Peixes Ornamentais em Aquário

Hygrophila polysperma
Higrofila Anã

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

polysp1.jpg (10kb) polysp2.jpg (10kb)
Fotografia: Raquel e Marcos

Nome: Hygrophila polysperma
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: Índia
Fácil Simples Forte

Comentário

Planta da família das acantáceas, originária da Índia, é caulescente e atinge 60 cm de altura. Não é exigente e se reproduz com muita facilidade. É uma planta muito indicada para principiantes, mas dando preferência para aquários maiores, pois ramifica-se muito e é de crescimento muito rápido. Eu ganhei uma pequena muda de um amigo e hoje ela está praticamente em toda parte no meu aquário. Temperatura de 20 a 30oC, pH 6,5 a 7,5, KH 2 a 15, reprodução por estaca, ideal para plantar em grupos nos planos centrais e posteriores do aquário.

Contribuído por Marne Campos
Comentário

A Hygrophila polysperma é uma das plantas mais incríveis de se ver crescendo. Não importa o que voce faça, ela dá um jeito. Se cortar a parte de cima, ela solta novos ramos onde voce cortou. Se enfiar a parte cortada de cima no cascalho ela solta raízes para baixo. Se tirar uma parte do meio da planta, essa parte vai fazer as duas coisas. Se obrigar a planta a ficar na horizontal, em cada ponto onde normalmente ficariam as duas folhas, vai nascer um ramo novo na parte de cima e raízes novas embaixo. Se deixar ela crescer para fora da água, vai lançar folhas menores, mais escuras e mais duras, e depois flores. E acredite se quiser, eu já li em algum lugar na rede que a partir de uma única folha solta pode nascer uma nova planta completa!

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Planta de incrível capacidade de recuperação. Quando pensei que ela estava para morrer, pois suas folhas foram terrivelmente atacadas por minhas carpas, ela começou a brotar e crescer novamente, assim que tirei estes peixes do aquário.

Contribuído por Wolff
Comentário

Tenho essa planta em meu aquário há um tempo. Planta de crescimento veloz, e facílima reprodução. Uma de minhas mudas começou a soltar raízes de todo o caule e ficou com um aspecto incrível.

Contribuído por Edson Porto
Comentário

Possuo higrofilas em meu aquário de bandeiras há 2 anos e elas são demais! Há algum tempo fiz uma poda e algumas folhas ficaram boiando no meu aqua. Em menos de um mês essas folhas criaram raízes e hoje já são novas plantas com cerca de 12 cm de altura. E pensar que tudo comecou a partir de folhas. Esta é uma das plantas mais incríveis que já criei!

Contribuído por Tiago Braz
Comentário

Tenho um grupo de 10 molhos no meu aquário e recomendo um FORTE iluminação, pois as minhas ficaram amareladas. Planta de incrível poder de recuperação, certa vez uma folha soltou-se e (!) começou a criar raízes.

Contribuído por Augusto Erthal



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L