Enviada: 17.10.2009(Sab)15:40 Assunto: Rivulus
Olá!!!
Precisso saber quantos que custa o peixinho rivulus $$$ porque lá perto de casa tem um laguinho que é cheio deles e pretendo pegar para vender para casa de ração.
POR FAVOR ALGUEM SABE QUANTOS CUSTA???
Me falem prescisso dessa informação
OBRIGADO!!! _________________ sobre peixes e plantas
O comércio de rivulus coletados é totalmente proibido. Se o IBAMA te pegar, você vai pra cadeia junto com o dono da casa de ração. _________________ Camisetas Aquahobby, plantas e invertebrados.
Enviada: 22.10.2009(Qui)10:53 Assunto:
Depende do Rivulus que estamos falando...
existe o rivulus santensis (bertioga) , tem tambem o ocellatus e tem oustros especimes também da familia do Rivulus dependendo do especime pode custar em torno de R$4,00 até R$12,00 para revenda... então voce vai ter que vender mais barato para o vendedor lucrar também.
Enviada: 27.10.2009(Ter)16:34 Assunto:
OPA OPAAAA
Como o Nagayama disse, venda de rivulus NACIONAIS sem autorização pra coleta é crime sem fiança! Crime ambiental!
O pessoal do killisfih Brasil vende killis não nacionais criados em cativeiro, incluindo rivulus não brasileiros. logico que existem pessoas que vendem rivulus nacionais criados em cativeiros, e uns mala sem alça que vende bicho coletado.
Lembre-se que killis são peixes muito vulneraveis, e a maioria está ameaçada de extinçao, por falta de respeito aos biotopos, e hoje tambem por coleta clandestina e ilegal.
Segundo, casa de raçao só quer peixe colorido, barato e que venda bem.. rivulus estao fora de questao, ainda mais que sao muito timidos, escpndem o tempo todo, pouco coloridos e pulam muito.
Seja aquarista consciente, não colete, não contribua pro fim dos killis, e aos outros foristas, cuidado com os consselhos, muitas das vezes é criminoso, anti-ecologico e anti-etico.
Enviada: 29.10.2009(Qui)10:52 Assunto:
Epaaaa perai hehehe num disse pra ninguem sai coletando ai não.
falei pra ele se informar direitinho sobre o que ele queria fazer e quais poderiam ser coletador pois de acordo com o site do ibama www.ibama.gov.br existem mais de 3 especimes de rivulus sendo 1 podendo ser comercializado de acordo com informações no saite, mais lá não disse que pode ou não pode ser coletado... até mesmo eu não sei!!
Por isso eu disse na minha citãção acima (Dependo do rivulus que estamos falando) mi interpretaram errado !!
E outra , coletado é diferente de comercializado , pois pode ser que o ibama libera somente a comercializacao sobre cativeiro e não a de coleta.
mais lá no saite tem o fale conosco , ai é só pergunta e manda um fotinha do peixinho que em 48h eles respondem .
Não estou vendo nada disto na sua mensagem anterior. Você pode me mostrar em qual lugar da mensagem anterior você escreveu para ele pedir informação?
Não li nada escrito sobre IBAMA na sua mensagem anterior. E no site do IBAMA está muito bem explicado que é PROIBIDA comercialização de Killifish nacional, coletado ou criado.
O caso dos Killifishes tem sido alvo de algumas discussões no Instituto, e uma regulamentação quanto ao assunto ainda está sendo debatida.
Pelas leis correntes, a coleta de peixes para uso ornamental e de aquariofilia só é permitida para as espécies existentes no Anexo 1 da Instrução Normativa MMA nº13/2005. Espécies que não constem nesse Anexo somente podem ser comercializadas quando provenientes de aquicultores devidamente registrados.
As espécies de killifishes anuais ameaçadas de extinção, constantes na Instrução Normativa MMA nº5/2004, somente podem ser mantidas se provenientes de aquicultores autorizados. No momento não existe ninguém com essa autorização no país.
