Peixes Ornamentais em Aquário

Vallisneria spiralis
Valisnéria

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

Vallisneria_spiralis_2.jpg (16kb)
Fotografia: Ernie Hua

Nome: Vallisneria spiralis
Origem: Regiões Tropicais e Subtropicais

Cuidado Cascalho Iluminação
Fácil Simples Média

Comentário

Esta é uma das mais lindas plantas existentes, porém ficam mais bonitas em aquários com no mínimo 100 litros. É necessário podá-las frequentemente.

Contribuído por Carlos
Comentário

Gosta de água mole, temperatura entre 26 e 32°C. Indicada para aquários altos, pois causam um bonito efeito. Para que esta planta sinta-se bem devemos tê-las em grupos de 3 plantas (plantadas a 3cm de distância), o que facilita a sua reprodução, que acontece por estames que saem próximos da raiz da planta. Vão para o fundo e depois enraizam, subindo acima do solo novamente, às vezes dando dois ou até três brotos por estame. O processo dura 1 semana. Para podá-las corte as folhas 15 cm acima da raiz, e retire-as apenas quando definharem pois têm a raiz muito sensível. Possuo algumas em casa e algumas delas medem 1,60 m de comprimento! A injeção de CO2 é recomendável.

Contribuído por Fillipe
Comentário

Esta planta é ótima para aquários pois é de uma beleza magnífica. Necessita de poucos nutrientes e é necessário estar sempre podando as suas folhas.

Contribuído por Davi Carvalho
Comentário

Esta planta fica muito bonita quando nas condições descritas acima, mas também, e principalmente, (minha opinião) quando o aquário tem uma boa circulação de água. Próximas à saída de água elas deitam e balançam com a água; esse efeito é maravilhoso!

Contribuído por Gustavo Nardo
Comentário

Comprei 5 mudinhas de valisneria...mirradinhas (10 cm) os últimos do estoque da loja. Após 3 meses sob intensa luz (2 fluorescentes compactos de 20 W - Phillips 6500 K) e temperatura 28-30°C, água super bem aerada, obtive boa reprodução e crecimento com folhas de mais o menos 70 cm. e quase 1.5 cm de largura em media. Solo composto por areião grosso e nenhum produto fertilizante, a não ser os resíduos de comida e dejetos dos peixes. Ah! Meu aquário é modesto - de 40 litros. Ótima planta para aquarófilos despretensiosos como eu!

Contribuído por Alberto Lisboa
Comentário

Essa planta é muito resistente. Comprei algumas mudas há muitos anos, e hoje possuo vários exemplares vindos das primeiras que comprei. Já foram testadas em praticamente qualquer condição de água e iluminação, incluindo água salgada. Sobrevivem mesmo se completamente cobertas por algas.

Contribuído por Raphael Motizuki
Comentário

Adoro esta planta. Tinha uma imitação no meu aquário, até que um dia eu vi a planta de verdade, me apaixonei e levei para casa na hora. Meu aquário só possui um betta e tem uma coluna d'água de uns 40 cm. Sei que ela pode crescer bem mais do que isso, mas fico satisfeito em podá-la na dimensão do meu aqua. Fica em cascalho e só, iluminação fraca já dá conta do recado. Cresce muito rápido.

Contribuído por Thiago Oliveira
Comentário

Essa planta é muito resistente, não tenho muito trabalho com ela, sempre tenho que podar, pois cresce rapidamente. Enfatizando os comentários anteriores, ela fica muito bonita próxima a uma corrente de água de uma torre de filtro, pois fica movimentando de forma graciosa.

Contribuído por Sandrinha Ravetty

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L