Peixes Ornamentais em Aquário

Cryptocoryne wendtii
Crypto Wendtii Marrom

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

cwbrown1.jpg (14kb)
Fotografia: Matthius Lettington

Nome: Cryptocoryne wendtii "brown"
Origem: Sri Lanka (Ásia)

Cuidado Cascalho Iluminação
Fácil Rico Qualquer

Comentário

Ao visitar uma loja em Campinas perguntei ao lojista onde se encontravam as plantas, para a minha surpresa ele me mostrou uma caixa d´água imunda com Carpas, Pintados e plantas jogadas sem o menor cuidado. No meio das plantas desfiguradas e mortas encontrei uma que muito me lembrou esta planta. No início pensei que era apenas mais uma planta morta, mas ao pegá-la na mão senti que suas folhas estavam firmes. Levei apenas ela, por sinal o lojista nem cobrou por que pensou que era apenas mais uma planta morta. É uma planta de fantástica beleza, é impressionante como a sua coloração se destaca. Não exige cuidados anormais e tem um crescimento relativamente lento.

Contribuído por Marcos Pantano
Comentário

Esta planta tem uma impressionante resistência. Parece sobreviver em qualquer condição. Meu aqua de 250 L ficou praticamente abandonado durante cerca de 2 anos, depois que os peixes foram morrendo com o tempo. Só ficaram umas velhas cobrinhas Kuhli e algumas plantas. Mantinha a iluminação mas ficava muito tempo sem jogar alimentos pois achava que as cobrinhas também tivessem morrido (havia muitas cavernas e fiquei quase dois anos sem vê-las. Quando resolvi "reativar" o aqua, minha surpresa foi saber que as cobrinhas estavam vivas e fortes). E a unica planta viva, esta. As lâmpadas quase não mais iluminavam. Muita sujeira no aqua. E as Crypto, cada uma com um rizoma grande. Saudáveis. Folhas pequenas, mas sempre nascendo mais. Depois do transplante, as folhas melaram mas logo começaram a aparecer de novo. Quando as vi mais fortes foi quando tive problemas com caramujos (excesso) e resolvi usar sulfato de cobre para eliminá-los. Aí é que as Crypto ficaram mais bonitas, mais fortes e com coloração mais avermelhada. Hoje tenho 12 exemplares. Das 3 que tinha, cortei os rizomas e plantei e hoje são 8 idênticas. As outras são de variedades adquiridas depois. Há muita confusão na classificação das cerca de 300 Cryptocorynes existentes. Mas acho uma planta excelente para um "jardineiro inexperiente" como eu. Além de ter uma beleza incontestável. Não são exigentes quanto à iluminação. Agora uso Hileno Crypto em suas raízes. Elas merecem.

Contribuído por Amaury De Togni
Comentário

Tenho mudas de Crypto desde 93, e sempre dôo aos amigos pois elas se desenvolvem muito bem em qualquer condição. Uma vez montei um terrário que não foi pra frente, mas havia plantado algumas mudas de Crypto. Para minha surpresa a água quase evaporou toda, mas as Cryptos haviam se desenvolvido mesmo fora d'água. Tenho mudas muito fortes e grandes, com aproximadamente 30 cm de altura em alguns vasos.

Contribuído por Charles
Comentário

Esta planta e realmente excepcional. Tenho uma há mais de 2 anos num aqua de 200 litros, tolerando meus erros no tratamento com a água, iluminação fraca (uma lâmpada 30W Grolux) e solo de apenas cascalho com filtro biológico de fundo. E ela está sempre lá com uma raiz bem desenvolvida, apesar das folhas pequenas. Mas a adição de solo com laterita muda drasticamente o aspecto da planta (o ferro dá o aspecto mais bonito às folhas tornando-as marrom-avermelhadas ao invés de verde esmaecido) e também a substituição do filtro FBF por um externo.

Contribuído por Marcos Bonfim
Comentário

Apenas um fato que achei importante destacar, é que quando você a troca de lugar (coloca no novo aquário por exemplo) suas folhas derretem. Confesso que fiquei assustado, mas assim que as folhas velhas sairam já existia novos brotos saindo do centro da planta. Agora, após 15 dias de plantada, ela já possui 3 pequenas folhas novas e sadias. Outra coisa que observei é que se exposta diretamente à luz suas folhas ficam caídas no substrato, eu a mantenho no canto com menos luz e algumas sobras provenientes de plantas altas, nesse lugar ela está melhor e com as folhas sempre rígidas.

Contribuído por Nivaldo P. de A. Neto
Comentário

A Cryptocoryne wendtii brown é uma planta muito resistente e, apesar de não ser deslumbrante como outras plantas, tem uma beleza casta e sóbria. Ao contrário de outras plantas de crescimento lento, não ganha algas e resiste ao green spot de uma forma admirável. Reparei que as podas são fundamentais para manter a planta bonita e saudável. Ideal para iniciantes ou para aqueles que não podem perder muito tempo tratando e observando suas plantinhas.

Contribuído por Luís Gomes
Comentário

Essa planta é mesmo demais! Eu tenho um aqua de 60 litros desde 1985, nunca usei nenhum tipo de oxigenação. Uso apenas uma lâmpada Gro-Lux de 20 W e elas vivem muito bem. São muito velhas mesmo, eu tenho 17 anos e nem sei como elas foram parar lá (meu pai que montou), hoje em dia tenho 10 exemplares, sendo 4 delas com mais de 15 anos! Eu estou cortando elas ao meio e multiplicando cada vez mais essas maravilhas!

Contribuído por Renato Oliveira

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L