Peixes Ornamentais em Aquário

Chelmon rostratus
Copperband Butterfly

 A Era de Aquários > Peixes Marinhos

Fotos & Comentários

chelmon1.jpg (18kb)
Fotografia: Keith & Lisa

Nome: Chelmon rostratus
Origem: Oceanos Índico e Pacífico

Tamanho Atitude Reef
20 cm Pacífico Baixo Risco

Comentário

O Copper Band é um peixe muito difícil de ser mantido em aquário, ele é muito exigente quanto à alimentação, para se ter sucesso é necessário dar artêmias vivas diariamente.

Contribuído por Fernando CWB
Comentário

O Borboleta Rostratus é um peixe muito sensível e não adaptável, por isso só deve ser comprado por aquaristas experientes. O focinho longo é usado para colher alimentos dos corais, que são difíceis de apanhar por outro tipo de peixe.

Contribuído por Filipe Gianfrancesco
Comentário

Peixe belíssimo, e um dos poucos borboletas que podem ser mantidos com corais. Alternativa alimentar é o vôngole, colocado com a concha meio fechada para que ele exercite seu hábito natural de cutucar o que para os outros é difícil de conseguir. Tem uma grande vantagem de se alimentar das Aiptasias, aquelas anemonazinhas que podem virar praga nos reefs. E como desvantagem a fragilidade já citada anteriormente. Pode beliscar as Tridacnas.

Contribuído por Norman Rocha
Comentário

Comprei um Copperband para acabar com mais de 200 aiptasias. Em um mês acabou com todas, continua forte e firme, come artêmia congelada, pellets e a saúde está ótima até agora.

Contribuído por Nelson Nunes
Comentário

O meu Chelmon demorou dois dias a comer comida congelada e durante a primeira semana só comia larva de mosquito. Agora tenho-o à 11 meses e só come larva e artémia, por isso tenho de enriquecer a comida com aditivos vitamínicos, mas vale a pena. É um peixe espectacular, não toca nas tridacnas e quando entra no aqua alguma aiptasia, parece que lhe dá o cheiro porque não duram nem 20 minutos.

Contribuído por José Santos
Comentário

Eu asisti a um destes exemplares a comere as aptasias como o ocellaris a comere flocos, ele deu cabo de todas as aiptasias em três dias. E difícil de se manter, mas quando aclimatisado é do melhor que há.

Contribuído por Miguel Serôdio

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L