotamente possível colocar um Oscar em 40L, isto não diz muita coisa: sério que ele pode ficar em um cubo de 33cm? ele adulto tem 35cm! E o espaço para nadar? se movimentar?

É necessário sim pesquisar caso a caso e encontrar valores adequados, e não mágicos como a "regra".

Concordo plenamente. Existem exceções a todas as regras e a de 1 cm de peixe por litro, quando não funciona, pode ser trocada pela de 1 g de peixe para 3 litros (como eu disse anteriormente)! Essas duas "regras" são utilizadas por muitos e de forma bem-sucedida... claro que existe o critério de razoabilidade: peixes de porte maior como Tilápias, Carpas, Oscares, Japoneses e etc merecem uma atenção especial. Mas no caso de peixes menores, menos "corpulentos" e que, por conseqüência, ocupam menos espaço, se enquadram perfeitamente Wink

Outra coisa, só para finalizar... se quiserem me banir do fórum, fiquem à vontade mas, até que isso aconteça, sempre vou dar opiniões aqui sobre espécies das quais tenho experiência prática e teórica de sucesso como as Bettas. Uma Betta macho numa beteira de 5 litros vive bem, essa é a minha opinião e nenhuma pessoa que queira elitizar e excluir pessoas desse prazeroso hobby vai mudar minha opinião (apesar de eu criar minhas bettas em aquários de 10 litros e 20 litros respectivamente).

Um abraço =]
heineman
Membros

MensagemEnviada: 07.11.2009(Sab)13:58    Assunto: Responder com Citação

Concordo plenamente dealuz, há muitos membros aqui querendo elitizar o aquarismo, promovendo marcas caras, equipamentos high tech, como se aquarismo fosse um hobby de ricos.....hehe........pra começar tetra e sera nem devem saber onde fica o brasil.....e também fico impressionado com a arrogancia de alguns membros aqui querendo se passar como "experts" em peixes, como se isso fosse uma grande coisa......hehehe
dealuz
Novos Membros

MensagemEnviada: 07.11.2009(Sab)16:01    Assunto: Responder com Citação

http://www.bettabrasil.com.br/manejo.asp

Olhai, esse site é muito bom e possui rica fonte de leitura sobre as Bettas. Mas não se pode confiar em tudo... Na parte do "manejo" das Bettas, diz que uma beteira de 2 litros já basta... mas também não concordo.
Mas cada um faz o que achar melhor, o máximo que podemos fazer é opinar mesmo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
 Índice do Forum > Sobre o Site Todos os horários são GMT - 3 Horas Responder Mensagem   Novo Tópico
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Ir para:  
  Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.