Peixes Ornamentais em Aquário

Hemigraphis colorata 'broad leaf'
Hemigraphis 'Folha Larga'

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

colorata1.jpg (23kb)
Fotografia: Marcelo Drummond

Nome: Hemigraphis colorata 'broad leaf'
Origem: ?

Cuidado Cascalho Iluminação
Especial Rico Forte

Comentário

Esta planta é encontrada com uma facilidade absurda em qualquer loja que plantas. Sim, ela é comprada em vasos, pois é muito frequentemente usada em fachadas de lojas, canteiros de calçadas e canteiros do tipo que dividem uma rua ao meio. Comprei uma muda em forma emersa, numa loja de aquário, e a pus no meu aquário. As bases dos ramos começaram a soltar uma quantidade muito grande de raízes brancas, como os cabelos de um surfista :-) mas, por falta de iluminação, elas começaram a perecer. Desconfiando de sua anfibialidade, peguei a muda e a plantei num vaso. Ela ficou linda! Deixei ela no vaso, e à medida que ia crescendo, ia cortando seus ramos e colocando as mudas no aquário. Era uma verdadeira fábrica de mudas: a matriz emersa, e os produtos finais pro aquário. Se não me engano, é da mesma família da Violácea. Esta planta, documentada aqui como Hemigraphis, também é encontrada com o nome de "Rubrastilis".

Contribuído por Fernando Cosentino
Comentário

Tenho dois exemplares em meu aquário há mais ou menos quatro meses, e nunca perdi uma folha desde sua aquisição. A princípio estas estão plantadas na parte central e outra na parte anterior do aquário. Em outras oportunidades já tive este exemplar, mas não obtive sucesso. No entanto com as atuais coloquei na base (de forma concentrada) das plantas uma colher média de laterita e consequentemente obtive um bom enraizamento e um bom desenvolvimento. Mas o que mais me deixou contente foi o fato de nunca ter perdido uma folha sequer e ter um tom de cor muito viva. Tem uma iluminação média de doze horas/dia. Observei que é recomendado efetuar a limpeza das folhas cuidadosamente para retirar algum detrito, este que causou o amarelamento dos primeiros exemplares que obtive.

Contribuído por Fernando Forte
Comentário

Quando eu era iniciante, comprei esta planta numa loja de aquários com o nome de rubrius. Ela era bem pequena, e a cada semana iam morrendo algumas folhas, até sobrou só o caule, então, não sei por quê, começaram a vir brotos, mas estes morreram antes de crescerem. Depois de um tempo o caramujo novo que eu comprei no dia seguinte comeu ela. Achei boa a definição de cuidado ali em cima: especial pois ela é frágil mesmo.

Contribuído por Fábio W.

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L