Peixes Ornamentais em Aquário

Lemna sp.
Lentilha D'Água

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário > Lentilha D'Água - Lemna sp.

Fotos & Comentários

Lemna_sp_1.jpg (48kb)
Fotografia: Roberto Furtado

Nome: Lemna sp.
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: Cosmopolita
Fácil Nenhum Qualquer

Comentário

Planta flutuante exclusivamente aquática, muito pequena (cerca de 4 mm), de cor verde, muito prolífera, e apresenta uma única raiz. A espécie representa bem o gênero, que não é muito amplo. Existem algumas espécies e variantes das mesmas, sendo bastante difícil a identificação. Alguns peixes consomem grandes quantidades da mesma, de certa forma pode ser interessante, pois ajuda no equilíbrio do lago, tanque ou aquário.

Contribuído por Roberto Furtado
Comentário

As lemnas foram o milagre dos meus aquários! Consomem amônia tóxica como loucas! Multiplicam-se quase que explosivamente, e cobrem a superfície dos aquas em que eu não as limito com um círculo de mangueirinha ('ilhas'). Eu sempre a uso junto com a espirodela (que é parecida, mas é um pouco maior e tem 3-5 raízes curtas e durinhas). As lemnas são as menores dicotiledôneas conhecidas, e seu fruto é maior que ela mesma (assemelha-se a uma sementona de uva boiando). Contudo, é muito raro ele se formar (quanto mais em aquários, nos meus nunca vi). Elas são um bom alimento para caramujos (que eu gosto de manter nos aquários), quando faltam algas ou detritos quaisquer, mas eles nunca conseguiram comer mais rápido do que ela se reproduz, em meus aquarios. Pretendo fazer um dia uma dessas ilhas de flutuantes com pequenos animais terrestres sobre elas, e conto com as lemnas e espirodelas para preencher os espaços entre as outras flutuantes pelo modo como se reproduzem rapido e são pouco exigentes em quantidade de luz. Contudo devo dizer que elas são um pouco incovenientes para se mexer com o aquário: se passar o braço por um grupo delas, algumas sempre vêm grudadas.

Contribuído por Ravick Bitencourt
Comentário

Deve-se evitar ao máximo circulação e movimentação intensa na superficie do aquário onde ela fica, caso ao contrário ela afundará, perdendo-se a planta. Multiplica-se facilmente, em meus tanques de engorda e reprodução de peixes eu as tenho de monte, às vezes jogo elas até fora!

Contribuído por Luan Garcia Sypniewski
Comentário

Um comentário interessante, para saber qual espécie você tem, olhe para as raízes. Fazendo isso você consegue diferenciá-las em três espécies:
1- Lemna sp. ou lentilha d'água: possuem somente uma raíz por planta, que é reta e sem outras raízes na mesma.
2- Spirodella sp.: Possuem várias raízes por planta, por mim a mais chata de todas pois gruda com facilidade na pele.
3- Wolffia sp.: A menor de todas, se caracteriza por não ter raízes e seu tamanho diminuto(a menor flutuante no planeta) com ~1 mm.

Contribuído por Rafael
Comentário

Recentemente comprei uma porção e musgo de Java, e por curiosidade guardei a água em que ela veio, pois queria saber o que cresceria por ali. A água ficou parada por quase 1 mês, e percebi algumas daphnias (ou algo do tipo), que cresciam rapidamente. Vi também duas folhinhas muito pequenas que flutuavam, então resolvi deixar que se desenvolvessem. Alguns dias atrás, já estava na hora de me livrar da água, e a plantinha (que já desconfiava ser uma lentilha d'água) estava ainda bem verdinha, abrindo outra mini-folha, e com duas pequenas raízes quase transparentes. Então, transferi ela para o aquário de um dos meus Bettas, e em 2 dias, ela já se desenvolveu bastante (ainda sem se reproduzir). É uma planta bonita, que dá um charme ao aquário

Contribuído por Bruna Bertagni

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L