Peixes Ornamentais em Aquário

Nymphaea sp. 'rubra'
Ninféa Rubra

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

Nymphaea_rubra_2.jpg (30kb)
Fotografia: Randy Killing

Nome: Nymphaea sp. 'rubra'
Origem: África

Cuidado Cascalho Iluminação
Médio Simples Forte

Comentário

Considerada sagrada para os Egípcios, Nymphaea lotus var. rubra é uma das mais belas plantas para criar contrastes no aquário, colocando-a à frente de outras plantas de cor verde claro. Sua cor vermelha torna-se mais intensa quanto mais forte for a iluminação, apesar de que meu aquário tem 0,6 W/L e sua coloração é bem forte. Uma lâmpada de tom ligeiramente azulado na frente, como a Gro-lux, deixa suas folhas com aparência ligeiramente roxas, ficando ainda mais bonita. Não é muito difícil de cuidar e não requer substrato especial para crescer bem. Gosta de pH ligeiramente ácido entre 6,4 e 7,0, apesar de crescer bem no meu aquário com pH 6,0. Se você deixar bastante espaço em torno da planta ela vai se espalhar lançando novas folhas para todos os lados, formando um grande "disco" vermelho. No meu aquário tenho dois exemplares crescendo "rente" ao cascalho e de um deles brotou apenas uma folha bem mais alta que as outras. O exemplar da foto, ao contrário, mostra apenas as folhas mais altas. A partir de um determinado momento ela começa a lançar folhas flutuantes e, então, pode florescer, mas quando estas folhas começam a aparecer, a planta perde todas as folhas submersas. Ela produz uma nova folha por semana, em média, mas parece alternar períodos em que são produzidas mais folhas e outros em que elas demoram mais para brotar. As algas parecem não gostar muito de crescer sobre folhas vermelhas pois estas só aparecem sobre as folhas mais velhas, que não recebem muita luz porque estão cobertas por outras que brotaram depois e cresceram acima das mais antigas. As folhas velhas tendem a perder a cor vermelha em algumas partes, ficando com manchas de tom verde claro. Os maiores cuidados a se ter é retirar as folhas velhas para manter a beleza da planta, tomando muito cuidado para não rasgar suas delicadas folhas. Peixes como Corydoras, Pangio kuhlii e Labeos gostam de ficar debaixo de suas folhas procurando restos de comida, o que é muito bom para evitar o acúmulo de sujeira embaixo dessa planta, já que é difícil sifonar o substrato perto dela sem rasgar suas finas folhas. Em resumo, é uma planta maravilhosa que merece mesmo ser considerada sagrada!

Contribuído por Orlando Grillo
Comentário

Os cometários do Orlando sobre a Nymphaea sp. são muito bons e eu gostaria de acrescentar apenas esses: 1) Esta planta é facilmente encontrada em lagoas públicas, pelo menos aqui em Salvador/Bahia; 2) Folhas tiradas pela base (com aquela parte branquinha) e deixadas flutuando geram raízes e novas plantas. O mesmo acontece com a "planta banana".

Contribuído por Lucien

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L