Peixes Ornamentais em Aquário

Vesicularia dubyana
Musgo de Java

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

Vesicularia_dubyana_5.jpg (31kb)
Fotografia: Chris Chang
Comentário

Nunca havia tido sucesso com o musgo de Java, apesar de achar uma planta extremamente bonita. Comecei a deixar a luz ligada menos tempo, resultado: o aquário esta quase todo tomado por essa magnífica planta. Tenho vários peixinhos matogrosso que ficam com um vermelho lindo, contrastando com o verde do musgo de Java.

Contribuído por Lucas Machado
Comentário

Tenho há muitos anos essa bela espécie em meu aquário. Planta sem exigências, muito resistente às mudanças e cresce rapidamente, tanto que precisa ser podada com certa frequência ou pode virar uma praga. Comprei um tufo pequeno e logo tomou conta das tocas de madeira e de cerâmica e das pedras grandes, mas a teimosa nunca grudou no cascalho do fundo, acho que as pedras são pequenas demais. Crescem melhor em lugares menos iluminados. Tem uma belíssima coloração, vale a pena cultivá-la.

Contribuído por Fabiana Conte
Comentário

Sempre gostei muito do musgo, porém sempre fiz montagens abarrotadas de plantas artificiais, achava que aquário bonito é aquario cheio de planta e dane-se a temperatura, pH, o importante é estar bonito. Porém de um tempo pra cá fiz uma montagem muito linda misturando apenas algumas das minhas melhores plantas artificiais com um lindo tapete de musgo e uma anúbia ana presa no sifãozinho do filtro do aquário. Detalhe, essa é a montagem mais linda que eu já fiz, agora tem espaço, tá fácil para fazer as sifonagens, mesmo com o tapete tá facil, os neons adoram o musgo e simplesmente ficam lindos com o musgo. Só o que precisa é uma iluminação de 0.3 W/L ou nenhum, caso seu aquário receba um pouco de luz indireta do sol. Alguns peixes pra manter ele limpo (limpa-vidro, caramujo, cascudo) e temperatura de 20 a 30°C mas o musgo gosta mesmo de 24 a 27°C, ai você vai ver que lindo que fica.

Contribuído por Samuel
Comentário

Para aqueles que tiverem problemas com algas se acumulando em seu musgo de Java, recomendo deixá-lo em um aquário de tratamento junto com caramujos ramshorn. Alguns caramujos adultos podem limpar boas quantidades de musgo em apenas uma semana!

Contribuído por Maurício Neves
Comentário

A planta de java é diferente de todas as outras plantas, gosta de se enroscar em pedras e troncos ou vive vagando por todo aquário. Em condições vantajosas ela pode dominar todo aquário.

Contribuído por Thiago Coelho
Comentário

Há quase um ano adquiri duas pedras pequenas cobertas deste musgo, e em seguida ganhei mais um tufo pequeno. Cresceram rapidamente, e hoje teria tomado completamente o meu aquário de 84 L, se eu não tivesse dado pedaços generosos a amigos várias vezes. Já serviu como desova de platy, salvando pelo menos 3 filhotes até eu descobri-los ainda minúsculos. O único problema é que costuma ficar cheio de sujeira, mesmo com trocas semanais de água, e ainda não descobri como fazê-lo ficar verde claro. A iluminação que uso é 0,5 W/L e temperatura 28°C. Há mais de um mês retirei um tronco cheio de algas petecas onde havia se grudado um único fiapo de musgo, que em meses tomou conta do tronco. Depois de mais de um mês com o tronco dentro de um balde no escuro, mas constantemente úmido devido ao clima da minha cidade, qual não foi minha surpresa quando coloquei o tronco em um novo aquário e estava lá, ainda vivo, grande parte do musgo abandonado!

Contribuído por Felipe Gonçalves

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L