Peixes Ornamentais em Aquário

Cabomba caroliniana
Cabomba Verde

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

cabomba1.jpg (25kb)

Nome: Cabomba caroliniana
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: América Tropical
Médio Simples Médio

Comentário

Apesar de ser uma planta muito comum entre os adeptos do aquarismo, a cabomba, na minha opinião, merece destaque por duas coisas: a facilidade de cultivá-la e sua beleza. Em poucos dias ela dobra de tamanho e para reproduzí-la basta replantar os caules podados. Não necessita de substrato fértil e nem de CO2 para se ter um desenvolvimento acelerado. É muito utilizada por criadores de peixes, pois seu volume abriga os alevinos com segurança. Por ser uma planta de metabolismo muito rápido, é muito útil também na inibição da proliferação de algas nos tanques plantados recém montados. Se cultivada sob forte iluminação, os intervalos entre um maço e outro ficam menores e novos ramos derivam do caule principal, o que torna essa planta ainda mais volumosa. A desvantagem desse tipo de planta é que suas folhas retém muitas partículas em suspensão e são facilmente tomadas por algas e caramujos. Ambos os problemas são fáceis de combater com peixes adequados e boa qualidade de água.

Contribuído por Eduardo Fonseca Jr
Comentário

Essa é uma planta bastante resistente que crece muito rápido e é fácil de ser criada. Pode chegar a medir 50 cm de comprimento e precisa de muita luz. Gosta da temperatura entre 23°C e 29°C.

Contribuído por Andréa Lemos
Comentário

Tive Cabomba em meu aquário. Aprecio muito esta planta porque apresenta aspecto delicado, apesar de ser muito resistente. Exceto a caramujos! Em poucos dias dois deles devoraram todas as folhas dessas plantas. Por isso, se quiser Cabomba em seu aquário, não recomendo caramujos!

Contribuído por Orlando Grillo
Comentário

Eu adoro essa planta por ser muito resistente e porque foi a única planta que crio a dar flor. Ela precisa de um pouco de luz, mas nada muito complicado. Pode crescer muito e é necessário que a pode se seu aquário for baixo. Eu comprei três mudas há alguns anos, no começo eu não gostava dela, mas aos poucos fui observando-a e notei sua beleza. É uma planta que se reproduz bem e uma observação muito importante é que ela não precisa de raíz para sobreviver.

Contribuído por Haroldo Furtado
Comentário

Já tive essa planta em meu aqua, mas como cresce muito e quando podada fica bastante feia, retirei-a e actualmente não tenho nenhuma. Em temperaturas algo altas (superiores a 20ºC) perde as folhas que estão mais juntas ao substrato.

Contribuído por Rui Marques
Comentário

Recomendo essa planta para iniciantes, pois além de ser uma planta muito bonita, é também muito resistente. Crio a planta há uns 10 meses, comecei com uns 5 talos, e hoje já tenho uns 20, pois é uma planta que se reproduz com muita facilidade quando bem adaptada, e é ótima para refúgio de alevinos.

Contribuído por Paulo Victor



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L