Peixes Ornamentais em Aquário

Hygrophila corimbosa
Higrofila Gigante

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

corymbosa1.jpg (26kb)
Fotografia: Miguel Pandini

Nome: Hygrophila corymbosa
Origem: Índia, Malásia, Indonésia

Cuidado Cascalho Iluminação
Fácil Simples Forte

Comentário

Esta é uma bela e resistente planta que não requer grandes cuidados para desenvolver bem. Ela cresce folhas muito grandes, permitindo que uma única muda ocupe um espaço significativo do aquário. Se deixada, ela facilmente atravessa a superficie e começa a tomar a sua forma emersa: as folhas emersas são mais escuras e duras, e a planta gera flores violetas com um aroma agradável. Mas nesse caso ela também acaba largando as folhas que estão dentro d'água, portanto deve ser podada antes de chegar na superfície se você não quiser que isso aconteça. Qualquer pedaço podado pode ser inserido em cascalho que irá gerar uma nova planta. Mesmo sem cascalho enriquecido, ela costuma criar raízes bastante fortes. Na literatura parece haver uma certa confusão entre os nomes Hygrophila corymbosa, Hygrophila stricta e Nomaphila stricta. É possível que sejam variantes da mesma espécie.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Realmente no início as minhas corimbosas foram muito bem, dando inclusive para criar novas mudas, porém agora têm soltado muitas folhas. As folhas ficam furadinhas e depois se soltam. Outro detalhe é que elas só apresentam folhas na parte supeior, apresentando o caule nu, apenas com alguns brotos e raízes pequenas. Características do aqua: 200 L, pH 6,6, KH 3, GH 2, T 30 - 31ºC, CO2 fermentação natural Hagen (2 peças), Fluval 303.

Contribuído por Roberto Nitrini
Comentário

Tenho mantido esta planta há 3 anos no meu aquário. É de crescimento razoável (mesmo sem injecção de CO2) e cria raízes vigorosas (naturalmente em substrato rico desenvolve-se melhor). No entanto, quando atinge a superfície perde as folhas submersas criando apenas folhas emersas, deixando o caule nu. Se se quiser apenas manter a planta na forma submersa terão que ser feitas podas sucessivas, o que depois de algum tempo parece-me desgastar a planta que vai perdendo as folhas perto da raiz. Também a mantenho em vasos como se fosse uma planta terrestre, onde verifico maior desenvolvimento. Neste caso, as raízes devem ter sempre demasiada água e inicialmente não se deve expor sob luz solar directa, caso contrário a planta seca e morre. Com sol directo sobre as folhas emersas desenvolvem-se pequenas flores roxas. Quando pretendo colocá-la novamente no aquário é só cortar a parte emersa pretendida e a planta desenvolve raízes logo em alguns dias. A parte que fica no vaso terrestre continua também o seu desenvolviemto.

Contribuído por Punil Sanatcumar
Comentário

Comprei cerca de 5 mudas desta planta para meu aqua de 84 L. No começo, como descrito acima por um de colega aquarista, elas foram muito bem, crescendo em tamanho e em números de folhas. Injeto CO2 caseiro, 1,14 W/L, húmus de minhoca tratado e laterita e aparentemente elas não têm problemas, liberam muitas bolhas de O2 e tudo mais. Porém, com o tempo foram soltando muitas folhas e acabaram ficando com o caule nu, só com algumas raízes.

Contribuído por Waldir Júnior
Comentário

Se você tem bala sharks, essa planta será devorada! Plantei-a em meus dois aquários e ela está exuberante naquele com melanotaenias, mas é a única planta que está em pedaços no aquário dos bala sharks, que também tem várias espécies de echinodorus. Imagino que, na natureza, essa planta possa fazer parte da dieta dos bala sharks, já que ambos são originários do sudeste asiático.

Contribuído por Ângela Marx
Comentário

Planta bela para compor a parte traseira do aquário. Deverá estar em grupo com um espaçamento de no mínimo 5 cm para dar espaço às novas mudas. Planta muito resistente, bem parecido com a forma emersa.

Contribuído por Deverton Santana

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L