Peixes Ornamentais em Aquário

Hydrocotyle verticillata
Hidrocotile Verticilata

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

Hydrocotyle_verticillata_1.jpg (35kb)
Fotografia: Tula Top

Nome: Hydrocotyle verticillata
Cuidado CascalhoIluminação
Origem: América do Norte a Sul
Difícil Rico Forte

Sou do ramo aquarista há 35 anos, cheguei a coletá-las no seu habitat natural. É uma planta anfíbia que se dá bem tanto acima da superfície quanto abaixo. É recomendado para lagoas e aquários. Pode-se cultivá-la como planta flutuante, sem substrato ou nele, mas tradicionalmente se regenera sobre ele, e gera suas típicas folhas circulares desde a raiz horizontal ou desde o talo. Esta jóia da natureza requer boa luminosidade para sua adaptação, mas se reproduz facilmente por cortes de segmentos curtos que contenham vários nódulos e entrenódulos que se replantam ao fundo. Suas folhas peculiares são muito recomendadas para a decoração sobre toda parte dianteira do aquário.

Contributed by Klaus Schreiber
Comentário

Ver a foto acima da Hydrocotyle verticillata me lembrou dessa velha conhecida de todo paulistano que costuma olhar com alguma atenção aonde pisa! Sim, é uma planta muito comum pelas rachaduras de calçada da cidade, basta procurar um pouco em locais mais húmidos. Tenho em um vaso, pois forma carpetes belíssimos em sua forma emersa. Não posso dar certeza de estar falando da H. verticillata, mas pela foto parece ser ela. E ver uma foto dela submersa já me faz coloca-la na lista de experiências para um próximo plantado. E por ser uma planta que viceja em calçadas, acredito que vá precisar de um aquário com MUITA LUZ para ficar bem, se submersa.

Contribuído por Flávio Portella

A Hidrocotile é uma planta muito bela e de fácil cultivo. No meu aquário plantado com HQI é possível iniciar um tapete com esta espécie. É interessante tambem a injeção de CO2. Esta planta, que é bem semelhante à Cardamine lyrata, tem um cheiro característico quando manuseada. Em aquários com pouca iluminação tende a crescer na vertical.

Contributed by Luis Niederheitmann

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L