Enviada: 03.11.2009(Ter)18:38 Assunto: Tanque de carpas, ajuda para construir
Boa noite a todos, eu sou novo aqui e não tenho muita experiencia em carpas, mais estou querendo fazer um tanque de carpas no jardim da minha casa.
primeiramente a ideia é de fazer uma tanque com 3 metros de diametro por 0,80 m de altura, essa altura esta boa?
outra coisa, já que o tanque sera de concreto, seria necessario algum tipo de filtro no fundo do tanque? e de bombas? na verdade não sei como que isso funciona.
Sera necessario alguma vedacao no tanque, mais que material seria o indicado?
Acho que por enquanto isso já esta bom, mais se alguem tiver mais alguma dica pra passar seria otimo.
obrigado
Enviada: 03.11.2009(Ter)20:04 Assunto:
Chico,
Você já leu os tópicos fixos desta sala de lagos? Pergunto isso porque, para responder às suas dúvidas, um simples tópico talvez não baste. São assuntos extensos e poderia ocorrer de postarem respostas resumidas que poderiam ficar a desejar. Assim, procure ler os tópicos fixos desta sala e principalmente os artigos que estão no portal.
A própria escolha do material que usará vai depender dessa leitura.
Depois, ficará mais fácil esclarecer as suas dúvidas. Ok?
Eu li sim, varios topicos sendo fixos ou não.
Vamos ao que interessa heheheh
O tanque vai ter aproximadamente 6000 litros, tem alguma bomba que você recomenda? Aqui na minha cidade não tem nanhuma loja que vende isso, portanto terei que comprar de fora e não quero errar ao comprar, para evitar trocas ou outras compras futuras.
Sobre o filtro eu já comecei a fazer, apenas estou em duvida com os materiais que serao usados, mais isso fica pra mais tarde.
A construção do tanque será de concreto, será passado uma manta asfaltica e outros produtos, que me recomendaram, serao usados na impermeabilização.
Amanha terei que viajar, mais sabado postarei algumas fotos do local onde sera o tanque e darei uma ideia de com quero fazer.
Abraços
Enviada: 04.11.2009(Qua)22:16 Assunto:
Oi, Chico.
A escolha das marcas de bombas depende muito da preferência de cada um. Eu não poderia indicar uma ou outra marca em detrimento de uma terceira. Poderia estar sendo injusto ou mesmo tornando o tópico meio que de cunho comercial. Dessa forma, vou apenas citar algumas marcas que tenho e que já tive.
Atualmente, no meu laguinho, há uma Sarlo 650 no filtro há mais de dois anos sem problemas. Há um ano eu troquei seu reparo. Anteriormente, havia uma Atman que também durou por anos, mas eu não encontrei mais o reparo para trocar.
O meu vizinho usa ViaAqua há bastante tempo sem problemas.
Há uma outra Boyu que eu ganhei e, como não tinha potência para mandar a água a 1 metro de altura, resolvi deixá-la apenas para circulação.
Essas são as marcas com as quais já tive alguma experiência. Ok?
Enviada: 05.11.2009(Qui)9:24 Assunto: Re: Tanque de carpas, ajuda para construir
chicohs escreveu:
Boa noite a todos, eu sou novo aqui e não tenho muita experiencia em carpas, mais estou querendo fazer um tanque de carpas no jardim da minha casa.
primeiramente a ideia é de fazer uma tanque com 3 metros de diametro por 0,80 m de altura, essa altura esta boa?
outra coisa, já que o tanque sera de concreto, seria necessario algum tipo de filtro no fundo do tanque? e de bombas? na verdade não sei como que isso funciona.
Sera necessario alguma vedacao no tanque, mais que material seria o indicado?
Acho que por enquanto isso já esta bom, mais se alguem tiver mais alguma dica pra passar seria otimo.
obrigado
Chico, bem vindo!
tive várias dúvidas quando comecei... nem sabia deste forum e dos caras feras que aquí postam dicas e ajudas mais que iluminadas!
então, no que precisar, pode perguntar!
dá uma olhada nos tópicos, pra ter sempre uma base de equilíbrio, pois sempre acha algo interessante que complementará seu projeto. qualquer tanque, lago, caixa d'agua, piscina de plástico, aquário ou outro ambiente criado artificialmente para acomodar peixes, devem conter alguns detalhes e equipamentos. pois sem eles não há como criar um ecossistema artificial que manterá seus peixes vivos!
então pra iniciar seria assim:
*local onde os peixes vão viver: água de boa qualidade, com pH, dureza, amônia, nitritos e nitratos, turbidez e detritos controlados e mantidos em padrões aceitáveis. ( boa qualidade da água).
