Peixes Ornamentais em Aquário

Eusteralis stellata
Eusteralis

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

eusteralis1.jpg (37kb)
Fotografia: Birgit Frühwirth

Nome: Eusteralis stellata
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: Asia
Difícil Rico Forte

Comentário

A Eusteralis stellata é a espécie de planta mais exigente que já tive. Exige um substrato extremamente rico em nutrientes, iluminação forte e CO2. Acredito que com menos de 1 W/L ela não se desenvolverá com características de uma planta saudável. Quanto mais ela cresce, mais forte fica, pois seu caule se torna mais espesso e suas folhas adquirem uma coloração mais "rígida", além de um leve retoque de vermelho/lilás nas folhas que refletem maior intensidade lumínica. Se conseguir mantê-la em condições adequadas, sua estética no aquário, desde que com um bom layout, é capaz de chamar tanta atenção quanto espécies de plantas de coloração vermelha podendo ser usada, até mesmo, como ponto focal. Suas estacas chegam a ultrapassar 40 cm de altura e suas podas são um tanto quanto complicadas, pois afetam diretamente na estética da planta. Um corte no caule estimula o crescimento de bifurcações logo abaixo do corte, permitindo, ainda, replantar a ponta que foi podada. É uma planta de crescimento muito lento, tornando-se necessário a compra de mais de uma estaca para aquaristas menos pacientes!

Comentário

Planta simplesmente admirável. Eu consegui duas mudas com um lojista aqui de Araras-SP, que não sabia nem o nome delas e eu também não até agora. Com substrato de húmus e laterita, as mudas já alcançaram 18 cm de altura e caule forte de 6 mm de diâmetro. Estão dando um toque especial ao meu aqua plantado de 90 litros. Injeção de CO2 é indispensável. Tenho 60 W de iluminação com mais uma Gro-lux 18 W espectro rosa.

Comentário

Comprei duas mudinhas aqui em Fortaleza, por R$30,00 cada, e já estou com 18 mudas. Tenho CO2 e iluminação 0,8 W/L. As minhas estão se desenvolvendo muito bem e quando estão para sair d´água eu as arranco e replanto as pontas. A estaca que sobra eu corto em pequenos pedaços (3 cm) e planto novamente. Com pouco tempo estão cheias de mudinhas. Faço uma poda e só deixo três se desenvolverem. Acredito que as únicas exigências dessa planta sejam CO2 e luz.

Comentário

Há cerca de 2 meses um lojista deu-me uma muda dessa planta, que estava um pouco degradada e que já não podia vender. Eu coloquei no meu aquário com 0,25 W/L e ela desenvolveu-se. Já tirei cerca de 5 mudas dessa planta, pelo que penso que não será assim tão exigente em termos de luz. Tambem não coloco CO2. No entanto, todas as semanas coloco fertilizante líquido na água e uma pastilha de fertilizante junto às raizes. Posto isto, penso que será talvez mais os nutrientes a afectar o bom crescimento desta planta.

Contribuído por Ricardo Lopes

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L