Peixes Ornamentais em Aquário

Lobelia cardinalis
Lobélia

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

lobelia1.jpg (11kb)
Fotografia: Miguel Pandini

Nome: Lobelia cardinalis
Origem: Sudeste dos EUA

Cuidado Cascalho Iluminação
Médio Rico Forte

Comentário

Delicada planta anfíbia da família Lobeliaceae, raramente encontrada nas lojas, talvez pela dificuldade de adaptação dos exemplares terrestres à vida submersa, onde tem crescimento lento, o que facilita o uso dessa planta em grupos de exemplares pequenos na parte médio-frontal do aquário. Exige muita luz, pH ligeiramente ácido e temperatura em torno dos 25ºC, além de substrato bem adubado (como exige a maioria das plantas anfíbias). As folhas são de forma elíptica, verde-claras quando jovens e ligeiramente mais escuras na parte superior quando mais velhas, tendo então a face inferior violeta, principalmente se houver adubação à base de ferro. Multiplica-se por corte e repique dos caules, somente quando a planta atinge altura exagerada no aquário. Deve ser manuseada com cuidado.

Contribuído por Miguel Pandini
Comentário

Comprei alguns exemplares dessa planta há um mês e meio atrás. Ao contrário do que li no comentário do Miguel Pandini, elas tiveram um crescimento muito rápido no meu aquario, sem injeção de CO2, com 0,4 W/L de iluminação, mas com um substrato muito rico e adubado sempre. Também coloco fertilizante líquido. Ainda falta muito pra elas chegarem à superficie, mas ficará muito bonito se elas chegarem a sair da água, já que o aquário é aberto.

Contribuído por um visitante
Comentário

Há tempos venho tentando adaptar um exemplar de Lobelia cardinalis no meu aqua. Só da última vez obtive sucesso, porque adquiri um exemplar emerso. Consegui adaptá-lo à vida imersa gradativamente, submergindo o vaso dia sim, dia não. Depois dois dias sim, um não, e assim por diante até conseguir a condição em imersão. Planta de rara beleza que exige substrato rico e iluminação forte, vale a pena.

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L