Peixes Ornamentais em Aquário

Hygrophila difformis
Sinemá

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

difformis1.jpg (16kb)
Fotografia: Miguel Pandini

Nome: Hygrophila difformis
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: Índia e Sudeste Asiático
Fácil Simples Média

Comentário

Planta palustre adaptada ao meio aquático, da família Acanthaceae, das mais comuns nas lojas especializadas. Seu nome científico deriva do fato de ter aspecto muito diferenciado nas partes submersa e emersa. Acima d’água, produz folhas inteiras elípticas, com as bordas serrilhadas, de cor verde-médio, sendo que todas as partes da planta ficam cobertas por fina penugem, inclusive caules e galhos, que podem se tornar avermelhados; produz belas e pequenas flores de cor lilás, se iluminada pelo sol. Quando submersa, a penugem desaparece, e as folhas nascem verde-claras e profundamente recortadas, o que lhe dá um aspecto "rendado" muito decorativo, principalmente se plantada em grupos de 4 ou 5 exemplares na parte média-posterior do aquário. É de fácil cultivo, sem muitas exigências em relação ao substrato e à água, sendo indicada para iniciantes. Reproduz-se pelo corte e repique dos caules.

Contribuído por Miguel Pandini
Comentário

Assim como a Hygrophila polysperma, a Sinema (Hygrophila difformis) também é capaz de brotar apenas de uma folha solta na superficie, eu fiz o teste com as duas e constatei o fato. Acredito que talvez seja uma característica da espécie, espero conseguir outros tipos para fazer experiências. Ambas são ótimas para iniciantes.

Contribuído por Wagner Fernandes
Comentário

A Hygrophila difformis é muito bonita e pouco exigente. É uma planta ótima para iniciantes e que pode ajudar a criar um bom equilíbrio no aquário desde o começo da montagem. Seu rápido crescimento ajuda a prevenir contra o aparecimento de algas porque a planta absorve uma grande quantidade de nutrientes da água. A falta de micro-nutrientes leva a folhas pálidas, o que pode ser um indicativo de que o aquário necessita de adição de algum tipo de fertilizante líquido de boa qualidade. Em aquários grandes, suas folhas diferenciadas podem criar um grupo bem distinto e bastante decorativo.

Contribuído por Ivomar Brito Soares
Comentário

Planta muito bonita, e de fácil adaptação. Plantei há cerca de um mês uma em meu aquário de 80 litros, com iluminação solar indireta e subtrato não muito rico. Ela cresceu espantosamente rápido, diria até que cresceu mais rápido que a Cabomba e a Rabo-de-Raposa, que têm um crescimento muito rápido também. Ontem fiz a poda nela e coloquei no meu novo aquário de 60 litros, junto com a poda da Cabomba e da Rabo-de-raposa.

Contribuído por Caique Mazanek
Comentário

As sinemás, são ótimas plantas para iniciantes. Porém seu crescimento é muito acelerado, o que requer podas constantes. Não há nescessidades de iluminação intensa nem o uso de fertilizantes. Eu não recomendo para aquaristas que querem paz e tranquilidade, pois representam um serviço muito trabalhoso.

Contribuído por Fernando Carvalho
Comentário

Meu plantado com discos tinha um grupo de sinemás razoável, cheio de raízes pendentes, e decidi trocar por criptocorines. Grande erro para o meu ambiente: os discos perderam sua floresta do canto e estressaram, os nutrientes subiram muito na coluna d'água pela falta da planta, discos começaram a ficar doentes. Fiz tratamento com sal e alta temperatura. As criptos, baixinhas e de crescimento lento, não suportaram a mudança e desfizeram todas. Tirei todas as criptos (ou o que sobrou delas), comprei mais sinemás e tudo voltou ao normal...

Contribuído por
Comentário

Minhas hygrophilas difformis estavam em um aquário sem nenhum tipo de adubação, apenas areia, e cresceram de forma espantosa, a ponto de criar brotos nas folhas. Primeiro eu pensei que fosse outra planta que havia se soltado do substrato e ficado presa, mas não! Eram brotinhos que nasceram não no tronco, mas na superfície das folhas, como na Eleocharis vivipara. É muito interessante, mas difícil de observar se você tiver uma plantação densa de Sinemás.

Contribuído por Angela Marx

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L