Enviada: 31.10.2009(Sab)1:32 Assunto: População compatível com Tricogaster
Olá amigos, tenho um aqua de 60 a 65l +-
Tenho um casal de Tricogaster branco adulto
Duas plantas artificiais, um filtro com vasao compativel até 100l
cascalho de rio natural.
Gostaria de saber que outras especies eu poderia colocar
junto com esse casal, pensei em matogrosso, barbo ouro,
rosaceo, tetra negro, corys...
Que especies voces indicam? E qual a populacao adequada(quantidade de peixes) seria o ideal?
Outra coisa, gostaria que fosse plantado também, quais as plantas mais
resistentes e que necessitam de menos "cuidados".... sou muito inexperiente e gostaria muito das dicas de voces,
Enviada: 31.10.2009(Sab)13:10 Assunto:
Caro andre_jmc, vou contar uma experiência que tive com 1 casal de Tricogaster azul, tinha o casal em um aqua comunitário de 80lts. o tempo foi passando os demais peixes foram morrendo e os Trigo ficando, na época eu estava sem tempo e talz, acabou sobrando somente eles, nessa época os mesmos já tinham uns 4 ou 5 anos comigo, um belo dia resolvi repovoar esse comunitário para minha surpresa o casal tinha se tornado muito agressivo e atacava qualquer peixe que eu colocava, tentei removelos e introduzir os mesmos em outro aqua mais não adiantou, tive que manter um aqua só para eles, não sei dizer se isso é um comportamento normal da espécie ou algo inusitado.
Boa sorte. _________________ "Cuidado com aquele que tem a língua doce e uma espada na cintura. Um inimigo declarado é perigoso, mas um falso amigo é pior."
Enviada: 31.10.2009(Sab)13:38 Assunto:
olá André, tricogaster podem ser colocados com colisas, corydoras, barbos no geral e até mesmo bettas, mas como dito antes a agressividade de algumas especies como o azul pode ser moderada-alta, mas nem sempre. Te recomendaria o tricogaster leeri, muito bonito, elegante, pacífico ( as vezes acontece uma briguinha mas nada grave..hehhhe).
Enviada: 31.10.2009(Sab)15:45 Assunto:
Luís_RJ escreveu:
Caro andre_jmc, vou contar uma experiência que tive com 1 casal de Tricogaster azul, tinha o casal em um aqua comunitário de 80lts. o tempo foi passando os demais peixes foram morrendo e os Trigo ficando, na época eu estava sem tempo e talz, acabou sobrando somente eles, nessa época os mesmos já tinham uns 4 ou 5 anos comigo, um belo dia resolvi repovoar esse comunitário para minha surpresa o casal tinha se tornado muito agressivo e atacava qualquer peixe que eu colocava, tentei removelos e introduzir os mesmos em outro aqua mais não adiantou, tive que manter um aqua só para eles, não sei dizer se isso é um comportamento normal da espécie ou algo inusitado.
Boa sorte.
Olá Luis, aconteceu o mesmo comigo, eu tinha nesse mesmo aqua 4 sumatras, 1 rosaceo, 1 matogrosso, 1 cory, 2 barbos ouro todos foram morrendo um por um...as vezes até dois....eu notava que eles tinham marcas de mordidas nas nadadeiras e calda...achando que era alguma doenca troquei 70% da agua, mas não adiantou muito...
Quando eu comprei esse aquario o vendedor (por eu não ter muita nocao de populacao) me empurrou 2 bandeiras, um kinguio, 3 neons e uma cory além desse casal de tricogaster.... sendo que o tricogaster macho so "brigava" com a femea...ela ficava sempre recuada, ele é uns 2cm maior que ela.... mas nunca vi agressividade dele com os outros não...
Vou tentar colocar um casal de cory e observar o que acontece, se notar qualquer tipo de marcas de agressividade nelas vou tirar o macho tricogaster e dar para a loja que comprei!
Quero ter outras especies nesse aquario e com esse "PREDADOR" não tem como!!
