Peixes Ornamentais em Aquário

Pistia stratiotes
Alface D'Água, Repolho Dágua

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário > Alface D'Água - Pistia stratiotes

Fotos & Comentários

Pistia_stratiotes_1.jpg (30kb)

Nome: Pistia stratiotes
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: Cosmopolita
Fácil Nenhum Forte

Comentário

Planta flutuante exclusivamente aquática, de tamanho médio-grande (até 25 cm), de cor verde claro e aspecto aveludado. Única espécie do gênero (?), bastante prolífera (reprodução por estolhos), excelente aplicação para tanques e lagos. O conjunto de raízes abriga alevinos e outros seres vivos que buscam proteção e alimento. Funciona muito bem como berçário.

Contribuído por Roberto Furtado
Comentário

Cultivo pistias há alguns anos. Tenho sempre alguns exemplares em todos os meus aquários, mas só consigo isso porque mantenho matrizes em um grande balde exposto ao sol direto, no exterior da casa. Isto pois as que eu levo para os aquários respondem à pouca luminosidade em poucas semanas, tornando suas folhas 'paralelas' à superfície da água, e não oblíquas, como em sua forma natural. Dali a pouco mais de 1/2 - 2 meses, amarelam, e eu as substituo por outra do balde (ocasião em que alimento cágados com as descartadas). No balde eu as uso para reproduzir pequenos organismos aquáticos, que uso como alimento vivo ocasional. A planta floresce, mas as flores são pequenas (inflorescências de aráceas). Ela se reproduz por perfilhamento e é muito fácil de manter, se expostas ao sol. Encontrei em um açude comercial pistias anãs, que estou mantendo e que não sei se são apenas indivíduos pequenos ou uma mutação. Têm cerca de 1/8 do tamanho de uma pistia normal de grande porte. As anãs se reproduzem assim mesmo, e são tão belas quanto as maiores!

Contribuído por Ravick Bitencourt
Comentário

Em uma visita a uma fazenda encontrei em um lago essa planta. Notei que os peixes adoravam esconder por entre suas enormes raízes, então peguei algumas e introduzi no meu aquário. Fiz um cercadinho com linha para que ela não fosse levada pela corrente do filtro. No começo ela ficou linda, mas depois de uns 2 meses suas raízes começaram a se soltar atrapalhando o visual do aqua. Elas então começaram a amarelar e a morrer. Foi então que retirei-as. Não descobri o motivo, mas é uma pena pois quando saudável forma um carpete na superfície muito bonito.

Contribuído por Rafael Figueiredo
Comentário

O repolho d'água é um otimo filtro natural, com suas raízes longas e com finos pelinhos em suas raízes absorvem sujeiras que causam o mau odor na água do aquário ou lago e também juntam sujeiras maiores em cima de suas folhas.

Contribuído por Leonardo
Comentário

A alface d'água é uma planta de superfície muito bonita e que necessita de uma boa quantidade nutrientes na água para se manter. Este fato é observado aqui na região Amazônica onde moro (Manaus) onde esta planta é encontrada nos rios de águas brancas (mais nutrientes) na forma de grandes tapetes flutuantes. Suas raízes são ideais para esconderijo de juvenis, fato que já rendeu vários trabalhos científicos onde trabalho. Aconselhada para tanques e lagos. Em caso de aquários, muita luz e muito nutriente na água. Reproduz-se muito rápido por meio de estolões.

Contribuído por André Anselmo
Comentário

Essas plantinhas são fantásticas, se reproduzem muito rápido. Há dois meses eu comprei três alfaces d'água, hoje tenho mais de 50 dessas. Estão cobrindo quase todo meu tanque, acho que vou ter que retirar algumas.

Contribuído por Rodrigo Reis de Abreu



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L