Peixes Ornamentais em Aquário

Rotala wallichii
Rotala Wallichi

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

Rotala_wallichii_1.jpg (23kb)
Fotografia: Nathan Petrin

Nome: Rotala wallichii
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: Sudeste da Ásia
Difícil Rico Forte

Comentário

A Rotala wallichii é uma planta de crescimento bastante rápido sob condições ideais, suas cores podem variar bastante de acordo com a montagem, podendo ficar esverdeada, com vermelho apenas nas pontas, salmão, ou inteira vermelha. Sob condições ideais é uma planta de crescimento extremamente rápido e que forma belíssimas moitas no aquário. Ela é bastante sensível à presença de algas.

Contribuído por Nathan Petrin
Comentário

A minha experiência pessoal com esta planta indicou ser de difícil trato. Em um aquário novo que montei com 0.8 W/L de iluminação e injeção de CO2, onde todas as outras espécies se desenvolveram logo de saída, a R. wallichii morreu. Eu acredito que tenha sido principalmente por uma sensibilidade ao pH e à dureza da água que eram altos naquele local. Mas certamente é uma planta que vale a pena ter e batalhar para oferecer-lhe as condições ideais...quando saudável e crescendo bem ela tem uma tonalidade e textura bastante rara e bonita, causando grande impacto no paisagismo.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

A R. wallichii se desenvolveu muito bem de primeira no meu aquário com injeção de CO2 e pouco mais de 1 W/L. Mas se mostrou bem sensível às algas filamentosas, suas folhas acabam ficando feias e morrem quando é infestada, mas também mostrou ter ótima capacidade de recuperação. Logo no início da montagem uma ampulária a atacou (a R. wallichii foi a única planta saudável a ser atacada), ficou totalmente sem folhas, quase joguei a pobre ampulária pela janela, mas logo depois daquele caule sem folhas surgiram muitos, e bonitos brotos, que cresceram rápido. É uma planta que se destaca no aquário, por sua textura e coloração.

Contribuído por Chantal Kornin
Comentário

Consegui 2 mudas de R. W. Linda planta, cores exuberantes, crescimento e enraizamento muito rápidos. Não injeto CO2 no meu aqua (nunca consegui fazer garrafas que prestassem). Depois de alguns dias no aqua notei que elas estavam com as folhas sumindo, mas nas pontas normais, como passo o dia trabalhando não vejo muito de dia o aqua. No final de semana fiquei de olho, eram as ampulárias. Como elas não conseguiam ficar no topo da planta porque a mesma tombava, só atacavam o meio. Resultado, tirei elas (com muito pesar) do aqua. Mas é uma bela planta, só requer uma boa iluminação e substrato.

Contribuído por Gutemberg Alves
Comentário

É uma planta magnífica para o aquário plantado! Possuo um belo exemplar de coloração salmão, o que, acaba contrastando com as demais plantas de cores verdes. Observei que após meia hora de luzes apagadas seus ramos ficam totalmente fechados, abrindo-se então ao acender das luzes no dia seguinte.

Contribuído por Carlos Lima

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L