Peixes Ornamentais em Aquário

Pomacanthus paru
French Angelfish

 A Era de Aquários > Peixes Marinhos

Fotos & Comentários

paru1.jpg (9kb) paru2.jpg (9kb)
Fotografia: Fish Domain

Nome: Pomacanthus paru
Tamanho AtitudeReef
Origem: Oceano Atlântico
40 cm Solitário Só Jovem

Comentário

Peixe brasileiro muito bonito, porém um pouco frágil. Em reef só podemos colocar Parus jovens (pois depois de adultos vão acabar beliscando os corais). Não devemos colocar o Paru em aquários novos, menos de um ano, por ser um peixe muito delicado/frágil.

Contribuído por Fábio Vitkauskas
Comentário

Realmente uma bela espécie da família dos anjos, e "prata da casa", pois é encontrado em quase toda extensão do litoral brasileiro. Peixe muito dócil com quem o alimenta, chega a pegar comida na mão, e às vezes, vem bater a cauda na mão quando colocada dentro do aquário para arrumar as rochas ou limpar o vidro. Quando montei meu aquário há 3 anos atrás, foi o terceiro peixe a habitar meu "pequeno oceano". Nesse período, meu aquário apresentou alguns probleminhas de nitrito e pH, que foram corrigidos e o Parú foi aguentando firme. Chegou a amadurecer e transformou-se em adulto em meu aquário, o que foi uma satisfação vê-lo evoluir. Infelizmente há uma semana, por problemas na água do meu aquário novamente o Paru acabou morrendo.

Contribuído por Everton Monteiro
Comentário

Um dos anjos mais resistentes, só é meio encrenqueiro quando colocado em aquários pequenos, mas em aquários de médio porte perde esse comportamento e se torna mais tranquilo.

Contribuído por Caio José
Comentário

Peixe muito resistente e agressivo. Não deve ser colocado com outros da mesma espécie, mas adapta-se bem em aquários comunitários. São os melhores e mais vistosos no aquário pois apresentam um nadar frágil e ativo, o que o torna ideal.

Contribuído por João Rafael
Comentário

Tenho um Paru jovem de aproximadamente 15 cm. Tive inicialmente alguns problemas de Ictio, mas foi só elevar a temperatura da água que desapareceram os sintomas. Quanto à alimentação, ele come na mão ração em flocos, camarão, peixe e até mesmo carne vermelha. Frequentemente, quando coloco a mão no aquário, ele vem mordiscar minha mão. Todas as vezes quando vou alimentar uma moreia preta que tenho, ele come antes dela o camarão. É um peixe um pouco territorialista, frequentemente perseguindo outro peixe, um Cirurgião (Acanthurus bahianus), principalmente depois de se alimentar.

Contribuído por Gustavo Bruno
Comentário

Eu tenho um Paru há aproximadamente 6 meses e ele acabou virando o animalzinho de estimação da casa. Sempre que ele vê uma pessoa conhecida, ele se agita e reconhece como mambro da família. Particularmente eu acho um peixe muito resistente e dócil, apenas não se deve colocá-lo com outro da mesma espécie, principalmente de tamanho menor.

Contribuído por Marcelo Savietto
Comentário

Um ótimo peixe, resistente, inteligente e muito fácil de se adaptar ao aquário. Tenho um há 2 anos e ele se comporta como um legítimo animal de estimação, reconhecendo a mim e minha esposa. Só não deve ser colocado em aquários com coral e invertebrados, pois belisca e leva à morte até mesmo estrelas e camarões.

Contribuído por Marcelo Savietto
Comentário

Tenho um paru há dois anos. Está bem e saudável, mas acabou eliminando vários corais moles que eu tinha no meu aquario, por isso não aconselho colocá-lo no seu aquário se você tiver espécies de corais moles.

Contribuído por Josue Attene Junior

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L