Peixes Ornamentais em Aquário

Phyllanthus fluitans
Orelha-de-onça

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário > Orelha-de-onça - Phyllanthus fluitans

Fotos & Comentários

Phyllanthus_fluitans_1.jpg (104kb)
Fotografia: Cinthia Emerich

Nome: Phyllanthus fluitans
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: Continente Americano
Fácil Nenhum Forte

Comentário

Embora viva em uma ampla faixa de pH se desenvolve melhor em águas mais ácidas e moles, outro fator importante é que a água deve ser pouco movimentada. Quando na presença de iluminação forte a planta muda da coloração verde para um belo avermelhado / castanho com detalhes amarelados ou até mesmo folhas roxas.

Ao receber as condições ideais para o crescimento ela se desenvolve muito rápido e deve-se tomar o cuidado de retirar o excesso para que não se crie sombras que prejudiquem as plantas submersas do aquário. Fica ótima em aquários que representem o Pantanal ou Rio Negro, pois, além de possuir formato e coloração diferentes das demais flutuantes, esta espécie é encontrada em ambos os locais, dando mais fidelidade ao tema do aquário.

Quando bem adaptada desenvolve longas raízes avermelhadas (vem daí a origem do nome americano - Red Root Floater) que são úteis para reter sedimentos em suspensão e nutrientes, além de servir como refúgio para alevinos e peixes menores. Possui também uma película protetora para repelir a água de suas folhas.

Se reproduz também por runners e apresenta diminutas flores brancas - com leves tons rosados, de enorme beleza, que atraem pequenos agentes polinizadores. Quanto mais luz forte, mais a planta agradece! Durante uma semana chuvosa por aqui as plantas que estavam ao ar livre começaram a soltar folhas "estioladas", apenas depois de recolhê-las e deixar sob iluminação artifical forte que voltaram ao normal, aproveitaram também para desenvolver lindas flores brancas com tons rosados.

Em relação aos cuidados com os nutrientes, é sempre recomendado manter certo nível de nitratos (cerca de 10 ppm) e fosfatos (cerca de 1 ppm), uma dose alta de ferro e outros micronutrientes é bem vinda e essencial para a saúde da planta, se mantida em água com baixa concentração de ferro esta planta não irá prosperar tão vigorosamente quanto normalmente o faria.

Apresar de ocorrer no Brasil, não é muito comum entre os aquaristas. As minhas ganhei de um grande amigo - também aquarista - que as mantém já faz certo tempo e devo dizer que deram um belo efeito nos aquários daqui de casa!

Contribuído por Cinthia Emerich

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L