Peixes Ornamentais em Aquário

Holacanthus tricolor
Tricolor, Rock Beauty Angelfish

 A Era de Aquários > Peixes Marinhos

Fotos & Comentários

tricolor1.jpg (5kb) tricolor2.jpg (11kb)
Fotografia: Fish Domain

Nome: Holacanthus tricolor
Tamanho AtitudeReef
Origem: Atlântico Ocidental
60 cm Solitário Só Jovem

Comentário

Sou biólogo e aquarista amador há alguns anos. Pela minha experiência com aquários marinhos, observei que a referida aspécie é bastante sensível aos níveis de nitrito. Quanto à alimentação parece apreciar comida viva (enquitéas, artêmia, alevinos); comida seca flocada não é muito bem aceita, mas vale tentar acostumá-lo.

Contribuído por Eduardo Gesteira
Comentário

Como já tive a experiência com este peixe percebi que é extremamente sensível às condições da água. Se não soubermos lidar com esse peixe provavelmente ele morre com facilidade. É também muito agressivo com sua própria espécie e sempre devemos alimentá-lo com esponjas naturais para fortalecê-lo. Se você observá-lo no aquário ele sempre está beliscando algo como corais, rochas, invertebrados, porque necessita de esponjas naturais e alimentos vivos, aceitando também ração floculada.

Contribuído por Filipe Gianfrancesco
Comentário

Peixe muito bonito e sensível. Para reef's é um pouco perigoso. Costuma alimentar-se de esponjas, mas não das ornamentais, costuma também comer corais do tipo cérebro e moluscos. Não come o coral por inteiro, mas belisca muito, incomdando o animal.

Contribuído por Thiago Somera
Comentário

Este é um peixe brasileiro realmente muito lindo. Da família dos anjos, não pode ser colocado com corais e invertebrados. Para falar a verdade não deveria nem ser colocado em aquários, por ser um peixe estremamente fraco, e com uma dieta alimentar à base de esponjas até então desconhecidas. Chegam a morrer até mesmo nas baterias das lojas e distribuidores antes de serem vendidos. É uma maldade, devemos evitar comprar esta espécie, para evitar sua mortalidade. Pelo que sei é praticamente impossível manter este peixe em aquários por períodos maiores de 7 meses. Vamos ter consciência e esperar até o dia em que se descubra mais sobre este peixe e seus hábitos alimentares.

Contribuído por Fábio Vitkauskas
Comentário

Para ter sucesso na alimentação do Tricolor, eu aconselho o seguinte: Tetra Color Bits (Antiga Tetra Diskus), sendo complementada com Mariscos e Artemias. Este peixe gosta de rações granuladas, pois, não aceita rações em flocos. Em seu habitat natural, o Tricolor tem uma dieta baseada em esponjas, portanto é importante que o criador possua esponjas em seu aquário. Esta espécie deve ser evitada em aquários, mas se mesmo assim o aquarista insistir em criá-lo, deverá possuir um aquário acima de 500 L, pois este peixe gosta de se movimentar muito e com muita agilidade. Peixe muito territorial.

Contribuído por Mauro Cezar
Comentário

Realmente,por ser um peixe muito bonito e de temperamento até imprevisível até que tem uma boa resistência, pois tenho um com 13 mêses e não tive problema com nenhum tipo de doença. Vale lembrar que uma boa alimentacão, água estabilizada e iluminacão faz muita diferença.

Contribuído por Max Makino



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L