Peixes Ornamentais em Aquário

Heteranthera zosterifolia
Stargrass, Star Grass

 A Era de Aquários > Plantas de Aquário

Fotos & Comentários

Heteranthera_zosterifolia_1.jpg (34kb)
Fotografia: Jon

Nome: Heteranthera zosterifolia
Origem: Brasil (Mato Grosso)

Cuidado Cascalho Iluminação
Médio Rico Forte

Comentário

Desenvolve-se intensamente quando em condições adequadas, produzindo várias novas ramificações e raízes. No aquário é possível mantê-la mais baixa através de podas constantes logo após os nós, ou mais altas e em grupo, criando a aparência de arbusto. Aprecia iluminação intensa e água limpa, com uma movimentação uniforme e bem distribuída. Possui caule delgado e folhas frágeis, sensíveis à presença de algas, caramujos e peixes herbívoros. Novas mudas podem ser conseguidas através de corte e replantio. Quando emersa apresenta pequenas flores azuis.

Contribuído por Jon
Comentário

Desde que cultivada sob forte iluminação e substrato fértil, esta planta se desenvolve muito rapidamente. Quanto mais forte a iluminação, menor os espaços entre os nós e mais baixa sua altura. Se não houver iluminação suficiente, suas folhas ficarão menores e com aspecto mais arredondado. Suas folhas sensíveis retém partículas em suspensão, no entanto, recomenda-se mantê-la em água limpa e ligeiramente movimentada. Seus caules podem apresentar raízes expostas que buscam o substrato e, quando o alcançam, puxam a planta para baixo. Nesse caso, muitos novos brotos surgem em direção á luz na parte do caule voltada para cima. Particularmente, não aprecio esse efeito e para evitá-lo basta podar essas raízes. Quando podada, na região do corte, dois novos caules surgem, ou seja, essa planta tende ganhar volume ao ser podada. Há aquaristas que a configuram quase que como uma planta carpete, por meio de podas e iluminação adequada (fortíssima) mas particularmente a aprecio mais em forma de altas e densas moitas como na fotografia.

Contribuído por Eduardo Fonseca Jr
Comentário

Deparei-me com essa planta em um açude aqui da minha cidade, estava tomado delas, até então não a conhecia. Levei algumas mudas pra casa e as introduzi no meu pequeno aquário, de 25 litros. Ele nem era plantado, nem tinha substrato fértil, mas elas se desenvolveram muito bem pra minha surpresa, crescem muito rápido. Realmente é uma planta muito bonita, pena que meus platis não as dão folga, ficam destruindo o tempo todo. Elas tem folhas bem frágeis, e parecem necessitar de boa iluminação.

Contribuído por Leandro Mattiazzo

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L