Peixes Ornamentais em Aquário

Mayaca fluviatilis
Mayaca

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

mayaca1.jpg (33kb)
Fotografia: Alex Kawazaki

Nome: Mayaca fluviatilis
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: Américas
Médio Rico Forte

Comentário

A Mayaca é uma planta muito bonita, de um verde vivo que proporciona um belo contraste com outras plantas. No meu aqua de 150 L, comecei cultivando-a com apenas 0,5 W/L, e ela apresentava um tom mais verde escuro. Após alguns meses aumentei para 0,8 W/L e ela começou a apresentar uma cor mais clara, viva, muito bonita, além de ter um crescimento de médio a rápido.

Contribuído por Dadado
Comentário

No meu aquário seu crescimento não é rápido, é mais para médio a lento. Coloquei uma pequena muda em meu nano de 60 L faz 2 meses, pensei que a planta ia definhar e pra minha surpresa surgiu um broto que está com uns 10 cm, muito bonito! Mantenho próximo ao musgo de java o que dá um maior realce à planta, fazendo-a parecer quase que de cor branca ao invés de verde clarinho. Acredito que seja um tanto resistente pois por um tempo deixei o aqua com um photo-período de 5h/dia para combater as algas, as glossostígmas não resistiram, mas ela aguentou legal o tranco.

Contribuído por Cleber dos Santos
Comentário

Coletei algumas mudas desta planta em um lago no interior de Goiás. Quando ela atinge a superfície, solta delicadas flores brancas. No aquário não consegui alcançar um bom desenvolvimento desta espécie pela falta de uma iluminação forte. Sem a luz necessária, as folhas da parte inferior perdem seu verde-claro intenso e o crescimento se dá muito lentamente.

Contribuído por Leoncio Lima

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L