Peixes Ornamentais em Aquário

Amphiprion frenatus
Tomato Clown

 A Era de Aquários > Peixes Marinhos

Fotos & Comentários

tomato1.jpg (24kb)
Fotografia: SuperGook10

Nome: Amphiprion frenatus
Origem: Oceano Pacífico Oeste

Comp Atitude Reef
10 cm Solitário Seguro

Comentário

O Tomato é um peixe muito belo, resitente, com preço acessível e seguro para corais. Costuma ser territorial, sendo um dos palhaços mais agressivos. Em aquários pequenos costuma ser o "rei" do pedaço. Aceita bem alimentação com flocos, artemia, pedaços de camarão. Uma ótima aquisição para um reef.

Contribuído por Vicente Guimarães
Comentário

Considero o Tomato uma das espécies de palhaços mais bonitas e resistentes! Possuo uma fêmea há mais de cinco meses e nunca tive nenhum tipo de problema com sua saúde e alimentação. Ela foi introduzida em meu aquário de 150 litros depois de apenas duas semanas da montagem, e no mesmo dia já se alimentava com uma voracidade incrível! Essa espécie faz simbiose com qualquer tipo de anêmona, e quando não encontra nenhuma começa a cavar no substrato, construindo uma toca para poder descansar, chegando até mesmo a deitar na halimeda! A minha costuma entrar em uma rocha com Zooanthus. É muito agressiva com outros palhaços. Ainda assim é uma excelente aquisição para um aquário de coral.

Contribuído por André Fonseca
Comentário

Já possuí um desses palhaços e achei bem adaptável a aquários ainda pouco povoados, pois não demonstrou nenhum comportamento agressivo com os peixes já existentes nem com os novatos que coloquei posteriormente.

Contribuído por Caio José
Comentário

Possuo um palhaço destes há 6 anos, em um aquário de 100 L. Ele está com uns 10 cm. Escava bastante o substrato, retira as esponjas das rochas e deixa no substrato. Aceita todo o tipo de alimento e vem comer na minha mão. Há algum tempo teve doença de pele, que foi curada com Alcon Cure. À noite, quando alguém senta no sofá ao lado do aquário, ele bate repetida e rapidamente no vidro, fazendo um som bastante interessante, parece que está defendendo o território.

Contribuído por Mauricio Arlati
Comentário

Um dos peixes marinhos mais fáceis de criar que já tive. Resistente, aceita todo tipo de comida e tem uma boa simbiose com a maioria das anêmonas. O único problema que tive foi com o seu temperamento, meio agressivo e territorialista. Mas vale a pena ter um no aquário. Ainda mais se você for um aquarista iniciante.

Contribuído por um visitante
Comentário

Tinha colocado um Gramma loreto junto com um tomato. Tive vários problemas de comportamento entre os dois mas, após eu optar por deixar só o palhaço no meu aquário de 90 litros, tudo ficou calmo e sem nenhum problema. É um excelente peixe, tem 5 meses comigo!

Contribuído por Rafael Iebra
Comentário

Olá, tive um tomato por 5 anos, no mesmo aquário com uma Donzela, Borboleta, Paru, Ciliaris, Tricolor, Bodiano Rufus e mais alguns invertebrados. Harmonia total. Um aquário de 250 litros, sem sump, filtragem com substrato e bomba sumersa. Só tive problemas depois de 6 anos quando tive de mudar de cidade, então resolvi vender tudo, que saudade. Ah, o palhaço doei para uma loja de aquários há 3 anos, e ele ainda está lá junto com a Donzela, numa boa.

Contribuído por Adriano Ughini

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L