Peixes Ornamentais em Aquário

Ammannia gracilis
Amânia Rosada

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

ammannia2.jpg (32kb)
Fotografia: Raquel e Marcos

Nome: Ammannia gracilis
Origem: Sul da África

Cuidado Cascalho Iluminação
Médio Rico Forte

Comentário

Esta é uma das plantas mais espetaculares que eu já tive o prazer de conhecer. A sua rara tonalidade rosa-alaranjada forma um contraste incrível, tanto com plantas verdes quanto com plantas vermelhas. Mas ela só mantém esta coloração em aquários com iluminação forte e tudo mais, caso contrário a cor torna-se mais pálida, amarelo-esverdeada. Mas não é uma planta difícil de cuidar, eu ganhei uma mudinha minúscula numa época que eu nem sabia que planta era, e ela sobreviveu negligenciada por vários meses em condições pouco favoráveis, até que eu finalmente coloquei essa mudinha em uma montagem boa e ela literalmente decolou. Hoje eu tenho várias mudas espalhadas por 3 aquários e já até doei mudas para amigos. Talvez o único ponto 'negativo' desta planta é que ela fica um pouco grande. Cada caule fica bem espesso (~0,5 cm), as folhas compridas (~8 cm) e ela passa facilmente de 40 cm de altura, atravessando a superfície sem hesitar. Por isso eu não recomendaria para aquários menores que uns 100 L. A propagação é facílima, é só cortar o caule em qualquer lugar e replantar.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Esta planta eu comprei porque adorei sua cor logo de cara, mas não obtive muito sucesso com ela. A primeira muda comprei quando eu estava começando a montagem do meu segundo aqua. Ela viveu 15 dias e depois definhou até a morte, já a segunda começou processo parecido, mas alguns dias atrás percebi que está saindo do seu caule um pequeno brotinho. Espero que ele vai a frente porque a planta é realmente linda.

Contribuído por Leonardo Samure

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L