Espécies não ameaçadas podem ser cultivadas por aquicultor devidamente registrado, desde que o mesmo tenha autorização para coletar as matrizes ou comprove a origem legal dos peixes (nota fiscal ou documento semelhante).
Dessa forma, esclarecemos os seguintes pontos:
1 - Para criar Killifishes nativos ou não nativos, não-ameaçados de extinção:
- Adquirir os animais de aqüicultor ou comerciante devidamente registrado, certificando-se da origem legal dos peixes. Peça nota fiscal descriminando as espécies e guarde-as.
- Caso vá comercializar os peixes, ser aqüicultor, devidamente registrado junto à Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República - SEAP/PR e ao Cadastro Técnico Federal do IBAMA.
2 - Para criar Killifishes nativos ameaçados de extinção:
- Adquirir os animais de aqüicultor ou comerciante devidamente registrado, certificando-se da origem legal dos peixes. Peça nota fiscal descriminando as espécies e guarde-as.
- Caso vá comercializar os peixes, ser aqüicultor, devidamente registrado junto à SEAP e ao Cadastro Técnico Federal do IBAMA, e comprovar que os peixes foram adquiridos de maneira legal. Reforçamos que, no momento, ninguém no País está autorizado a criar esses animais.
Essas orientações não se aplicam a realização de pesquisa científica e/ou didática, que tem regulamentação diferenciada. (Para maiores informações visite www.ibama.gov.br/sisbio)
Comércio de Killifishes
O caso dos Killifishes tem sido alvo de algumas discussões no Instituto, e uma regulamentação quanto ao assunto ainda está sendo debatida.
Pelas leis correntes, a coleta de peixes para uso ornamental e de aquariofilia só é permitida para as espécies existentes no Anexo 1 da Instrução Normativa MMA nº13/2005. Espécies que não constem nesse Anexo somente podem ser comercializadas quando provenientes de aquicultores devidamente registrados.
As espécies de killifishes anuais ameaçadas de extinção, constantes na Instrução Normativa MMA nº5/2004, somente podem ser mantidas se provenientes de aquicultores autorizados. No momento não existe ninguém com essa autorização no país.
Espécies não ameaçadas podem ser cultivadas por aquicultor devidamente registrado, desde que o mesmo tenha autorização para coletar as matrizes ou comprove a origem legal dos peixes (nota fiscal ou documento semelhante).
Dessa forma, esclarecemos que para efetuar a compra e venda de Killifishes, é necessário adquirir os animais de aqüicultor ou distribuidor devidamente registrado, certificando-se da origem legal dos peixes. Peça nota fiscal descriminando as espécies e guarde-as.
Reforçamos que, no momento, ninguém no País está autorizado a criar ou comercializar as espécies ameaçadas de extinção.
E eles não respondem nada em 48 horas. Pra perguntar qualquer coisa para eles, precisa enviar uma carta registrada, protocolar e aguardar de 15 a 20 dias para eles responderem.
Se você duvida sobre o que estou falando, ligue na sede do IBAMA de São Paulo e fale com o Sr. Luis Frosch, ou senão pode consultar algum dos 4 ou 5 colegas aqui do fórum, que trabalham lá no IBAMA e estão sempre de atentos e dispostos a ajudar.
E mesmo sem saber, logo na linha abaixo você colocou o nome de uma espécie proibida e até chutou um preço. Isso foi um erro grave.
Como você é novo aqui no fórum, não deve saber das regras, mas de agora em diante, você só deve dar a sua opinião quando tiver certeza e experiência.
Quando fizer algum comentário, por favor, explique direitinho, sem deixar mensagens nas entrelinhas, pois quem está do outro lado poderia entender tudo errado, cometer um crime e parar na cadeia, por sua culpa.
Portanto, não economize palavras, explique com muitos detalhes e quando for opinar sobre uma coisa, tenha certeza que não está dando um conselho errado e aumentando o problema da outra pessoa.
Ok?
Um abração
Minoru
EDIT: Sobre a sua comunicação com o IBAMA, você poderia me passar por MP o nome e email da pessoa com quem você costuma falar? Vai me ajudar muito.