Peixes Ornamentais em Aquário

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'
Higrofila Sunset

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário > Higrofila Sunset - Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

Fotos & Comentários

Hygrophila_polysperma_Rosanervig_1.jpg (51kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Hygrophila polysperma 'Rosanervig'
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: Cultivar Doméstica
Fácil Simples Média

Comentário

Também conhecida como Higrófila Sunset, é uma variação da Hygrophila polysperma e se difere pela sua coloração rosada. Planta de fácil manutenção e crescimento rápido, mas requer boa iluminação para se obter uma coloração rosada.

Contribuído por Giovanni Sajo
Comentário

Esta é uma planta fantástica, principalmente pelo fato de ser uma das raríssimas plantas vermelhas (ou rosadas, no caso) que são realmente fáceis de cultivar. Em condições ótimas ela tem o incrível crescimento das H. polysperma selvagem, e desenvolve essa coloração muito interessante, rosada com umas características ranhuras claras principalmente nas folhas mais ao topo. Em iluminação média ela cresce mais lentamente e adota um tom mais verde-amarelado com ranhuras rosadas, ainda bonito de se ver. Em iluminação mais fraca ela ainda sobrevive, mas cresce pouco e acaba ficando bem parecida com a planta selvagem, já praticamente sem as ranhuras. Dependendo do posicionamento dela no aquário, dá até para ver esses três tipos de folhas em alturas diferentes do mesmo ramo!

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Não esperava muito dessa planta, pois tenho preferência por plantas verdes tão somente. Entretanto, o desenvolvimento dela, embora não tão rápido como uma elódea por exemplo, me surpreendeu. Meu aquário tem somente 0,4 W/L e uma camada de 2,4 kg de Floradepot para 60x35 cm. Entretanto, ela tem se desenvolvido de forma satisfatória, fixando pequenas raízes que saem dos galhos mais baixos no solo e desenvolvendo folhas que nascem rosadas e vão se esverdeando mais a medida que crescem. Foi uma das poucas plantas que, ao inserir em um aquário ciclando, não ficou com folhas murchas e/ou feias, sendo bem resistente.

Contribuído por Marilia Malheiro
Comentário

Uso-a como planta de fundo. Toda semana tenho que podá-la. Procuro deixá-la em forma de cascata. Quanto mais alta, mais rosada ou cor salmão fica. Além disso ela proporciona uma belíssima sombra para que os peixes repousem.

Contribuído por Carlos Lima
Comentário

Tenho a sunset em meu aquário e preciso realizar podas todas as semanas para que ela não tome conta do aquário, isto porque possuo iluminação com lâmpadas de 20 W e 15 W e injeção de CO2 caseiro. Ela cresceu muito, sem falar do tom rosado que fica no topo das mudas. Aconselho utilizá-la como planta de fundo pois fica muito bonito no aquário.

Contribuído por Thiago Augusto
Comentário

Essa planta cresce muito rápido e a manuntenção é muito fácil, mas tem que podá-las muito porque elas crecem muito e impedem o crescimento de plantas menores. Uma planta muito boa para quem está começando no paisagismo.

Contribuído por Diogo Cardoso

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L