Peixes Ornamentais em Aquário

Acanthurus leucosternon
Powder Blue Tang

 A Era de Aquários > Peixes Marinhos

Fotos & Comentários

Acanthurus_leucosternon_3.jpg (35kb)
Fotografia: Brendan Brohan

Nome: Acanthurus leucosternon
Tamanho AtitudeReef
Origem: Oceanos Índico e Pacífico
25 cm Solitário Baixo Risco

Comentário

É um peixe fácil de manter e come um pouco de tudo. Porém isto tem um senão...debica tudo o que existir no aquário desde plantas, corais, espongiários. É muito sensível a mudanças de temperatura e entrada de novos peixes indevidamente desparasitados no aquário, pelo que facilmente apanha oodinium. Se o aquário tiver muita rocha, dificilmente se deixa apanhar. Apesar destes factores, é um peixe simpático e dá muita vida e cor ao aquário.

Contribuído por Nuno Maruny
Comentário

Ao contrário do comentário anterior, eu considero ele de DIFÍCIL manutenção em aquários. Normalmente esse peixe morre em poucas semanas e sabemos que o maior motivo está relacionado à sua captura, que normalmente é efetuada com o auxílio de venenos/entorpecentes como o Cianeto. O Cianeto, depois de incorporado ao organismo do peixe, causa lesões no aparelho digestivo do animal e por esse motivo o peixe se alimenta muito pouco, ou muitas vezes nem consegue se alimentar, e por consequência o animal acaba morrendo em poucos dias! Outra informação importante é que esse peixe, por ser da família dos Tangs, possui como alimentação básica algas e outros vegetais e na ausência desses alimentos o peixe pode se tornar apático e suscetível a doenças! NÃO recomendo a colocação desse peixe em aquários com menos de 300 litros, pois trata-se de um peixe de porte médio, bastante ativo, que necessita de espaço para se desenvolver.

Contribuído por Flavio R. Petronieri
Comentário

O Powder Blue é um dos mais belos peixes que podemos manter em nossos aquários. Entretanto, os cuidados com ele não são tão simples como foi dito. Ele é bastante sensível a quaisquer mudanças na água e deve-se ter muito cuidado em sua adaptação. Muitas vezes não aceita alimento, se tornando um problema. Aconselho a quem for comprar um exemplar desse, que no início o alimente com artêmias vivas e bloodworms congelados. Aos poucos vá adicionando ração juntamente com as artêmias, até que ele a esteja aceitando bem. Nunca tive problemas com meus corais e o Powder Blue.

Contribuído por Claudio Daher Jr.
Comentário

Mantive esse peixe por quase 2 anos no meu aquário, mas tive que retirá-lo devido ao fato dele passar a comer a maioria dos corais. Durante o tempo que o mantive, ele demostrou ser bastante agressivo com outro Tang (Yellow). Não o considero um peixe muito sensível, mas não recomendo sua compra devido ao fato já citado, a captura com Cianureto. O PB que tive já está com uns 4 anos mas isso é raríssimo pois quase sempre eles morrem com meses de aquário devido ao veneno.

Contribuído por Alexandre Rangel
Comentário

Eu tenho um Powder Blue Tang há algum tempo. Não sou um aquarista experiente não, tenho aquário há pouco mais de um ano, mas apesar do meu pouco conhecimento não tenho muitas dificuldades com meu Powder. Ele é bem animado, não vejo atitudes agressivas com outros peixes, e em relação à comida aceita tudo muito bem, desde artêmia viva até comida em flocos e em grãos.

Contribuído por Daniel Claudino
Comentário

Tenho um PB há cerca de 1 ano. Ele é muito sociável e comilão. Eu sou suspeito para falar pois o meu está ótimo e crescendo. Ele se dá bem com mais 3 yellow tangs e um Ciliaris. Não come corais, apenas belisca algas.

Contribuído por Arnaldo Azevedo
Comentário

Tenho um exemplar deste magnífico peixe há mais de 1 ano e meio. Era um peixe muito tímido nos primeiros meses, mas passado algum tempo ele se tornou bem ativo no aquário, além de muito agressivo, com outros tangs e peixes de tamanho um pouco maior. Minha donzela blue devil sofre muito com ele, além de meu tang scopas, que está pequeno ainda...

Contribuído por Alexandre Marcello

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L