Peixes Ornamentais em Aquário

Pterois volitans
Lionfish, Peixe-Leão, Volitans

 A Era de Aquários > Peixes Marinhos > Lionfish (Peixe-Leão) - Pterois volitans

Fotos & Comentários

Pterois_volitans_1.jpg (45kb)
Fotografia: Fabrício Fraga

Nome: Pterois volitans
Comp AtitudeReef
Origem: Indo-Pacífico
35 cm Predador Com Cuidado

Comentário

O peixe leão pertence à família Scorpaenidae, e como tal, é um peixe venenoso. Ele possui diversos espinhos nas nadadeira dorsais, capazes de injetar veneno. Felizmente, o veneno não é fatal aos seres humanos, mas pode causar desde dor e inchaço a fortes reações alérgicas, exigindo hospitalização da vítima. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de fazer manutenções no aquário.

Ele também é um predador voraz, e irá devorar camarões e peixes menores. Apesar de haver relatos de peixes leão "mansos", vivendo em aquários com peixes bem menores que ele, o risco de uma predação está sempre presente.

Apesar disto, ele é um peixe muito calmo e tranquilo, convivendo tranquilamente com corais e outros peixes que não caibam na sua boca. A coloração pode variar de acordo com o indivíduo e a região de origem. De modo geral, no mercado são encontrados mais comumente o Black Volitans, com marcações na pele mais escuras, tendendo para o preto ou mesmo pretas, e o Red Volitans, com marcações mais avermelhadas.

O aquário para o peixe leão deve ter um tamanho razoável (pelo menos uns 300 litros) e um bom sistema de filtragem e manutenção, já que ele é um peixe que cresce e come bastante e, portanto, acarreta uma alta carga orgânica ao aquário.

Muitos aquaristas alimentam os peixes leão com peixes vivos de água doce, mas há estudos mostrando que a médio e longo prazo esta dieta não é a ideal, ocasionando até a morte do animal. Outras alternativas são peixes marinhos vivos, camarão e filé de peixes marinhos congelados. Com um pouco de paciência é possível também acostumá-lo a comer rações industrializadas.

Contribuído por Fabrício Fraga

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L