Peixes Ornamentais em Aquário
Forum de Discussões
Peixes Ornamentais e Aquarismo

ChatChat  AjudaAjuda   Pesquisar ForumPesquisar Forum   MembrosMembros   GruposGrupos 
 PerfilPerfil   Ver Suas Mensagens ParticularesVer Suas Mensagens Particulares   LogarLogar   RegistrarRegistrar 
Alarme de nível
 Índice do Forum > DIY - Faça Você Mesmo  Responder Mensagem   Novo Tópico
Autor Mensagem
caiorsiqueira
Membros

MensagemEnviada: 03.11.2009(Ter)23:33    Assunto: Alarme de nível Responder com Citação

Ontem aconteceu uma coisa aqui em casa bem desagradável, que imagino já ter acontecido com algumas pessoas. Fiz a TPA e deixei o aquário enchendo devagarzinho... e dormi!!! Acordei de manhã e a sala era um lago!!

Eu já vi um produto comercial, da BOYU, que consiste num sistema que quando a água atinge determinado nível soa um alarme que no caso me acordaria. Laughing

A idéia seria mais ou menos algo que ao chegar a determinado nível soaria um alarme, através do contato com a própria água. A minha principal dúvida seria se a água seria capaz de conduzir a energia necessária e se essa energia chegaria a dar choque nos peixes. Rolling Eyes

Posso estar esquecendo de algo crucial que colocaria a idéia água abaixo (literalmente), mas pelo menos existe um produto assim, então impossível não é.

Imagem do produto:
http://images5.fotop.net/albums7/AquariumHK/Accessories/SW01.jpg
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daijiro
Membros

MensagemEnviada: 04.11.2009(Qua)11:48    Assunto: já... Responder com Citação

Já pensou nas "bóias" eletrônicas que usam-se em caixa d'água?
Existem algumas que são penas e servem para aquário!
Só que ao invés de acionar a bomba acionaria um alarme!

Xero
DJR
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
McZ
Regulares

MensagemEnviada: 04.11.2009(Qua)16:26    Assunto: Responder com Citação

Eu pensaria em algo assim:

Um prendedor no vidro, nesse prendedor passa uma barrinha de metal com um pedaço de isopor na extremidade que fica dentro do aqua, posiciona um botão de alarme em baixo da parte externa da barra, quando a agua sobe o isopor vai subindo também, consequentemente a parte de fora da barra desce e aciona o alarme.

Bem engenhoso kkkkk (O díficil é fazer funcionar)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
martondvn
Novos Membros

MensagemEnviada: 06.11.2009(Sex)18:17    Assunto: Responder com Citação

Minha sugestão seria a seguinte,
montar um tubo que fique permanentemente dentro do aquário, como um daqueles que saem dos filtros biológicos de fundo. Dentro deste, colocar algo que funcionasse como uma bóia, de forma que subisse conforme sobe o nível da água.
Preso a essa bóia, algo que funcionasse como uma rolha, tapando a entrada de água.
Ai você só colocaria a água da TPA por uma mangueira bem presa dentro deste tubo, conforme o nível de água subisse, a bóia levaria essa rolha até a entrada da água e a tamparia.
Seria algo como uma daquelas bóias de caixas acopladas de vasos sanitários, só que com a construção vertical pra não destruir o visual do aquário.
E a bóia tem que ser algo que gere um bom empuxo para vencer a pressão da água que está entrando.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Tekko
Regulares

MensagemEnviada: 06.11.2009(Sex)21:17    Assunto: Responder com Citação

Já pensei num projeto utilizando reed-switch. Esse reed-switch é uma chave numa ampola de vidro acionada por algum campo magnetico, por exemplo um imã. http://en.wikipedia.org/wiki/Reed_switch

No projeto que pensei foi fazer um sistema de TPA automatico, aonde verificaria se existia agua num compartimento de agua nova e caso positivo faria uma troca, desligando em determinada altura da coluna d´agua.. depois encheria o aquario com a agua do compartimento de agua nova.

Poderia ser utilizado num sistema que aciona um alarme normalmente.

Alarmes também utilizam reed-switch para verificar abertura de portas e janelas.

você poderia comprar um alarme desses de vitrine de loja, que é acionado na abertura da vitrine e fazer um sistema de boia com imã que acione o alarme quando passar de determinado nivel.

Será que expliquei ou compliquei Laughing

A única diferença entre o político e o ladrão é que o primeiro a gente escolhe e o segundo escolhe a gente
nagayama
Destaques

MensagemEnviada: 06.11.2009(Sex)21:38    Assunto: Responder com Citação

heheh

Já cometi este erro muitas e muitas vezes.

Para evitar esse problema eu já pensei em adaptar uma dessas bóias de caixa dágua na mangueira, aí quando o nível chega no máximo, a boia breca a entrada da água.

Só precisa da boia, que já tem a rosca certa para encaixar na mangueira, e de um esquema para prender a bóia no vidro, acho que um tipo de grampo ou gancho seria uma boa solução.
caiorsiqueira
Membros

MensagemEnviada: 11.11.2009(Qua)21:06    Assunto: Responder com Citação

Tambem não foi a primeira vez, só que desta vez foi muuuita água que transbordou. Rolling Eyes

Sobre a boia de caixa d'agua, o problema é que ela precisa de um bom apoio e causa uma certa pressão sobre o seu suporte para poder funcionar 100%, o que não sei se o vidro do aquário poderia dar ou suportar...

Eu já pensei usar uma boia destas usadas em filtros de barro, mas não consegui bolar uma maneira de fixa-la. Não é um alarme, mas seria uma solução melhor até do que um alarme.

Eis a bóia que me refiro:
Mostrar os tópicos anteriores:   
 Índice do Forum > DIY - Faça Você Mesmo Todos os horários são GMT - 3 Horas Responder Mensagem   Novo Tópico
Ir para:  
  Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.