Peixes Ornamentais em Aquário

Sagittaria subulata
Sagitária

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

subul1.jpg (11kb) subul2.jpg (15kb)
Fotografia: Raquel e Marcos

Nome: Sagittaria subulata
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: América do Norte
Fácil Simples Média

Comentário

A Sagitária é uma planta rústica e pouco exigente, que serve muito bem para a função de preencher "espaços vazios" do meio até a frente do aquário. As suas formas emersa e submersa são bastante distintas. Normalmente vendida na forma emersa (foto à esquerda) ela tem cerca de 15-20 cm de altura, com folhas lanceoladas. Quando colocada no aquário, ela passa por uma transformação para adquirir a forma submersa, que é gramínea. Para isso, ela deixa morrer todas as folhas da forma emersa, e um aquarista desavisado pode até pensar que a planta está morrendo e jogá-la fora. Mas um olhar mais atento verá que ela está lançando novas folhas gramíneas ao centro. Terminada a transformação ela assume o aspecto da figura à direita, fazendo um gramado baixo que pode ser mantido com podas frequentes, sempre deixando as folhas com 5 a 10 cm de comprimento. Se deixada crescer, dependendo da variante ela pode ficar bastante grande, chegando a ter folhas de 50 cm de comprimento. Dentro da água ela se propaga como a Valisnéria, soltando hastes horizontais que correm por debaixo do cascalho e geram plantas filhas ao lado da mãe.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Eu conheci a Sagitária quando fui numa loja, procurar uma planta bonita e prática, e que meus kinguios não beliscassem. No começo eu comprei apenas um tufo, e coloquei na parte da frente do meu aquário. Logo ela cresceu, se espalhou e ficou lindo o visual! Hoje eu tenho três mudas, e os peixes adoram se esconder no meio delas. É uma planta fácil de cuidar, pois vive bem em temperaturas que vão desde 20 a 28ºC, e pH de 6 a 7,6. A iluminação é que deve ser mais intensa, caso contrário, ela mancha, fica meio transparente. É ótima para iniciantes como eu.

Contribuído por Fabiana Osawa
Comentário

A Sagitária é uma excelente planta, pois o seu desenvolvimento e sua resistência são impressionantes. Os peixes gostam muito de passar e se esconder nas suas folhas bem armadas. Esta planta é muito resitente e fácil de cuidar, sem falar que é um ornamento de ótimo gosto para qualquer aquário. Tenho dois exemplares no meu aquário e posso dizer que é uma das melhores espécies de planta que eu já tive.

Contribuído por Tassio Pimenta
Comentário

A Sagitária é uma planta forte e resistente, os peixes adoram passar por entre suas folhas em forma de seta. Quanto à incidência de luz: digo que ela não precisa de tanta luz como costumam dizer, o que ela realmente precisa para se desenvolver é estar bem plantada com o fornecimento de substâncias adequadas. Comprei dois exemplares dessa planta na sua forma emersa (folhas largas e maiores) como o meu aquário já havia outras plantas, decidi não colocá-las no aquário. Peguei um pote de aproximadamente 30 cm de altura e coloquei um pouco de uma mistura de barro com terra adubada (aproximadamente 3 cm de altura) plantei as Sagitárias logo após podá-las e cobri a terra com cascalho prensado, só então adicionei água ao pote (não turvou a água). O desenvolvimento da planta foi excelente, pude acompanhar diariamente novas mudas surgirem e crescerem muito rapidamente. Quando resolvi colocá-las no aquário tive outra surpresa, as raízes estavam com o triplo do tamanho. Ficou uma planta muito forte e bonita. Experimenta...

Contribuído por Tassio Pimenta

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L