Peixes Ornamentais em Aquário

Labroides dimidiatus
Cleaner Wrasse

 A Era de Aquários > Peixes Marinhos

Fotos & Comentários

cleaner1.jpg (10kb)
Fotografia: Brian Pickavance

Nome: Labroides dimidiatus
Origem: Oceanos Índico e Pacífico

Tamanho Atitude Reef
10 cm Pacífico Seguro

Comentário

O Labroide Limpador é um peixinho interessante pois vive tirando parasitas da pele e branquias de outros peixes . Mas cuidado ao comprá-lo pois existe uma espécie que é igual ao labroide e se não me engano a diferença está na posição da boca. Este falso limpador engana outros peixes e ao invés de limpá-los ele mordisca pedaços da pele dos peixes, arrancado pequenos pedaços de carne da pele, causando machucados algumas vezes sérios se por exemplo for mordidos dentro das brânquias.

Contribuído por Luiz Henrique
Comentário

Peixe que, embora barato, deve ser comprado com cuidado e após minuciosa observação, pois é um frágil.

Contribuído por Norman Rocha
Comentário

A grande desvantagem de possuir um exemplar destes consiste na dificuldade de lhe fornecer comida. Se no aquário existirem espécies muitos vorazes não possibilita que a comida chegue ao peixe. Há cerca de dois meses uma loja de aquariofilia ofereceu-me um exemplar desta espécie por se encontrar demasiadamente magro e fraco. Ao final de uma semana, após estar isolado num frasco de vidro tapado por uma rede, dentro do aquário, e alimentado a artémia salina adulta congelada, recuperou, porém quando o soltei no aquário começou novamente a emagrecer ao ponto de morrer de fome.

Contribuído por Pedro Carvalho
Comentário

Por ser um peixe que se alimenta principalmente de parasitas encontrados na pele dos peixes que se deixam ser inspecionados e limpos, pelo menos na minha opinião é um peixe que deveria permanecer na natureza. A não ser que você pretenda ter um aquário marinho com bastante parasitas nos peixes e outros microorganismos na água para a alimentá-lo, o que é praticamente impossivel de controlar. A grande maioria desses animais morre de fome nos aquários, lenta e dolorosamente. Isso sem contar que retirar eles da natureza aos montes significa menos limpeza de pele para os peixes que lá vivem, prejudicando assim o equilíbrio. Portanto, pense bem antes de adquirir um exemplar deste.

Contribuído por Guido Netto

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L