Peixes Ornamentais em Aquário

Anubias barteri var. nana
Anúbias Anã

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

anubias1.jpg (20kb)
Fotografia: Raquel e Marcos

Nome: Anubias nana
Origem: África Ocidental

Cuidado Cascalho Iluminação
Fácil Rico Fraca

Comentário

É uma planta muito bonita pra ficar na frente do aquário. O cascalho precisa de bastante ferro. O crescimento é lento mas não é dificil de cuidar. Vale a pena experimentar!

Contribuído por Pedro Henrique
Comentário

Possuo muitas plantas desta espécie distribuídas um pouco por todo o aquário (especialmente na frente), ao principio nem se notava o seu crescimento, era muito lento, mas a partir do momento que enterrei no areão junto às suas raízes pequenos pregos de ferro, o seu desenvolvimento acelerou bastante, ficaram com a cor verde mais clara e as folhas alargaram um pouco e afastaram-se mais para o exterior.

Contribuído por Rui Marques
Comentário

O interessante das anubias (comigo) é que elas crescem bem mais rapidamente com pouca iluminação. Não sei dizer em aquários, mas em tanques (com iluminação inferior à dos aquários) o seu crecimento é constante.

Contribuído por Lucas Viegas
Comentário

Planta extremamente bonita e de fácil cultivo, apesar de ter um crescimento lento. Não necessita de iluminaçõa intensa, vive bem com algo em torno de 0,5 W/L. O substrato deve ser rico em ferro para que ela se desenvolva bem e mostre toda sua beleza. Possuo uma muda pequena em meu aqua, ela se mostra resistente e forte. Ela deve ser amarrada a materiais inertes como rochas ou troncos, lembrando de não enterrar seu rizoma para que esse não venha a apodrecer no substrato. Enfim, uma espécie fascinante!

Contribuído por Rodrigo Bezerra
Comentário

Eu tenho 3 plantas destas dentro do meu pequeno aquário, são de facto lindas. Têm um crescimento lento, porém não tenho trabalho a podar e os peixes limpa-algas adoram estar em cima delas.

Contribuído por Nuno Pereira
Comentário

Engraçado! Já tenho Anubias nana há mais de 10 anos ao ponto de constituirem quase uma praga. Florescem 1 vez ao ano, e onde noto de facto um maior desenvolvimento é em zonas com maior intensidade luminosa. Nas partes posteriores do aquário, onde há menos luz, apresentam-se raquíticas e de desenvolvimento mais lento. Mas naturalmente, são de facto umas plantas fantásticas.

Contribuído por Nelson Vilaça
Comentário

Esta pequena planta (nana) é de cuidado bastante fácil. Precisa de pouca luz para viver e adapta-se extremamente bem, quer esteja enterrada no substrato, quer esteja agarrada a troncos (neste caso precisa de fertilizante líquido semanal). Comecei a criar estas plantas quando verifiquei que, para além de belas, eram de longe as que melhor se adaptavam ao aquário. Multiplico-as, cortanto um pouco de raiz (3 cm), com duas ou três folhas. Depois enterro-as no substrato ou as ato num tronco. É muito bonito verificar que estas anubias florescem com uma linda flor, um pequeno antúrio branco, em miniatura. Excelente opção para iniciantes e/ou para aquários com pouca luz.

Contribuído por Alexandre Rebelo
Comentário

Possuo um aquário de 300 litros e 50% do fundo está coberto de anúbias. Comecei há quatros anos a criá-las, com dois ou três vasos, e é fascinante velas desenvolverem-se por todo o lado, isto apesar de serem de crescimento lento. Não coloco qualquer tipo de adubo, simplesmente faço a renovação de água frequentemente. Sempre que quero dispô-las, é só quebrar um pé menor do tronco principal e fixá-lo.

Contribuído por Rui Silva

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L