Enviada: 28.10.2009(Qua)19:54 Assunto: 10 peixes em 6 litros
A algumas semanas atras tive que comprar um aquario para fazer um trabalho de escola, passado o trabalho resolvi comprar peixinhos e coloca-los no aquario. Comprei 6 paulistinhas , e a moça ainda me deu um, totalizando 7 paulistinhas, e tambem comprei 3 platis, um macho e duas femeas. O problema é que eu não tinha acessado nenhum forum ou algo parecida, e pelo que vi eu superpovoei meu aquario, já que ele tem 30x15x15, o que sao mais ou menos 6 litros. Desejo colocar alguma plantinha nele também, o que faço? Mantenho os 10 peixes? não coloco a plantinha? Obs: gostei muito desse hobby. Por favor ajudem
Enviada: 28.10.2009(Qua)20:19 Assunto:
Olá Douglas, bem vindo ao hobby e ao forum.
Neste aquário os seus peixes, que têm longevidade de 3-5 anos, não vão conseguir passar de algumas semanas sofridas antes de morrerem.
Compre um aquário de 60 L (60x30x33) que não custa caro e você vai ter uma introdução muito mais prazerosa ao hobby, ao invês da decepção iminente do rumo atual... _________________ Sucesso com um peixe/aquário é medido em ANOS, não meses ou semanas...
Seja bem vindo. Sua disposição em aprender já é um grande passo para o sucesso.
A escolha entre comprar um aquário maior ou se desfazer de alguns peixes é sua, mas se você pensa em ter paulistinhas e platis/molinésias, deverá comprar um aquário maior porque paulistinhas gostam de viver em cardumes (pelo menos em grupos de 6) e platis/molinésias dão crias frequentemente e com grande número de filhotes a cada cria. Em poucos meses você estará com o aquário cheio deles pois as fêmeas geralmente já vêm grávidas e acabam engravidando novamente dentro do seu próprio aquário. Todos eles são peixes adoráveis e com comportamento encantador.
Os aquários em si são baratos. No entanto, você precisará de alguns equipamentos indispensáveis que encarecerão a conta:
- Filtro (pode ser do tipo hang on para o tamanho de aquário que o Marcos Avila sugeriu)
- Termostato
- Termômetro
- Testes (no mínimo de pH, amônia e nitrito)
- Injetor de CO2 (se quiser realmente ter plantas)
- Substrato inerte e fértil (caso opte por plantas)
Acho que o tamanho de aquário que o Marcos sugeriu está ótimo pois acomodará bem seus peixes (os que você colocará e os que nascerão lá) e será mais fácil manter a qualidade da água do que em aquários menores.
Mas não se esqueça de que você deverá ciclar esse aquário novo antes de colocar os peixes (tem vários tópicos neste mesmo forum para ajudá-lo) e os peixes devem ser introduzidos aos poucos para dar tempo das bactérias envolvidas no ciclo do nitrogênio aumentarem gradativamente e, dessa forma, evitarem picos dos compostos nitrogenados (amônia e nitrito), já que eles são tóxicos aos peixes.
Você certamente terá muitas dúvidas, como todos nós, mas fique a vontade para perguntar.
Por ora, mande-nos o setup do seu aquário atual para tentarmos ajudá-lo enquanto você decide o que fará daqui para frente.
Primeiramente obrigado pela ajuda de todos. Eu comprei os peixinhos ontem, e amanha vou compar a bombinha+filtro, já tem um enfeite de plantinha de plastico, e o cascalho é daqueles simples, paguei 2,20 o quilo. Li em outros topicos que essas duas especies se reproduzem facilmente, mas se eu deixar os filhotes com os pais, não terei problemas com natalidade, pois apesar de cruel, os pais comerao as crias, certo? Percebi que a idea das plantinhas é melhor deixar pra depois, porque terei que desembolsar mais dinheiro. E tambem terei que comprar outro aquario de 60 L , já vou ver preços e ver o quanto de dinheiro eu tenho. Alguem tem idéia do valor?
É obvio que os preços variam de cidade para cidade, e mais, de loja para loja, mas vou te passar os preços que considero bons aqui em SP, e de materiais de excelente qualidade, calculados para um aquário de 60 litros.
- Filtro HangOn - uns 80,00
- Termostato - uns 60,00
- Termômetro - uns 6,00
- Testes (pH, amônia e nitrito) - uns 30,00
- Injetor de CO2 (se quiser ter plantas) - uns 45,00
- Substrato inerte - uns 15,00
- Substrato fértil (caso opte por plantas) - uns 60,00
- Anticloro - uns 20,00
Espero que você tenha feito a ciclagem do seu aquário de 6 litros. Se não fez, corra comprar um acelerador de biologia (tenho experiência excelente com o Stability, da Seachem - uns 25,00) amanhã mesmo, antes que você perca seus primeiros peixes.
Me decidi hoje, so irei comprar outro aquario se esse meu de 6 L for bem sucedido, pra eu aprender o básico. Hoje comprei o filtro de uma marca nacional, não me recordo o nome, intalei ele, funcionou direitinho, parecia até que os peixinhos ficaram mais alegres e ativos. Li bastante sobre ciclagem hoje, eu não fiz isso, mas li num topico que o paulistinha, por exemplo, ajuda na ciclagem, entao vou deixar como está. Estou parecendo criança com essa história de aquario e peixinhos, fiquei hoje que nem um bobo no petshop vendo varias especies e tudo mais e em casa vendo o aquario que nem televisao.
Enviada: 03.11.2009(Ter)18:39 Assunto:
DOUGLAS.DOG escreveu:
[Repetição desnecessária da mensagem anterior inteira removida pela moderação - MA]
Amiguinho, só um conselho direto e reto, dificilmente você terá sucesso com um aquario tão pequeno e tantos peixes assim no minimo 1L de agua para cada centimetro de peixes pequenos.
Se você não quer ou não pode comprar um aquario maior agora, fique só com 2 paulistinhas no maximo e entregue o resto na loja de aquario, se o lojista for parceiro você fica com um crédito para quando for comprar um aquario maior.
Se não fez ciclagem e já tm peixes, vá fazendo TPA de 20% todos os dias até estabilizar o aquario e não esqueça de comprar um anticloro pra fazer as tpas.