Peixes Ornamentais em Aquário

Samolus parviflorus
Samolus

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

samolus1.jpg (14kb)
Fotografia: Raquel e Marcos

Nome: Samolus parviflorus
Origem: América do Sul até Norte

Cuidado Cascalho Iluminação
Difícil Rico Forte

Comentário

A Samolus é uma planta pequena e muito bonita, com um tom verde claro, mas geralmente difícil de cultivar e não se desenvolve muito bem nos aquários "normais", digamos assim. É que ela é uma planta de água fria, e para se desenvolver bem precisaria ficar em temperaturas abaixo de 20oC. Além disso, ela precisa de um solo bem rico em nutrientes, pouca profundidade e muita luz. Sem esses requisitos ela não consegue enraizar bem e portanto não se desenvolve. Recomenda-se cultivar ela fora d'água e só depois que ela estiver bem enraizada, transferir com vaso e tudo para dentro do aquário.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

O Samolus parviflorus é uma planta nossa, endêmica na América do Sul, e é encontrada vegetando em coleções de água salobra (desembocadura de rios e mangues) lugares onde ora ficam submersas e ora fora d’água. As flores só colocam quando estão emersas, já vi plantadas num terrário de iguanas botando flor e se desenvolvendo muito bem fora da água! O segredo no aquário é ter uma iluminação abundante e um pouco de sal na água, pode-se colocar uma colher de sopa rasa para cada 100 litros, também a profundidade não pode ser muito grande. Eu tenho diversas mudas de idades diferentes que estão indo bem, mas o crescimento é muito lento mesmo. Se a planta estiver morrendo no aquário, recomendo pegar um vaso, colocar terra preta com adubo orgânico e plantar, daí deixando na rua para pegar um pouco de sol... Irrigando no mímino uma vez por dia, preferenciamente no início da manhã ou fim da tarde.... depois de recuperada, se tenta novamente a adaptação ao meio aquático... Pode fazer que funciona!

Contribuído por Ronaldo Hilgert
Comentário

Faz uns dois meses que adquiri um exemplar da Samolus parviflorus e ao contrário de que muita gente fala eu achei seu cultivo fácil. A única coisa que lhe é fornecida é um solo rico com um pouco de laterita e fertilizante enraizante da Azoo. A água fica em torno de 25 a 28°C e eu coloquei fertilizante, também da Azoo. A iluminação é fraca, Aquarilux da Penn Plax de 30 W (o aquário têm 120 litros). Com tais condições a planta se desenvolve muito bem chegando a brotar em média duas folhas por semana.

Contribuído por Renato Botelho
Comentário

Adquiri há dois meses uma muda da Samolus com uns 10 cm de altura. Plantei no meu aqua de 180 L e 90 W de iluminação (duas Aquaglo e uma Grolux de 30 W cada ligadas durante 12 horas por dia) substrato com fertilizante concentrado Azoo + fertilizante adicional Azoo, sendo este último adicionado uma bolinha por mês perto das raízes de cada planta e CO2 caseiro. Mantenho os parâmetros da água em: pH 7.0, KH 5 e GH 3. Hoje a planta está com uns 15 cm de altura, mantendo-se verdinha e se desenvolvendo muito bem. Solta pequenas bolhas de oxigênio no final da tarde. Acho esta planta muito bonita e é a minha preferida no aqua. Tenho várias outras espécies, mas esta é a que mais me agrada, recomendo que tenham uma em seus aquas.

Contribuído por Alexandre Rodriguez

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L