Peixes Ornamentais em Aquário

Holacanthus ciliaris
Queen Angelfish

 A Era de Aquários > Peixes Marinhos

Fotos & Comentários

ciliaris1.jpg (8kb) ciliaris2.jpg (5kb)
Fotografia: Fish Domain

Nome: Holacanthus ciliaris
Tamanho AtitudeReef
Origem: Atlântico Ocidental
45 cm Solitário Só Jovem

Comentário

Peixe nacional de grande beleza, sem problemas com corais, desde que sua alimentação seja completa, com artêmia, ração, verduras, etc. Mas confesso, já tive problemas com esse peixe duas vezes, com Ictio, e logo depois a morte, mas acho que vale a pena tentar...é só deixar densidade baixa e melhorar a alimentação.

Contribuído por Marcos Antonio
Comentário

O Ciliares não deve ser colocado em aquários de corais pois alimenta-se de alguns corais moles e tem mania de "beliscar" todos os corais, podendo provocar sua morte. Deve ser colocado em aquários grandes, estabilizados, com skimmer e rochas vivas. Não deve ser adquirido por aquaristas inexperientes pois geralmente os levarão à morte. É um peixe muito exigente quanto à qualidade da água. Necessita de parâmetros perfeitos, como amônia, nitrito e nitrato zerados. Seguindo estes pontos o peixe pode viver muito tempo.

Contribuído por Vicente Guimarães
Comentário

Este peixe jamais deve ser colocado com corais, aliás considero um crime colocá-lo em qualquer aquário, ele não sobrevive. Não conheço ninguém que tenha um há mais de seis meses. Se você quer ter algum anjo grande sugiro o Imperador, Blueface, etc. Dos anjos brasileiros somente sobrevive o P. Paru.

Contribuído por Orlando
Comentário

O peixe anjo rainha sem dúvida é uma grande show a ser visto em qualquer áquario. Penso que a dificudade em mantê-lo por outros aquaristas seja o espaço disponível e a falta de conhecimento em manter os parâmetros da espécie o mais próximo possível da natureza. Eu por exemplo tenho um ciliares há três anos em meu aquário e está simplesmente maravilhoso, junto com um tricolor de dois anos.

Contribuído por Denis Borges Do Carmo
Comentário

Realmente tive problemas com corais, principalmente moles, mas no aspecto saúde ele não pede muito mais que qualquer peixe. Desde que em espaço sustentável e com um bom sistema de filtros, não existem problemas.

Comentário

Trabalho numa loja de aquarismo no Rio, e acho um crime a criação do ciliares em qualquer tipo de aquário, com espaço ou sem espaço. É um peixe que não consegue se adaptar a nenhum tipo de habitat a não ser o natural; um exemplo disso é que mesmo elevando a temperatura do aquário onde o peixe vai ficar, com certeza aparece ictio, levando o peixe a morte.

Contribuído por Thiago Matheus

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L