*sistema de filtragem: se a água não é de nascente e se renova constantemente, deve-se criar/instalar um filtro (feito em casa ou comprado) pra manter a água limpa e com controle biológico de impurezas e componentes maléficos aos peixes. (te aconselho um filtro que passe o volume de água em pelo menos duas horas ( vide tópico de vazão ) com filtragem biológica e mecânica. a ordem, se fizer em casa um filtro será: 1 - mecânica com tela/perlon. 2- biológica com cacos de cerâmica/bioballs/argila expandida/cascalho/espuima atóxica. 3- química com carvão ativado (trocado todo mês). 4- filtragem com uv (15w a cada 3500 lts) e se possível nunca deixe o lago 100% com incidência solar direta (use pergolados, sombrite, telhado ou faça o lago/tanque em local de sombra.
*bombas: vários são os tipos e modelos (nomes e vazões), então escolha as mais confiáveis e que possam fazer o que deve ser feito! eu prefiro as da marca Atman, mas a vazão da bomba é que conta, então a bomba deve ter pelo menos capacidade de girar a água do lago (litragem total) a cada duas horas... minha teoria, pois assim a filtragem será mais potente e poderá fazer menos tpas... obs: elas devem ficar ligadas sempre, sem interrupção ( se faltar luz, deve fazer manualmente a passagem de água pelos filtros, se não as colônias de bactérias podem morrer...)
*quantidade de peixes: esse assunto é polêmico, pois o certo é 01 carpa= 800 lts! então não compre muitas carpas e sim escolha algumas poucas, mas com qualidade e beleza!
*alimentação: escolha uma de boa qualidade, assim terá menos detrito e mais saúde pros peixes! ração ruim=doença e sujeira no fundo.
*impermeabilização: use produtos atóxicos! sika top 100, vedajá...
*concreto: após a construção e curagem, encha o tanque, e faça uma ciclagem de pelo menos trê dias sem peixes! com a bomba ligada e o filtro instalado... depois esvazie e repita o processo... pra não ter mortes prematuras de peixes! após esta etapa, coloque uns dois ou três peixinhos pra ver se está tudo bem... só depois coloque carpas!
*vegetação: carpas e kinguios comem tudo que for plantas, então faça um espaço separado onde eles não consigam chegar perto das raízes e folhas! faça um filtro verde om um vaso, caixa ou outro tipo de compartimento por onde a água que vem do filtro possa passar antes de voltar ao lago.
*cuidados elementares: faça trocas parciais de pelo menos 15% a cada 10 dias; limpe o fundo do tanque com uma mangueira ou limpador de piscina, pra tirar o excesso de sujeira depositado; limpe os filtros mecânico toda semana; verifique o estado das bombas periódicamente, pra não haver entupimentos e possível queima da mesma; mantenha sempre uma bomba reserva; se utilizar água clorada (tratada) use anti-cloro na proporção 01 gota pra cada 10 lts; uma vez por mês jogue 50 gr de sal grosso na água; 01 vez por mês jogue 30 gotas de anti-ictio na água;
e por último, mas não a menos importante: trate seus peixes com cuidado e carinho, pois saõ seres vivos e viverão por muitos anos se bem tratados!
boa sorte!
e poste fotos de cada etapa pra vermos o desenvolvimento da obra e dos dos futuros habitantes! _________________ Paz, Saúde e Prosperidade!
Antes de "tentar" mostrar o projeto do meu lago, tenho algumas duvidas.
O tanque tera em torno de 6000 litros, andei olhando umas bombas depois que o Maeda falou, e achei uma Sarlo Sb2000, sera que essa bomba sera suficiente para o lago? A bomba teria que conseguir mandar a agua para uns 3 metros de comprimento por uns 2 metros de altura, ate chegar no filtro, que depois cairia numa cascatinha. Sera que este está bom?
Outra duvida que eu tenho é com relacao a um viveiro que tenho aqui. Eu queria construir esse viveiro atras do lago, e essa cascatinha sairia de dentro do viveiro, os passarinhos iram passar por cima da cascata, podendo assim sujar a agua, e podendo prejudicar as carpas. Alguem pode me dizer se eu posso fazer isso ou não? Se eu puder, tem algum metodo para controlar essa sujeira dos passarinhos?
já cavei tudo oque tinha e já esta pronto para começar a concretar, fui pela ideia de gastar o menos possivel e estou fazendo tudo sozinho, fiquei 3 dias das 6:30 da tarde ate mais ou menos 11 da noite tirando carrinhos de terra, ainda bem que acabou, estou com os braços muidos heheheh.