Peixes Ornamentais em Aquário

Vesicularia dubyana
Musgo de Java

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

dubyana3.jpg (18kb)
Fotografia: Raquel e Marcos

Nome: Vesicularia dubyana
Origem: Sudeste da Ásia

Cuidado Cascalho Iluminação
Fácil Nenhum Fraca

Comentário

Planto o musgo-de-Java e todos os meus aquários, beteiras, bebeouros de animais, vasos de plantas aquáticas e onde mais eu puder. Simplesmente adoro esta plantinha resistente e linda. Como ela cresce rápido, eu a uso em combinação com outras para ajudar a manter livre de excessos de P e N a água. Mas quando o aqua recebe muita luz, ela pode ficar toda cheia de algas e muito feia. Por isso eu sempre coloco aqueles caramujinhos planorbídeos que são pragas para limpar entre as folhinhas, onde os cascudinhos não alcançam. Depois de várias gerações, estes caramujos diminuem por si mesmos a sua população, e entram em equilíbrio com o aquário, deixando de ser ser pragas.

Contribuído por Ravick Bitencourt
Comentário

Esta planta é muito bonita. Ela forma um bonito tapete verde escuro no fundo do aquário. Ela pode, também, ser colocada em cima de troncos de madeira ou de pedras. É originária da Malásia e da Índia e não precisa de muita luz para se desenvolver. No meu aquário, por exemplo, o meu musgo de java se alastrou pela frente toda do aquário e começou a se propagar pra parte de traz. Lá ele quase não recebe iluminação, pois ficou debaixo de uma Hygrophila difformis, no entanto está com um aspecto perfeito, apenas não se desenvolve tanto quanto a parte da frente. Nos aquários mal cuidados o Musgo de Java costuma ficar cheio de sedimentos.

Contribuído por Pedro Ferreira
Comentário

Deve-se tomar cuidado com o Musgo de Java, principalmente quando utilizar um sistema de CO2 e adicionar nutrientes (ferro em especial), pois sem as trocas parciais ele se encherá de algas filamentosas.

Contribuído por Mário Farias Jr.
Comentário

O musgo de java é uma planta muito bonita, mas também é um prato bastante apreciado pelos camarões Takashi Amano, portanto aconselho não misturar ambos no mesmo ambiente!

Contribuído por Fabio Fukuda
Comentário

Tenho um aquário de 380 litros, e nesse aquário tenho um tronco velho, escuro e cheio de entradas e buracos. Esse tronco está coberto pelo musgo de java, e é uma das principais atrações vegetais do aquário. Cultivo essa planta já há alguns anos e, além de ser um bom petisco para algumas espécies, tem o movimento mais leve que pode ser produzido por uma planta aquática.

Contribuído por Antonio Vides Jr.
Comentário

Tenho um aquário de 650 litros embutido na parede. O musgo de java dominou todo ele, parece uma grama dentro de um aquário. Tenho valisnéria e cabomba mas prefiro o musgo! Antes de ter o musgo no aquário fiz um morro de pedras no canto para minhas matrizes de Acará Bandeira e o musgo dominou as pedras. Ficou muito lindo. O musgo é uma planta fácil de ser criada e se alstra rapidamente pelo aquário !

Contribuído por Marco Becker



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L