Enviada: 31.10.2009(Sab)15:48 Assunto:
heineman escreveu:
olá André, tricogaster podem ser colocados com colisas, corydoras, barbos no geral e até mesmo bettas, mas como dito antes a agressividade de algumas especies como o azul pode ser moderada-alta, mas nem sempre. Te recomendaria o tricogaster leeri, muito bonito, elegante, pacífico ( as vezes acontece uma briguinha mas nada grave..hehhhe).
Agradeco a dica amigo, vou dá uma olhada no leri e quem sabe trazê-lo para o aquario, mas acho que o problema é mesmo o macho que tenho aqui...
A femea fica escondida direto dentro de um tronco artificial que tenho no fundo do aqua, ele não dá sossego a ela!
Enviada: 01.11.2009(Dom)18:44 Assunto:
Realmente tem tanta certeza que foram os Tricogásters que dizimaram sua fauna toda?
São peixes muito resistentes. E talvez tenha acontecido algum problema na qualidade da água, e os outros habitantes talvez não tenham resistido. Assim sobrando somente seus Tricos. Chegou a ciclar esse áqua? Fez os devidos testes (pH, amônia, nitrito, nitrato)?
Quanto às nadadeiras roídas e corpos feridos, isso é normal (a não ser que seu aquário esteja com fungos). Quando um peixe morre, os outros habitantes os veem como alimento. Já cheguei a achar crânios em meu aquário.
Enviada: 01.11.2009(Dom)21:48 Assunto:
Nosƒeratus escreveu:
Realmente tem tanta certeza que foram os Tricogásters que dizimaram sua fauna toda?
São peixes muito resistentes. E talvez tenha acontecido algum problema na qualidade da água, e os outros habitantes talvez não tenham resistido. Assim sobrando somente seus Tricos. Chegou a ciclar esse áqua? Fez os devidos testes (pH, amônia, nitrito, nitrato)?
Abçs!
Olá amigo,
Acho que foi o trico macho mesmo, porque ele fica o tempo todo atras da femea... ela fica escondida direto dentro de um tronco artificial... e noto que a calda dela está mordida também...
Esse aquario já tenho a uns 4 meses faco TPA's periodicas...quanto aos testes não fiz nenhum, como não tenho muita experiencia nesse ramo não fiz, acho que é mesmo o trico macho o "predador".
Amanha farei mais uma TPA e trocarei uns 30% dessa vez.
O meu filtro so tem carvao ativado e aquela "esponjinha", seria bom eu colocar as ceramicas também?
Enviada: 04.11.2009(Qua)10:37 Assunto:
Minha sugestão : coloque mais 2 ou 3 matogrosso e os 2 limpa vidros sim.
O matogrosso é um peixe de cardume, então gosta de ficar em maior quantidade... o neon também é de cardume e também gosta de quantidade. Porém seu aquário é muito pequeno para comportar dois cardumes...
Eu acho que 5-6 matogrosso ainda é pouco para um peixe de cardume mas é o melhor para o seu aquário. Sobre o limpa vidro, eu colocaria também.
Na verdade eu tiraria as coridoras e colocaria uns 4 limpa vidros no lugar, até porque coridoras também gostam de viver em grupos e no seu aqua só tem duas.
É só minha opinião. Eu faria assim : junto com seu tricogaster eu colocaria mais umas 3 colisas e uns 3 limpa vidros e pronto, acho que ficaria legal.
Abraço. _________________ aqua 250L > 1 casal de tricogaster leeri, 2 tricogaster azul, 5 colisas (dentre elas um casal), 4 labeo bicolor e 4 ampulárias *aqua hospital de 80L
Enviada: 04.11.2009(Qua)10:48 Assunto:
Renan H. B. escreveu:
Minha sugestão : coloque mais 2 ou 3 matogrosso e os 2 limpa vidros sim.
É só minha opinião. Eu faria assim : junto com seu tricogaster eu colocaria mais umas 3 colisas e uns 3 limpa vidros e pronto, acho que ficaria legal.
Abraço.
Opa, Renan, tudo bem?
Eu também gosto de colisas, porém fico meio em dúvida por causa dos matogrossos, será que colocando tricos, colisas e matogrossos dá certo? Sei que os matogrossos sao pacíficos, porém as colisas e os tricos podem apresentar quadro de agressividade entre si? Até mesmo atacando os matogrossos?