Peixes Ornamentais em Aquário

Zanclus cornutus
Moorish Idol

 A Era de Aquários > Peixes Marinhos

Fotos & Comentários

moorish1.jpg (21kb)
Fotografia: Leandro Neme

Nome: Zanclus cornutus
Tamanho AtitudeReef
Origem: Indo-Pacífico
25 cm Tímido Não

Comentário

O Morish Idol é um dos peixes mais dificeis de se manter em aquário. No passado sua sobrevida em aquário era curtíssima. Hoje em dia ainda é dificil mantê-lo, mas é bem possivel se o aquário for de tamanho razoável (digo uns 450 litros no mínimo), excelente qualidade de água, os outros peixes que convivam com ele sejam pacíficos (pois é um peixe timido) e, principalmente, quando for adquirí-lo, que ele já esteja quarentenado e se alimentando normalmente.

Contribuído por Luiz Henrique
Comentário

O espetacular Zanclus cornutus é um peixe inconfundível. Com suas cores fortes, seu nariz protuberante e uma nadadeira dorsal aumentada por uma grande extensão filamentosa. O nome do gênero Zanclus vem do grego que significa foice, por causa de sua nadadeira em forma de foice.

Comentário

É lamentável que ainda hoje, e apesar dos enormes avanços no conhecimento e capacidade de sucesso nos actuais aquários marinhos, se insista na captura destes belos peixes. Devido às suas características de cardume, enorme tamanho na fase adulta e hábitos alimentares muito peculiares, é um crime continuar a insistir na sua manutenção em cativeiro. Tal, demonstra pouco respeito e conhecimento pelo bem estar dos animais. Na hora de escolher, opte antes pelo semelhante, mas mais indicado para o hobby, Heniochus diphreutes, e nunca com um volume menor de 400 L.

Contribuído por Pedro d'Azevedo

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L