Peixes Ornamentais em Aquário

Vallisneria spiralis var. tortissima
Valisnéria "Saca-Rolha"

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

tortissima1.jpg (14kb)
Fotografia: Miguel Pandini

Nome: Vallisneria spiralis var. tortissima
Origem: Regiões Tropicais e Subtropicais

Cuidado Cascalho Iluminação
Médio Simples Forte

Comentário

Planta aquática típica, a valisnéria espiralada é uma das espécies mais comuns. Porém, a variedade "saca-rolha" é mais rara nas lojas, talvez por ser um pouco mais exigente em relação à iluminação, que tem que ser intensa; do contrário, ela definha rapidamente. As folhas têm a mesma tonalidade e tamanho das da variedade tipo, diferenciando-se pelo formato exageradamente espiralado, e, em alguns casos, até deformado, das folhas em forma de fita, justificando em muito o apelido. A água deve ter a temperatura em torno dos 26 ºC e o pH próximo do neutro, aceitando bem pequenas variações, tanto para alcalino como para ácido. Sua atividade fotossintética é intensa, necessitando de injeção adicional de CO2, o que a faz excelente oxigenadora no aquário; adubo líquido à base de ferro, em pequena quantidade, também é bem vindo. Quando bem adaptada, reproduz-se facilmente por estolhos que se espalham sob o cascalho. Por produzir grande quantidade de folhas, um único exemplar é suficiente para produzir um belo efeito paisagístico, na porção média do aquário.

Contribuído por Miguel Pandini
Comentário

Adquiri essa planta há pouco mais de 3 meses. Não aplico CO2 e já consegui que ele soltasse 7 mudas ao seu redor (linha reta). Planta de manutenção fácil e adaptação acelerada.

Contribuído por Márcio Vinicius Spinardi

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L