Peixes Ornamentais em Aquário

Holacanthus tricolor
Tricolor, Rock Beauty Angelfish

 A Era de Aquários > Peixes Marinhos

Fotos & Comentários

Holacanthus_tricolor_3.jpg (33kb)
Fotografia: Thiago Somera

Nome: Holacanthus tricolor
Tamanho AtitudeReef
Origem: Atlântico Ocidental
60 cm Solitário Só Jovem
Comentário

Tenho um tricolor há mais de 5 meses e é a atração do aquário, depois do marom, é claro. Sempre muito bem disposto, come muito bem comida granulada e de vez enquando belisca os corais. No inicio fiquei com medo de colocá-lo no aquário, mas após um mes de preocupação, tudo ficou muito bem. Só para lembrar, cada caso é um caso, tenho um Sargento desde o início da montagem do aquário, contra tudo e contra todos e está tudo muito bem no meu aquário de 100x50x40.

Contribuído por Edilson Vasconcelos
Comentário

Deixo aqui este comentário, pois já ví muitos aquaristas encontrarem dificuldades no momento de alimentar esta espécie, e acabam até levando alguns peixes à morte. Para ter sucesso na alimentação do Tricolor, eu aconselho o seguinte: Tetra Color Bits (antiga Tetra Diskus), sendo complementada com mariscos, artêmias e esponjas. Este peixe gosta de rações granuladas, ao invés de rações em flocos. Em seu habitat natural, o Tricolor tem uma dieta baseada em esponjas, portanto é interessante que o criador possua esponjas em seu aquário. Nos primeiros 5 dias, o Tricolor poderá não se alimentar, pois estará em fase de adaptação no aquário. Esta espécie necessita de um aquário grande, acima de 500 L, pois gosta de se movimentar muito, e com muita agilidade. Peixe muito territorial.

Contribuído por Mauro Cezar Militão
Comentário

Meu tricolor não aceita comida em flocos de maneira nenhuma, mas reparei que ele gosta muito de comer a Bottom Fish, que é uma comida extrusada com que eu alimento meus invertebrados. Então acabei usando como uma opção alternativa para alimentá-lo, e por enquanto está dando muito certo.

Comentário

Tive um tricolor em meu aquário. Viveu dois anos, acho que morreu porque não percebi que a densidade subiu. Tenho vontade de obter outro, pois com sua morte infelizmente fiquei mal. Foi o primeiro que morreu e espero que o último. Tenho um aquário de 800 L e o tricolor foi meu 1 peixe marinho.

Contribuído por Gilson Mendes
Comentário

O que posso dizer no meu caso, é um peixe extremamente pacífico e dócil. Chega a vir comer na mão. Se alimenta de artêmias e flocos (Tetra Marin Colors). Infelizmente belisca corais. Estou montando um aquário só para ele. Sensível com relação a qualidade da água. Um peixe que deve ser respeitado, o aquarista só deve comprar se realmente tiver experiência e condições para mantê-lo.

Contribuído por Gustavo Ceratti
Comentário

Tenho um aquário com um tricolor de 8 cm, completando 1 ano. Convive bem com meu gramma loreto, mandarim, ocellaris, centropyge e cavalo marinho. É um peixe territorial com o centropyge. Muito resistente, sendo que alimento com artêmias mas o que o tricolor adora é Tetra Color granulado que escolhe os maiores para comer. Belisca tudo o que é coral e invertebrado, tipo estrela do mar e paguros. Portanto coloco acelga que este aceita antes de beliscar. Peixe ótimo que adaptou no meu aquário junto a animais que achavam quase difíceis de alimentar. É glutão demais.

Contribuído por Nuno Miguel Chiu

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L