Peixes Ornamentais em Aquário

Gramma loreto
Gramma Real

 A Era de Aquários > Peixes Marinhos

Fotos & Comentários

loreto2.jpg (16kb)
Fotografia: John Susbilla

Nome: Gramma loreto
Tamanho AtitudeReef
Origem: Atlântico Ocidental
13 cm Solitário Seguro

Comentário

Peixe bastante resistente, inclusive para iniciantes. Gosta de habitar tocas com mais de uma saída. Peixe excelente para aquário comunitário. Aceita bem diversos alimentos, dando preferência aos vivos como alevinos de guppy ou molinésia.

Contribuído por (nome não fornecido)
Comentário

É um peixe muito bonito mas gosta de ficar entocado e só sai algumas vezes para se alimentar. Os machos protegem a prole e fertilizam várias fêmeas na época da reprodução. Os recém-nascidos são dificeis de criar em aquário, mesmo sendo resistentes.

Contribuído por Filipe Gianfrancesco
Comentário

Peixe um pouco territorialista, principalmente se outro chegar próximo à sua morada. Não que chegue a brigar ou atacar, mas ele abre sua bocarra muito grande para o tamanho dele, e chega até a avançar se for preciso. Peixe que vale muito a pena devido à sua beleza e preço, além do que ele é brasileiro. Seu preço varia entre 12 e 18 reais em São Paulo.

Contribuído por Mauricio Sanchez
Comentário

Peixe bastante frágil nos primeiros dias de aquário, geralmente passa a primeira semana infectado por Ictio. Nesta fase é importante que seja fornecido bastante alimento, ou até algum tipo de suplemento alimentar. Após a fase inicial é um peixe muitio resistente e ativo. Costuma saltar, portanto tome cuidado com aberturas na tampa.

Contribuído por Franklin Samir
Comentário

Esse é o peixe que todo aquarista iniciante ou não deveria manter em seu aquário, pois é extremamente belo, tem um ótimo comportamento, é bastante resistente, come de tudo e para acabar tem um preço bastante acessível!

Contribuído por Caio José
Comentário

Tanto o Gramma loreto como o Gramma brasiliensis são peixes belíssimos e fáceis de se manter em aquários, mas já encontrei alguma resistência tendo vários Grammas juntos. O comentário na verdade é: esses peixes (e principalmente o Gramma brasiliensis) estão ameaçados de extinção, pelo baixo custo, e já está na lista vermelha do IBAMA.

Contribuído por Patricia
Comentário

Concordo totalmente com o Mauricio Sanchez. Quando morava no Brasil e mergulhava costumava ver cardumes de Gramma e hoje tenho um no meu aquário, que por ser muito temperamental e abrir sua bocarra principalmente para uma Anthias e às vezes cuspir a comida que não gosta, foi batizada de Loreta, um nome que acho que combina com mulheres temperamentais. Aqui em Portugal não é tão barato, mas vale a pena pela beleza e estilo de nadar.

Contribuído por Nelson Nunes
Comentário

O que a Patrícia disse é muito importante e deve ter a atenção de todos! Este peixe está em grande risco de extinção não só por causa do mercado interno mas principalmente pela grande quantidade que é exportado, tanto pros EUA como para a Europa e Japão. No Brasil ocorre a espécie Gramma brasiliensis, é muito conhecido internacionalmente como Royal Brazilian Gramma e costuma ser mais valorizado que o G. loreto e até o G. melacara. Vamos incentivar as iniciativas de reprodução desta espécie! N.E. - o Gramma loreto teve sua comercialização proibida pelo IBAMA, porém até o momento não há nenhum estudo indicando que a espécie esteja ameaçada de extinção e ela não está listada na UICN Redlist. - MA.

Contribuído por Robson Aragão

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L